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Com a marca histórica de 19,1 milhões de toneladas embarcadas, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de celulose do mundo em 2022. Isso significa que a maior parte da celulose global de eucalipto está hoje nas mãos da indústria nacional — principalmente de Mato Grosso do Sul.

 

O Estado concentra grandes indústrias de papel e celulose, sendo que a Eldorado Brasil é uma das maiores. Sediada em Três Lagoas, ela mantém 290 mil hectares de floresta de eucalipto e soma produção anual de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano, índices que por si só nos levam a imaginar quão complexa é a operação de supply chain da empresa.

 

Mas ainda há que se considerar as tantas variáveis que já envolvem na distribuição logística na indústria de celulose, principalmente pelo fato de que a grande maior fatia da produção ser exportada para diversos continentes diferentes.

 

E é justamente essa complexidade que faz com que a Eldorado Brasil tenha um grande desafio: retirar a celulose da linha de produção e entregar para o cliente final no prazo acordado e ao menor custo logístico possível. Para tanto, contar com um sistema de modelagem analítica é um diferencial para conduzir todas as etapas logísticas de distribuição com eficiência e precisão.

 

Esse foi o principal motivo que levou a Eldorado Brasil a firmar parceria com a UniSoma e implementar a jornada analítica em sua cadeia logística.

 

Entenda um pouco mais sobre as variáveis e restrições da logística outbound da Eldorado Brasil e como a modelagem analítica já trouxe benefícios para a empresa.

 

Como funciona a logística outbound da Eldorado Brasil

 

O processo outbound inclui todos os processos posteriores à liberação do produto acabado na fábrica. Ou seja, vão desde a conferência da produção com o planejado, armazenagem, passando pela movimentação interna e até a saída dos materiais para portos e clientes finais. A solução analítica implementada pela UniSoma, no entanto, considerou as etapas posteriores à fabricação, o que envolve, principalmente, logística e distribuição.

 

A expedição da Eldorado Brasil inclui rotas rodoviárias e ferroviárias até portos na região sul do país e o porto de Santos (SP).

 

O setor de logística da empresa tem que definir, portanto, como será o direcionamento dos volumes ao mercado interno e externo, como se dará o planejamento da disponibilidade de carga, avaliar os tipos de contrato, o tempo de percurso, os parâmetros operacionais, os custos envolvidos, qual a modalidade de frete usada, além de monitorar e rastrear as entregas.

 

A solução desenvolvida contribui diretamente nessa tomada de decisão, que fica muito mais fácil e amparada por um software que processe o complexo mix de ponderações. A ferramenta consegue olhar para a demanda final e fazer o planejamento de escoamento da celulose considerando as necessidades da empresa.

 

Ainda mais lembrando que os portos nacionais são apenas a primeira parte da logística e cadeia de custos da Eldorado Brasil. Na sequência há o frete marítimo e a distribuição.

 

Distribuição: variáveis de 4 continentes

 

A produção da Eldorado Brasil é exportada para quatro continentes, e cada um deles tem suas próprias regras e acordos comerciais. Há destinos onde a Eldorado precisa entregar 90% da carga no cliente, enquanto em outros o cliente retira no porto.

 

A Eldorado atende em torno de 60 portos em todo o mundo. Com essa capilaridade, o desafio é ter um planejamento mais efetivo, mais otimizado e que consiga trazer mais rentabilidade à operação.

 

Até então, o planejamento era feito todo em Excel. Cada escritório comercial da empresa reunia as demandas vendidas em planilhas individuais e compartilhava com a equipe de logística, que tinha a responsabilidade de agrupar as informações em um único documento. Um processo moroso e pouco eficaz.

 

A implantação da solução pela UniSoma

 

A princípio foi necessária a implantação de uma cultura de analytics na empresa, ou seja, um aculturamento das equipes envolvidas para conscientização da necessidade de uma mudança do método empírico para o analítico, bem como a apresentação do sistema. O segundo passo foi mapear e disponibilizar as informações e variáveis que deveriam ser consideradas pelo otimizador; e o terceiro foi filtrar a operação e definir em reuniões estratégicas quais caminhos deveriam ser seguidos a partir de então.

 

A solução analítica desenvolvida pela UniSoma necessitava atender os seguintes objetivos da empresa:

 

  • Aumentar a rentabilidade dos planos de vendas através da redução dos custos de logística, se valendo da geração de cenários otimizados;
  • Ter uma ferramenta para contribuir com maiores retornos no processo orçamentário;
  • Base orçamentária estruturada;
  • Interface de registro de demanda da Comercial;
  • Emissão de planos táticos de logística e distribuição.

 

O projeto teve início em agosto de 2018, finalizando a implementação em abril de 2020. Desde então, a empresa tem colhido os frutos das análises baseadas em dados, sempre contando com o suporte da UniSoma.

 

Segundo a equipe de desenvolvimento de soluções da UniSoma, que acompanhou a implantação do projeto, apesar do sistema considerar, a cada cenário, 1,8 milhões de variáveis e 700 mil restrições, ele opera em servidor e com tempo de resposta coerente com o volume de informação processada, de cerca de 25 minutos.

 

De lá para cá, tanto os resultados tangíveis quanto os intangíveis vêm sido percebidos pela Eldorado:

 

  • Agilidade na distribuição do plano tático: garante fluidez da informação com qualidade e a velocidade necessária para a efetiva programação das atividades operacionais.

 

  • Base de vendas do orçamento pode ser comparada com diferentes cenários de atendimento à demanda, regiões e volumes de vendas por clientes, permitindo a avaliação de otimização de cada cenário e melhorando a rentabilidade da carteira;

 

  • Visualização dos custos logísticos, cliente a cliente e rota a rota por cenário rodado, agilizando a tomada de decisão nos momentos de ruptura ou desvio.

 

O melhor gerenciamento do estoque, o atendimento à demanda e o planejamento da malha logística foram os principais desafios da Eldorado Brasil, que a UniSoma aprimorou com a solução e atualmente são temas analisados com menos dificuldade e maior precisão.

 

Os níveis de discussão nas reuniões de S&OP também tiveram um salto e foi possível enxergar cenários com foco em rentabilidade e custos de logística — principalmente o Netmill. E a integração entre as equipes fez toda a diferença para o sucesso do projeto e para que hoje a Eldorado Brasil consiga trabalhar com a ferramenta analítica, contando com o suporte da UniSoma.

 

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