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O controle do estoque na cadeia de suprimentos é decisivo e exige equilíbrio. De um lado, ter estoque é fundamental para as organizações conseguirem atender à demanda de forma eficiente e com lucratividade. Do outro, representa recursos financeiros que foram investidos e estão imobilizados. O caminho para garantir a disponibilidade, melhorando a utilização de recursos e sem comprometer a saúde financeira da empresa é a otimização de estoque.

 

Em outras palavras: é ter estoque suficiente para atender à demanda dos clientes e, ao mesmo tempo, minimizar os seus excessos. A teoria parece simples, mas a prática pode ser bastante complexa. A depender da natureza do negócio, são necessárias várias estratégias e técnicas para otimizá-lo.

 

Imagine, por exemplo, galpões com madeira e carvão, que precisam reposicionar os estoques com maquinários específicos? Ou geladeiras de sorvete alocadas em padarias, lanchonetes e supermercados, que dependem de eletricidade (a um custo bastante significativo) para armazenar alimentos perecíveis?

 

Nesse conteúdo, vamos explicar o que é a otimização de estoque, quais são os desafios para as empresas e como a inteligência artificial vem para ajudar. Acompanhe!

 

O que é otimização de estoque?

 

Otimização de estoque se refere ao processo de gerenciar e controlar o estoque de uma empresa de forma eficiente e eficaz. Ela ajuda as empresas a entender qual quantidade comprar de quais itens e onde posicionar (lojas e centros de distribuição) para que o estoque esteja sempre disponível para atender a uma demanda do mercado.

 

Ainda que estejam relacionados, o conceito difere de gestão de estoque, que busca estabelecer metas de alta produtividade e eficiência em todas as operações do estoque.

 

A otimização de estoque é um subconjunto da gestão de estoque. Traz uma abordagem mais específica, se concentra em maximizar a eficiência e a lucratividade, se refere mais especificamente a margens de lucro e minimização de perdas.

 

Ela faz com que os centros de distribuição e as cadeias de suprimentos continuem operando sem intervir na liquidez dos negócios.

 

Por que fazer a otimização do estoque? 

 

Atender à demanda de mercado com eficiência e manter apenas o essencial em estoque é uma tarefa bastante complicada, ainda mais se olharmos para as variáveis de cada negócio. Empresas que lidam com produtos sazonais, por exemplo — como vestuário, calçados e artigos para o Natal —, precisam gerenciar a flutuação da demanda e evitar a falta de estoque, considerando as tendências da moda e todas as questões logísticas para a importação de insumos. Ao mesmo tempo, têm que se planejar para evitar o excesso de estoque.

 

Isso porque ele representa perda e desperdício: ocupa espaço, torna-se obsoleto e, muitas vezes, não é vendido — ou é a preços reduzidos.

 

A otimização de estoque vem para estabelecer a quantidade “ideal” em estoque. A demanda é atendida com segurança, há controle sobre o que armazenar — e quando — e o fluxo de caixa fica desbloqueado.

 

A maior vantagem da otimização de estoque está em reduzir os custos relacionados ao espaço, armazenamento e gerenciamento do estoque de uma organização. Mas, por outro lado, é preciso atenção para questões como escassez e demanda inesperada, que podem custar danos à marca. Vamos citar essa e outras vantagens dessa prática.

 

5 principais vantagens da otimização de estoque

 

  1. Redução de custos

A otimização de estoque ajuda a evitar a compra excessiva de produtos e matérias-primas, minimizando custos de armazenamento e reduzindo o risco de itens se tornarem obsoletos ou vencerem. Além disso, é possível planejar compras e remessas de forma a ter economia com custos logísticos.

 

  1. Melhor eficiência operacional

A otimização do estoque permite organizar o fluxo de trabalho dentro dos centros de distribuição. Os itens são armazenados de forma lógica e acessível, facilitando a localização e a movimentação dos produtos. Também contribui para minimizar erros.

 

  1. Previsão de demanda mais precisa

A otimização de estoque colabora com a análise de dados históricos de vendas, tendências de mercado e movimentação de produtos. Esses dados podem fornecer insights valiosos que ajudam a identificar sazonalidades, padrões de consumo e comportamento dos clientes.

 

  1. Maior satisfação do cliente

Com um estoque otimizado, aumentam as chances de atender prontamente à demanda dos clientes, evitando falta de produtos e atrasos nas entregas. Oferecer a melhor experiência do cliente é essencial para sua fidelização.

 

  1. Melhor tomada de decisão

Com melhor eficiência operacional e dados precisos sobre o estoque, é possível tomar decisões mais embasadas e, assim, ajustar a estratégia de negócios de acordo com as necessidades do mercado. Com isso, a empresa ainda ganha competitividade.

 

Os desafios da otimização de estoque

 

Uma boa otimização de estoque requer identificação e classificação dos itens mais importantes (análise ABC), bem como o entendimento de como posicionar as quantidades e parâmetros de cada item ao longo dos elos do supply chain. Mas, de que adianta posicionar bem os estoques se a previsão de demanda estiver equivocada ou, ainda, não ter as ferramentas analíticas adequadas para a otimização e o balanceamento das quantidades nos locais adequados?

 

Esse não é um cenário incomum, já que a grande maioria das empresas utiliza planilhas simples – às vezes nem isso. Assim, não conseguem lidar com um grande volume de dados e nem com os algoritmos necessários para a otimização. Não podemos nos esquecer de que, na maioria dos casos, estamos lidando com milhares de variáveis de cada negócio ligadas à sazonalidade, obsolescência, logística, produção, entre outros fatores.

 

E o consumidor moderno está cada vez mais exigente, demandando por entregas rápidas e produtos personalizados, o que faz com que grandes varejistas, por exemplo, precisem ter centenas de SKUs, que são os códigos usados para identificar cada produto — em um mercado altamente volátil.

 

Em outros nichos de mercado, a quantidade de itens pode até ser menor, mas o valor agregado — ou as políticas de mercado — também fazem com que a otimização de estoque seja prioritária. Imagine uma fabricante de retroescavadeira que perde a venda pela dificuldade em movimentar o produto?

 

Ou uma siderúrgica que não pode ficar sem abastecimento de carvão (forno frio = dias sem produção)? Na indústria automobilística, por exemplo, fornecedores que não conseguem atender a demanda, sujeitando à interrupção da produção, sofrem sanções altíssimas.

 

São muitos desafios para equilibrar o cenário “perfeito” entre atender a demanda do cliente sem perder o nível de serviço ou impactar negativamente o mercado.

 

UniSoma: ferramentas em inteligência artificial para a otimização de estoque

 

A solução para uma otimização de estoque eficiente inevitavelmente está na aplicação de tecnologias inteligentes baseadas em inteligência artificial. Esses sistemas permitem alcançar previsões mais acertadas com dados estruturados, muitas vezes em tempo real, e fazer a integração com a volatilidade do mercado.

 

Há mais de 30 anos desenvolvendo soluções inovadoras, a UniSoma oferece ferramentas de planejamento da cadeia de suprimentos que permitem previsões mais assertivas e modelos de otimização eficazes. Nossas soluções são capazes de lidar com milhares de variáveis nos mais diversos segmentos de negócios.

 

Se é isso que você precisa — e temos certeza que sim! —, fale com a UniSoma! Temos tecnologias para toda a cadeia de suprimentos: desde a previsão de demanda até o planejar e executar.

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