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O mundo vem passando por mudanças cada vez mais rápidas, o que exige das organizações novas formas de atuar para suprir as necessidades do mercado.

Nos dias de hoje, é comum que os consumidores deem como certo que os produtos desejados estarão disponíveis para compra no ponto de venda a todo momento. O fato é que as crenças e necessidades do consumidor mudaram e a expectativa é por disponibilidade imediata. E isso também vem sendo aplicado no B2B, traduzido em exigências cada vez maiores de altos níveis de atendimento.

A tecnologia, que usa a inteligência artificial (IA) para “prever” cenários futuros, ajuda as empresas de diversos segmentos a se prepararem melhor para atender às demandas do mercado.

Neste artigo, explicamos o que é previsão de demanda e como ela funciona na prática, especialmente na cadeia de suprimentos. Acompanhe!

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda pode ser definida como o processo de entendimento e quantificação das necessidades do mercado. Basicamente isso é feito olhando-se para o histórico de vendas e eventos mercadológicos e baseando-se na premissa de repetição de padrões. As empresas podem estimar necessidades futuras, antecipando a demanda por produtos ou serviços.

 

Qual a importância da previsão de demanda?

Sem uma previsão de demanda adequada, as empresas correm o risco de produzir mais do que o mercado é capaz de consumir. Esse estoque excedente acaba gerando custos desnecessários e impactando a lucratividade do negócio.

Mas, o contrário também pode ocorrer: as empresas produzirem menos do que poderiam e, assim, perderem oportunidades de aumentar as vendas, justamente pela incapacidade de antecipar necessidades, preferências e intenções de compra dos clientes.

Com a pandemia, as mudanças no ambiente de negócios se tornaram ainda mais aceleradas. Os comportamentos e as expectativas dos consumidores evoluem rapidamente e, à medida que mais e mais empresas adotam práticas otimizadas em relação às suas cadeias de suprimentos, a concorrência fica mais acirrada — e feroz!

Neste cenário cada vez mais complexo e volátil, ter uma boa previsão de demanda é ainda mais importante para a cadeia de suprimentos, porque ajuda a embasar os principais processos operacionais subsequentes. Entre eles:

  • planejamento de recursos;
  • logística de entrada;
  • fabricação;
  • planejamento financeiro;
  • avaliação de risco.

 

Além disso, é fundamental para os desafios dos períodos sazonais, contribuindo desde a gestão de estoque até a contratação de pessoal e investimento em marketing.

 

Como a previsão de demanda pode ajudar sua empresa?

Empresas de diferentes perfis podem se beneficiar da previsão de demanda. Veja alguns exemplos:

Indústrias

Empresas com perfil de manufatura têm vantagens em diferentes aspectos:

  • planejamento orçamentário mais preciso — a inteligência da previsão de demanda ajuda as indústrias a entenderem de forma mais nítida o cenário em que estão inseridas, as oportunidades de investimento e os momentos de controlar gastos;
  • antecipação de necessidades logísticas — a previsão de demanda também possibilita às indústrias condições satisfatórias em relação à entrega e distribuição de produtos, inclusive com sugestões relacionadas à logística mais adequada;
  • planejamento de estoque — a tecnologia facilita o planejamento em relação ao armazenamento de produtos, evitando grande acúmulo ou falta de itens em períodos de maior demanda.

Varejistas e distribuidores

O varejo e a distribuição também podem se beneficiar da previsão de demanda. Veja alguns benefícios:

  • otimização dos centros de distribuição — com a previsão de demanda, é possível aproveitar melhor o espaço dos CDs, além de facilitar a logística a partir de uma ideia mais clara a respeito do potencial de mercado a ser explorado;
  • gôndolas sempre cheias — a tecnologia também ajuda a evitar a falta de determinado produto nas prateleiras, já que fica mais fácil prever a demanda de cada item comercializado;
  • clientes mais satisfeitos — quando os clientes são bem atendidos em suas expectativas, sempre encontram as mercadorias que procuram e têm à disposição variedade e qualidade nas gôndolas — e, certamente, há fidelização.

Como realizar a previsão de demanda?

Uma boa previsão de demanda combina previsões qualitativas e quantitativas com base na coleta de insights de diferentes fontes de dados ao longo da cadeia de suprimentos. Há também diferentes métodos para colocá-la em prática. Vamos explicar melhor!

 

Abordagem qualitativa

Os dados qualitativos vêm de fontes externas e internas. As fontes externas mais comumente utilizadas são notícias, tendências culturais, redes sociais, pesquisas de mercado e análise dos concorrentes. Os dados de origem interna geralmente são provenientes de feedbacks e preferências dos clientes.

 

Abordagem quantitativa

Os dados quantitativos quase sempre são coletados internamente a partir de números de vendas, períodos de pico de compras e outras análises relevantes da organização. Hoje é possível realizar análises avançadas com suporte da inteligência artificial (IA) e machine learning — tecnologias capazes de processar extensos conjuntos de dados complexos.

 

Métodos para previsão de demanda

A escolha dos métodos depende muito do perfil do cliente e do mercado em que está inserido. Confira agora alguns dos principais métodos de previsão de demanda:

  • nível macro — esse tipo de previsão de demanda examina as condições econômicas gerais, as forças externas e outras influências que podem atrapalhar ou afetar os negócios;
  • nível micro — aqui a previsão pode se debruçar sobre um produto, região ou segmento específico de cliente. Também é mais sensível a mudanças pontuais ou inesperadas do mercado;
  • previsão de curto prazo — geralmente analisa períodos entre 2 a 6 meses à frente e impacta o dia a dia operacional. Está diretamente ligada a campanhas de marketing, eventos e outros tipos de ações que podem trazer impactos na demanda em curto prazo;
  • previsão de longo prazo — busca entender melhor o cenário em um período que supera os 12 meses, o que ajuda as empresas a tomarem decisões relacionadas à expansão, investimentos e aquisições, por exemplo.

Quais os benefícios de fazer previsão de demanda com a UniSoma?

Com mais de 35 anos de experiência no mercado e um DNA inovador, a UniSoma desenvolve projetos de previsão de demanda e inteligência artificial para clientes de diversos segmentos.

Entre os benefícios da tecnologia destacam-se a redução de estoques, maior governança das informações, melhores níveis de serviço, redução do erro de previsão e da ruptura de atendimento, mais agilidade no processo e melhor previsão do sell out.

Entre em contato com nosso time para saber mais sobre o assunto!

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