logo
Top

Inteligência Artificial e a Visão 360° dos processos produtivos

Melhorar continuamente os processos produtivos é prioridade para a grande maioria das empresas. Ter uma visão do todo e ser capaz de responder a questionamentos como “Que variáveis de processo mais afetam a qualidade e a produtividade? Quais elementos são capazes de indicar uma possível falha de equipamento? Como melhor planejar o processo de suprimentos?”, pode ser financeiramente muito interessante para as empresas. Afinal, uma rápida análise dos fatos mostra que paralisações não planejadas chegam a custar às fábricas aproximadamente US$ 50 bilhões por ano, de acordo com um estudo da Delloite.

Neste contexto, o conceito de Visão 360° aparece como elemento importante para qualquer tomada de decisão na empresa. Isso por que aborda os aspectos de planejamento, organização, direção e controle dos processos corporativos. Uma gestão estruturada sob visão 360° começa com o planejamento e formulação de rotas rumo aos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, tático e operacional da empresa. Em seguida, sua execução se dá por meio de ações sistemáticas e contínuas, podendo ser aplicada com foco na linha de produção para melhorar processos, ampliar a produtividade e a eficiência, reduzir gastos e aumentar a rentabilidade.

Processos produtivos

Na teoria, a lógica de um processo com foco em melhoria contínua é clara, porém, na prática, um aspecto importante desafia uma implementação coordenada: a falta de dados e ferramentas analíticas. Sistemas proprietários que não se conversam, diferentes fluxos de dados divididos em silos, falta de visibilidade e a incapacidade de fazer uso de dados coletados são apenas alguns dos fatores que podem provocar entraves em uma gestão coordenada.

O mundo pós-Covid

Conforme os países avançam na recuperação dos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus, a indústria vem estruturando maneiras de ajustar-se ao “novo normal”. Com um papel altamente estratégico na manutenção do giro da economia, é ainda mais essencial que o setor olhe para suas engrenagens e busque maneiras de otimizar seus processos.

As organizações estão descobrindo que a forma tradicional de base de dados não fornece a visão 360º almejada pelas empresas. A exigência por maior integração entre setores dentro das organizações e visibilidade do desempenho dos processos cria novas demandas que só a inteligência artificial é capaz de responder.

Portanto, a retomada passa pela adoção de novos sistemas e tecnologias. Elas são essenciais para ampliar a captura de dados e para trazer a agilidade analítica necessária na busca por melhores oportunidades e posições no mercado. Independente de qual seja o cenário futuro, é fato que as empresas serão cada vez mais demandadas por ações ágeis e assertivas, baseadas em análises integradas de dados.

Inteligência artificial e processos produtivos

Soluções baseadas em inteligência artificial têm o potencial de integrar dados corporativos e operacionais e, então, classificar, interpretar e gerar informações e análises sobre a cadeia produtiva completa. Por meio de aferições de segurança, rastreabilidade e avaliações em tempo real dos equipamentos, linhas, processos e instalações, conseguem adicionar contexto às análises. Além disso, permitem revelar como cada decisão nas diferentes etapas produtivas impacta diretamente o resultado.

Sensores conectados e sistemas inteligentes são capazes de monitorar programações de produção e respostas anormais, seja da cadeia de suprimentos, peças ou fluxos. Também podem alertar partes responsáveis para uma ação imediata e a garantia de uma operação segura, o lead-time e a disponibilidade dos ativos.

A inteligência artificial permite que dados complexos provenientes de diversas fontes gerem uma base de conhecimento para análises presentes e futuras, auxiliando a transformação de insights em ações. O resultado?  Iniciativas de mais qualidade, conformidade, otimização e melhoria contínua.

Em resumo, a inteligência artificial contribui para:

  • Integrar dados complexos gerados por diferentes fontes;
  • Permitir a Visão 360º da linha de produção, status de ordem de serviço, níveis de estoque, fluxo de caixa e demais variáveis;
  • Manter a produção em dia e os objetivos voltados para resultados;
  • Identificar e resolver problemas de qualidade com agilidade;
  • Minimizar perdas e desperdícios;
  • Melhorar a eficiência da produção;
  • Realizar análises granulares dos dados em busca de melhoria contínua;
  • Gerar visibilidade em tempo real e insights sobre toda operação;
  • Rastrear o progresso, identificar tendências, gargalos e antever problemas;
  • Identificar medidas preventivas e preditivas;
  • Otimizar as previsões, KPIs e resultados de negócios.

Aplicação no negócio

Implementar processos de integração de dados, com precisão, identificação de origem e acesso em tempo real requer a adoção de soluções capazes de lidar com grandes volumes de dados diversos e complexos.

Como a sua empresa vem gerenciando operações, executando a governança, resolvendo problemas e se adaptando às mudanças para atender às necessidades internas e dos clientes? Definitivamente, a resposta a estes desafios passa pela adoção de soluções analíticas adequadas de acordo com cada necessidade específica.

Tenha clareza sobre suas operações de manufatura e mantenha o foco nos objetivos de negócios. A UniSoma pode te ajudar no entendimento das suas necessidades e indicar o melhor caminho. Por meio de modelos matemáticos sob medida à operação suportados por inteligência artificial, nossas soluções podem, em tempo real, recomendar decisões acionáveis e oportunas, entregando mais valor ao seu negócio.

Tome decisões informadas, aja em tempo hábil para manter o desempenho sob controle e amplie os resultados operacionais. Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar.