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Ciência de dados aplicada à inteligência de mercado

Mercado financeiro, indústria química, bens de consumo, automotiva, telecomunicações, energia, turismo, varejo, saúde ou educação. Não importa o setor em que sua empresa está inserida, provavelmente ela vem enfrentando desafios quando precisa interpretar dados para obter informações relevantes para tomar melhores decisões de negócios.

Quer saber qual a boa notícia em relação a isso? Sua empresa não está sozinha nesta empreitada. Parte do mercado ainda não possui iniciativas concretas em relação à big data e ainda não está inserido na jornada de transformação digital. Relatório publicado em janeiro pela EY, Maturidade das Empresas na Era da Transformação | 2018, aponta que: “apesar de haver uma boa percepção sobre os riscos e as oportunidades da Era da Transformação, a maior parte das empresas ainda não dedica boa parte da sua agenda a este âmbito.”

Porém, também cabe a mim compartilhar o outro lado da notícia. Muitas organizações já possuem ou estão trabalhando para implementar novos modelos de negócios que contam com estratégias de gestão de dados e inteligência de mercado avançada para embasar a tomada de decisões.

De que lado você está? Sua empresa ainda não começou a trilhar os caminhos da jornada digital? Ou sua empresa já saiu à frente e está obtendo vantagem competitiva, aplicando ciência de dados em suas decisões? Para aqueles que ainda estão na dúvida, ou dando os primeiros passos rumo à jornada de transformação digital, reuni alguns aspectos importantes sobre este assunto.

 

O que é inteligência de mercado?

Primeiro, é importante esclarecer seu significado. Ainda que muito falado nos ambientes corporativos e fundamental para o planejamento estratégico, o conceito de inteligência de mercado nem sempre está claro. Trata-se de uma disciplina de marketing que consiste em gerar informações relevantes ao negócio, baseando-se em dados provenientes de diversas fontes, como mercado, público-alvo, comportamento de clientes, tendências, concorrência, marketing ou vendas.

Muito bonito na teoria. Na prática, o desafio está em como lidar com a enxurrada de dados disponíveis. Segundo a Gartner, hoje são movimentados cerca de 2,2 milhões de terabytes em dados diariamente, com previsão que em 2020 chegue a 40 trilhões de gigabytes movimentados por dia! É uma quantidade gigantesca, o que torna imprescindível contar com um time de profissionais analíticos e especializados na área, além de bons parceiros experts em ciência de dados.

 

O papel do cientista de dados na inteligência de mercado

Além de estruturar todos os dados de forma que eles façam sentido quando reunidos em uma única base, o papel do cientista de dados passa por realizar estudos abrangentes e criteriosos, utilizando técnicas computacionais e estatísticas avançadas, como Machine Learning, e gerando insights para as diferentes áreas da empresa. Com a técnica adequada, uma série de questionamentos podem ser respondidos, como:

  • Em que área a empresa deve investir mais recursos?
  • Quais ações de marketing geram melhores resultados?
  • Em quais segmentos de mercados deve tentar se infiltrar?
  • Quem são os clientes atuais e qual o perfil dos potenciais?
  • Há algum padrão nas compras dos melhores clientes?
  • Quais as capacidades competitivas de outros players da indústria?
  • Em quais segmentos demográficos a empresa deve impulsionar determinados produtos?
  • Qual perfil de cliente representa maior risco de crédito à empresa?

 

Benefícios da Ciência de Dados aplicada à inteligência de mercado

Evoluir o processo de tomada de decisões dentro do ambiente corporativo, saindo do método empírico em direção ao método analítico traz inúmeras vantagens aos negócios, como já detalhamos por aqui (clique para ver o artigo “Do Empírico ao Método Analítico: a evolução na tomada de decisões”). Neste contexto, a inteligência de mercado estabelece-se como um importante subsídio para esta evolução.

A ciência de dados possibilita detalhar dados decisivos à empresa, pois permite compreender profundamente a dinâmica de mercado atual e futuro, partindo dos inúmeros dados coletados e analisados. Somado a isso, modelos analíticos trazem mais assertividade na tomada de decisões, oferecendo as melhores alternativas a serem consideradas num dado momento e contexto (por meio de soluções prescritivas) ou a melhor previsão possível (com as soluções preditivas).

A UniSoma tem uma equipe de profissionais especializados em ciência de dados, e vem trabalhando em inúmeras aplicações que possibilitam às empresas acessarem informações críticas capazes de turbinar a inteligência de mercado e, consequentemente, ajudar em definições estratégicas, ampliando a vantagem competitiva e a geração de valor. Expansão de negócios, estratégia de investimento, direcionamento de mercado ou desenvolvimento do portfólio são apenas alguns dos setores que só tem a ganhar com a adoção de metodologias analíticas no planejamento e execução de estratégias. Que tal aplicar ciência de dados e utilizar a inteligência de mercado a favor da sua empresa?

 

*Michel Duran é Gerente de Marketing e Vendas da UniSoma

É Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp e possui MBA em Gestão de Empresas pela ESPM.