Já sabemos do poder da inteligência artificial em apoiar as empresas em processos complexos de análise, previsão de demanda e em uma série de outros aspectos que envolvem a tomada de decisão. Mas uma das áreas que a IA, advanced analytics e machine learning têm muito a contribuir é o setor logístico das empresas. E é justamente nessa área que a UniSoma vem ajudando a Claro, uma das maiores empresas de telecom da América Latina.
Neste conteúdo, contamos um pouco sobre como a UniSoma apoia a logística dos equipamentos e partes envolvidas nas instalações e manutenções dos serviços da empresa, decisões a respeito das previsões de consumo e otimização dos estoques, além de diversas outras questões que envolvem o dia a dia de uma operação complexa como a da Claro.
É um caso que destaca como a convergência entre tecnologia e logística pode impulsionar a eficiência operacional e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente.
Benefícios da inteligência artificial em telecom
O setor de telecom experimentou significativas transformações nos últimos anos, com um destaque positivo no relacionamento com os clientes.
Como já adiantamos aqui no blog, em 2022 as queixas do setor diminuíram em 22,7% na comparação com o ano anterior. Além disso, de 2018 para cá, as reclamações registradas na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também caíram pela metade. A melhoria reflete os esforços contínuos do setor em aprimorar a experiência do usuário, incluindo investimentos em tecnologias como inteligência artificial e machine learning.
A aplicação dessas tecnologias tem contribuído para otimizar processos em tempo real, melhorar o atendimento ao cliente e aprimorar serviços e a confiabilidade da rede. O investimento em soluções baseadas em advanced analytics, IA e ML tem se mostrado vital para enfrentar desafios específicos do setor, como gestão de ativos, atendimento ágil, prevenção de falhas e fraudes de sinal.
Há uma série de benefícios específicos que as tecnologias avançadas proporcionam para as empresas de telecom:
- Otimização do uso de torres;
- Atendimento à alta demanda;
- Facilitação da instalação e manutenção de equipamentos;
- Automação de serviços;
- Aumento de vendas por meio de recomendações personalizadas;
- Garantia de receita com detecção de anomalias;
- Manutenção preditiva baseada em análise de dados e ML, entre outros.
Essas soluções não apenas melhoram a eficiência operacional, como também contribuem para a criação de novas experiências para o cliente e para o alcance de objetivos estratégicos em longo prazo.
O investimento em IA oferece ainda vantagens como maior disponibilidade de ativos, vida útil prolongada dos equipamentos, redução de custos na gestão de ativos e conformidade regulatória efetiva.
O impacto da IA na área de logística da Claro
Nem todo mundo percebe como a inteligência artificial pode apoiar os processos de logística nas empresas. A Claro, no entanto, está atenta a essa possibilidade. Com suporte da UniSoma, a empresa vem aprimorando seu trabalho na área com o objetivo de garantir o bom andamento de suas atividades. Ao longo dos últimos anos, estamos trabalhando com algumas aplicações:
> Gestão da demanda
A IA auxilia na gestão de demanda, o que é um dos grandes desafios de uma empresa de telecom como a Claro — e que também envolve um processo detalhado de logística.
As etapas de compras são aspectos que devem ser considerados para garantir não somente o atendimento da demanda, mas também para evitar perdas caso essa aquisição ocorra em um momento que não é o mais adequado. Afinal, os insumos necessários para que a Claro realize um bom trabalho são essenciais, mas seus custos variam com base em uma série de fatores, que vão desde a flutuação cambial até a escassez de produtos no mercado.
Os modelos preditivos e estatísticos da UniSoma vêm sendo usados pela empresa para garantir que as compras sejam realizadas no melhor momento. Assim, otimiza a gestão de demanda sem onerar a empresa nem incorrer em riscos por falta de material.
Embora existam soluções “de prateleira”, ou seja, produtos tecnológicos mais genéricos que buscam atender a diferentes negócios da mesma forma, a Claro buscou a UniSoma justamente por sua capacidade de customização.
“Até existem soluções de prateleira. Mas elas demandam uma implantação que tem um alto custo. Por que ter customização? Porque a aplicação de inteligência artificial em cada problema de logística vai depender do negócio em que você atua”, afirma o especialista em modelagem matemática da UniSoma, Gustavo Ignácio.
A gestão de demanda é essencial no dia a dia, e deve ser elaborada com grande atenção para garantir o bom andamento dos negócios da empresa. Afinal, não se pode correr o risco de vender 100 instalações de internet ou de TV por assinatura e ter material para executar apenas 50.
Além das vendas de novas instalações, é preciso considerar ainda manutenções, substituições de equipamentos, troca de tecnologia (que demanda a compra de novos decoders, modems e outros materiais), entre outros fatores que geram uma complexidade enorme para a Claro. Com soluções preditivas e de IA da UniSoma, esse desafio consegue ser endereçado com muito mais agilidade e precisão.
> Otimização de estoque
A otimização do estoque é um ponto crucial no negócio da Claro, especialmente pela complexidade de ter mais de uma empresa que atua sob o guarda-chuva da marca. Para ser mais preciso, são três: Embratel, Net e Claro Móvel. Isso gerou a necessidade de contar com diversos centros de distribuição, com clientes e equipamentos diferentes entre si — e que não podem se misturar.
A solução entregue pela UniSoma se orienta pela previsão de demanda, indica os estoques adequados e movimentações entre CDs, otimiza a necessidade de compras e busca garantir que as necessidades regionais sejam atendidas com um inventário equilibrado.
Como a UniSoma oferece soluções personalizadas a clientes como a Claro
O case de sucesso da Claro destaca não apenas a aplicação prática da IA na logística, mas também a necessidade de compreender a singularidade de cada desafio logístico. A personalização das soluções, combinada com a análise detalhada e o uso inteligente da IA, resultou em melhorias significativas nas operações da empresa do setor de telecom.
Especializada em inteligência artificial, machine learning e advanced analytics, a UniSoma está atenta às tendências de mercado e trabalha de forma eficaz para oferecer os melhores resultados aos seus clientes. São 40 anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para enfrentar os principais desafios do mercado.
Se a sua empresa faz parte do setor de telecom, ficam aqui dois convites: assista ao episódio 23 do DeepTalks para se aprofundar no assunto e entre em contato conosco para conhecer mais cases deste e outros setores.