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Ainda que não seja mais novidade o fato da pandemia ter afetado o mundo como um todo, hoje tem ficado cada vez mais claro o real impacto que a Covid-19 teve nos negócios, incluindo o setor de atacado e distribuição. Por meio de pesquisas, análises e dados de mercado, como o Ranking ABAD/NielsenIQ 2022, é possível verificar essas mudanças e, mais do que isso, planejar os passos rumo ao futuro.

 

De acordo com a publicação, o setor atacadista e distribuidor brasileiro teve crescimento de 7,1% em 2021. O faturamento no segmento foi de R$ 308,4 bilhões, em um ano caracterizado pela retomada do consumo graças à alta vacinação da população e à flexibilização das práticas de isolamento e distanciamento social.

 

Por outro lado, a economia mundial vem sofrendo com um cenário inflacionário bastante impactante — e no Brasil a situação não é diferente. Em 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou na casa dos 10%, tendência que deve permanecer nos próximos meses. Além disso, o desemprego continua alto no País, o que segura uma plena retomada do consumo no Brasil.

 

Neste artigo, explico alguns dos principais pontos a serem considerados pelas empresas na hora de se planejar para enfrentar o cenário adverso da economia e conquistar resultados positivos. Também apresento algumas soluções de planejamento integrado que têm tudo a ver com esse momento.

 

 

4 pontos essenciais para ter sucesso no mercado de atacado e distribuição

Aqui, trago um resumo com quatro pontos que não podem ser deixados de lado para se destacar no cenário atual do mercado. São eles:

 

1. Conhecimento do mercado

Mais do que conhecer bem seus clientes — sejam eles compradores de supermercados, lojistas de grandes centros comerciais ou pequenos comerciantes de bairro —, é fundamental compreender quem é o consumidor final. Isso mesmo, conhecer o “cliente do seu cliente” é um dos pontos principais para ter sucesso — inclusive, esse foi um dos elementos destacados na publicação da ABAD/NielsenIQ, especialmente para quem vende para o varejo independente.

Com esse conhecimento, torna-se possível adequar o sortimento ao perfil de quem compra, oferecer produtos que façam sentido para aquele consumidor, com o preço correto e de maneira que o estoque atenda de forma satisfatória.

 

2. Atenção ao crescimento em cenário de inflação

O cenário de inflação alta é bastante delicado e deve ser observado com a devida atenção. Um suposto crescimento nos resultados, por exemplo, pode maquiar o que realmente está ocorrendo: o negócio acompanhando o avanço da inflação — e não um crescimento real.

 

Observar de perto não apenas os números do ponto de vista financeiro, mas também a quantidade de volumes comercializados e ver se a conta está fechando é essencial. Afinal, espera-se mais recursos em um cenário de aumento de preços constante, mas eles não necessariamente representam o crescimento planejado.

 

3. Eficiência logística

O consumidor não será apenas “físico” ou “digital”. As pessoas, cada vez mais, comprarão em diferentes lugares, optando pelo melhor preço ou pela conveniência. Ter um estoque preparado para atender clientes em todos os ambientes é mais um ponto relevante a se observar de perto.

 

É preciso ficar atento também a fatores que podem impactar o mercado, como o custo de combustíveis — especialmente o diesel —, com consequentes aumentos no preço do frete. O cenário de juros mais altos também é crítico e deve ser considerado antes de se tomar decisões.

 

4. Tecnologia

Ficar atento às melhores soluções tecnológicas para o cenário desafiador do setor de atacado e distribuição deixou de ser diferencial. Atualmente, é mandatário. Do contrário, os resultados esperados não serão alcançados e a concorrência — que certamente fará seus investimentos em ferramentas que possibilitem chegar lá — sairá na frente.

 

Planejamento integrado dá suporte ao setor atacadista

As soluções de planejamento integrado estão entre as mais relevantes no momento atual. Elas ajudam em vários pontos dentre os abordados no tópico anterior, já que atua de ponta a ponta e leva em consideração diferentes aspectos do negócio. Veja mais detalhes!

 

  • Redução de estoques

Justamente por proporcionar uma visão do todo, o planejamento integrado pode ajudar na redução de estoques de uma empresa do setor de atacado e distribuição. Ao analisar — com suporte da inteligência artificial (IA) e de advanced analytics — a demanda, as rotas e o custo de combustíveis, entre outros fatores, torna-se possível manter o posicionamento do estoque de forma mais racional, evitando perdas.

 

  • Melhor capacidade de atendimento

O atendimento aos diversos clientes também se torna mais qualificado com o planejamento integrado. Ao analisar a operação de ponta a ponta, dá para organizar as entregas, reduzir o custo do frete e maximizar ganhos tanto para a própria organização quanto para os clientes.

 

  • Redução de custos logísticos

Diminuir a quantidade de viagens e quilômetros rodados é essencial em um cenário de alto custo do diesel. Por isso, contar com uma solução inteligente e que possa orientar quais as melhores formas de distribuir o estoque, com custos minimizados, torna-se essencial em um momento tão desafiador quanto o atual para a logística de varejo.

 

  • Gestão da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos sempre foi importante, mas isso ficou ainda mais evidente depois da pandemia. Mudanças impactantes no mercado podem ocorrer em um intervalo curto — e ter a capacidade de responder a elas é fundamental. Isso só se consegue com apoio da tecnologia. Soluções baseadas em IA, machine learning e advanced analytics contribuem nessa missão.

 

  • Projeção de variáveis

Em um cenário volátil, projetar as variáveis que podem impactar os negócios torna-se vital para qualquer empresa. A partir de modelagens matemáticas e estatísticas baseadas em IA, é possível extrair conhecimento dos dados que permitem a realização de análises variadas e, assim, oferecer a melhor resposta em diferentes situações.

 

Dessa forma, as empresas que conseguirem “prever” determinados cenários saem na frente e evitam perdas, além de garantir os melhores resultados possíveis.

 

O que mostramos é que a tecnologia, especialmente as soluções voltadas ao planejamento integrado, podem ajudar o setor de atacado e distribuição a não apenas sobreviver, como também a crescer — mesmo em um momento tão complexo quanto o atual.

 

Conte com a UniSoma e entre em contato com a gente caso queira saber mais detalhes a respeito.

 

*Michel Duran é Diretor de Marketing e Inovação da UniSoma. É Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp e possui MBA em Gestão de Empresas pela ESPM.

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