Skip to main content

Estamos vivendo a era da Indústria 4.0, que demanda inovação e pensamentos multidisciplinares. A volatilidade dos negócios e o avanço acelerado da tecnologia deixaram ainda mais evidente a importância de empresas e academia estarem conectadas. É um ganha-ganha: as organizações se mantêm atualizadas com as pesquisas acadêmicas, uma fonte inesgotável de criatividade e talentos, enquanto a academia se favorece da proximidade de problemas e necessidades reais vividos no dia a dia das empresas, alimento que fomenta novas pesquisas e desenvolvimento.

Pensando nisso, a UniSoma mantém uma conexão muito forte com as universidades. Além de entregar soluções, podemos contribuir ainda mais nesse papel de fomentar a evolução da indústria como um todo. E a proximidade com a academia certamente ajuda a alavancar os negócios e o potencial das empresas.

Nesse conteúdo, vamos falar sobre a importância de encurtar a distância entre academia e mercado – e como a UniSoma vem atuando neste sentido!

 

A importância de aproximar academia e mercado de trabalho

As universidades vêm buscando, cada vez mais, iniciar seus alunos em práticas que estão sendo demandadas pelo mercado de trabalho. Plantam uma semente para germinar ao longo da jornada dos estudantes – e em suas carreiras futuras.

Do outro lado, as empresas também têm compreendido a importância de se trabalhar mais próximo das universidades, inclusive com patrocínios e investimento. Assim, os alunos podem criar projetos aplicáveis dentro de seus negócios. Uma das chaves para o sucesso das empresas está em acompanhar as atualizações, conhecer as teorias e abrir portas para os novos talentos que estão se formando.

Quando cada uma das pontas se propõe a caminhar em direção à outra, diminui o espaço que historicamente se criou entre o profissional que sai da academia e o que é contratado pelo mercado. Tanto academia quanto mercado, alunos e profissionais, são positivamente impactados, mas o principal beneficiado é a sociedade. Há soluções mais inovadoras, aumento da agilidade, melhora da experiência do consumidor e abertura de postos de trabalho. As taxas de renda e de crescimento crescem.

 

A conexão entre a UniSoma e a academia

Com objetivo de promover o desenvolvimento e a disseminação da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) impulsiona e apoia a aproximação entre universidades e organizações. A instituição cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre docentes, pesquisadores, estudantes e outros profissionais das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional.

A UniSoma vem buscando atuar da mesma maneira. Como a discussão é o caminho para o encurtamento da distância entre academia e mercado de trabalho, estamos trabalhando para desenvolver espaços nos quais isso aconteça.  Participamos do XLI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), avaliando e reconhecendo os projetos acadêmicos que possuíam maior potencial de aplicabilidade no mercado.

Também é frequente nossa presença na Semana de Matemática Aplicada da Unicamp, a SEMAP, que tem como missão informar aos participantes sobre o ramo da Matemática Aplicada, suas carreiras e ensino, e ter grande impacto na vida profissional e pessoal destes futuros profissionais.

Além disso, essa relação entre academia e o mercado também já foi pauta do DeepTalks, o podcast sobre Inteligência Artificial da UniSoma. No episódio 4, convidamos a professora Samara Kiihl, do Departamento de Estatística da Unicamp, para falar sobre como a academia tem preparado seus alunos para o mercado de trabalho em IA; no episódio 12, conversamos com os professores Pablo Rodrigues e Evelise Freire, membros da SBMAC, para falar sobre o meio acadêmico e o mercado de trabalho.

 

Entrevistas e Desafio UniSoma

Em nosso blog, trouxemos entrevista com o professor da Unicamp Aníbal Azevedo  para abordar a relação da indústria com as novas tecnologias, avaliar o que falta para a Indústria 4.0 se firmar de vez no Brasil e apontar para quais perspectivas as indústrias devem se atentar. Com intuito de fomentar discussões e disseminar informações de relevância, estamos preparando outros materiais com membros da academia.

E como não falar do nosso querido Desafio UniSoma? Em 2023 tivemos a 6ª edição do evento, um hackathon que desafia alunos da graduação e pós-graduação a resolverem problemas reais de organizações não governamentais. Muitas das vezes este evento é o primeiro contato dos alunos com um projeto real, contando com a participação da equipe da UniSoma como suporte.

Essas são algumas das ações que a UniSoma vem adotando para ajudar a encurtar o distanciamento entre universidades e mercado. Se você é empresa, profissional ou faz parte da academia, convidamos a caminhar conosco, ajudando a construir a ponte que tem como destino o futuro do mercado de trabalho com novas tecnologias. Fale com a gente!

Deixe seu comentário