Skip to main content

A tecnologia tem um papel decisivo para as empresas que querem avançar nos critérios de ESG (Governança Socioambiental Corporativa) nos próximos anos. Mais do que um desejo, atender a esses pontos é uma necessidade no mercado, já que há obrigações legais a serem cumpridas. Além disso, a própria exigência de clientes e demais organizações para que o bem-estar social e do meio ambiente seja levado em conta nas decisões corporativas se tornou realidade.

Neste conteúdo sobre ESG, já apresentamos como a inteligência artificial (IA) contribui, na prática, para a governança socioambiental corporativa. Agora, vamos falar mais a respeito de como o planejamento integrado pode dar o suporte que as organizações precisam para atingir os critérios de ESG, especialmente no quesito ambiental.

3 benefícios do planejamento integrado considerando critérios de ESG

1)      Redução de quilometragem

Você sabia que a inteligência artificial pode reduzir de 5% a 10% das emissões de gases que provocam o efeito estufa? Os dados são de um estudo da AI For the Planet em parceria com o Boston Consulting Group e a BCG GAMMA divulgados na imprensa em 2022. A pesquisa ouviu mais de mil executivos.

Parte desse resultado pode ser conquistada com a redução da média de quilômetros rodados nos processos de transporte e logística — e isso é uma realidade especialmente no Brasil, que tem cerca de 65% de suas cargas transportadas por caminhão.

A otimização de rotas pode ser realizada a partir de um planejamento integrado com suporte da inteligência artificial, o que torna esse processo mais preciso e embasado em dados. Os modelos matemáticos podem ser calibrados de forma a reduzir a quilometragem rodada pelos caminhões, sem deixar de lado outras métricas importantes para a organização, trazendo assim a desejada redução da emissão de carbono. Assim, há uma contribuição às estratégias de ESG das organizações.

2)      Redução de resíduos

O planejamento integrado também pode ser um aliado das empresas na redução de resíduos, outro fator importante na busca por desenvolver boas práticas de ESG. A inteligência artificial ajuda as organizações a considerar todas as variáveis da cadeia, o que contribui com descartes desnecessários.

Ao considerar todas as variáveis, os modelos matemáticos de planejamento podem ser ponderados para priorizar planos de produção com menores desperdícios, por exemplo, sem prejudicar outras métricas da empresa.

E os resultados podem vir de diferentes fontes, desde redução de compra de matéria-prima até redução de perda inerente, geração de resíduos sólidos ou gasosos, entre outras possibilidades.

3)      Redução de energia

Assim como o planejamento integrado contribui para a otimização logística (que trouxemos no primeiro tópico deste conteúdo), também é possível desenvolver planos de produção que minimizem o uso de energia nas indústrias.

Diferentes sequências de produção ou até mesmo variáveis do processo produtivo podem gerar economias de energia que, antes, eram coadjuvantes, mas agora fazem partem de objetivos audaciosos em ESG.

O impacto ambiental mais nítido é que, com um menor uso energético, há redução no uso de fontes não-renováveis e até mesmo mais caras de geração de energia (como usinas térmicas a gás, por exemplo). Esse é um dos critérios de ESG mais valorizados no mercado.

Como as soluções de planejamento integrado e IA da UniSoma podem ajudar as organizações a atender os critérios de ESG?

A UniSoma tem uma tradição de mais de 35 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os principais desafios do mercado. Com inovação constante, a empresa também está atenta às necessidades voltadas à ESG. Para isso, conta com soluções de inteligência artificial que resolvem problemas diretamente ligados à governança socioambiental corporativa.

As tecnologias da UniSoma ajudam no planejamento integrado das empresas de diversas maneiras. Desde um melhor posicionamento de unidades fabris e Centros de Distribuição (CDs) até a alocação otimizada de recursos e o sequenciamento da produção, com foco em ESG. Isso sem deixar de lado outras métricas importantes para a empresa.

Previsões de demanda mais precisas e a identificação de eventuais fraudes envolvendo questões ligadas a ESG também são possíveis com a inteligência artificial da UniSoma.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário