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Solução Analítica

Como saber se uma solução analítica é vantajosa para minha empresa

Você já se perguntou se as ferramentas analíticas escolhidas para as áreas de logística e supply chain da sua empresa trazem o retorno financeiro esperado, inclusive para justificar esse investimento? Ou ainda, falando de uma maneira mais usual, já se questionou se a ferramenta “se paga”?

 

Uma solução analítica baseada em inteligência artificial traz benefícios decisivos para o sucesso de qualquer negócio e é um diferencial competitivo para todos os segmentos de mercado. Com a competitividade crescente, ser capaz de transformar dados em informações estratégicas pode ser a linha divisória entre o sucesso e a estagnação de uma organização. Mas, convenhamos, a conta precisa fechar.

 

E parte da responsabilidade por fazer essa conta está nas mãos dos gestores da área de supply chain e planejamento das empresas. Esses profissionais precisam estar preparados com argumentos para investir na ferramenta, para que possam conciliar não só o retorno tangível que ela traz, mas também o intangível.

 

Os benefícios de uma solução analítica

As vantagens do uso de uma solução analítica baseada em inteligência artificial são inúmeras, independentemente do segmento de atuação ou do nível de maturidade da empresa em relação ao analytics.

 

As soluções analíticas conseguem fazer descobertas que não são possíveis no tratamento manual dos dados, o que pode trazer insights valiosos. Os modelos de otimização, baseados em algoritmos prescritivos, conseguem analisar milhares de variáveis e indicar o melhor cenário possível. Soluções preditivas, suportadas por modelos estatísticos e algoritmos computacionais de machine learning, estão cada vez mais aderentes à realidade das empresas. E os benefícios são inúmeros:

 

  • Mais eficiência dos colaboradores;
  • Otimização do planejamento das operações;
  • Alocação apropriada de recursos e ativos;
  • Mais eficiência de processos;
  • Redução de custos logísticos;
  • Melhores previsões de demanda;
  • Aumento da fidelização de clientes.

 

ROI x Payback 

 

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: Qual o tamanho do investimento para ter uma solução desse tipo? Que tipo de retorno eu posso esperar? Qual o ROI? Qual o payback? A resposta para isso é: depende!

 

O investimento depende da complexidade do projeto que será desenvolvido e da tecnologia que será aplicada. Já os ganhos, dependem muito do tamanho do processo que será trabalhado. Por exemplo, qual o seu orçamento para todo o processo logístico do ano que vem? Alguns milhões? Imagine uma ferramenta de otimização que te permita reduzir esse custo em 3%? 5%? 10%? Imagine uma ferramenta de previsão de demanda mais assertiva que reduza seu estoque em 5%? Quanto isso representa em redução de custo?

 

É essa conta que deve ser feita, e na grande maioria dos casos, o payback dessas ferramentas acontece em menos de 12 meses. Não são raros os casos que isso acontece em menos de 6 meses.

 

Cases de sucesso da UniSoma

Como o cálculo do ROI de uma solução analítica depende muito das características de cada empresa, cada uma deve considerar os fatores adequados para essa conta. Mas isso não nos impede de ajudar os gestores e planners a fazerem algumas análises utilizando nossa base histórica de clientes. Listamos alguns exemplos de casos reais de empresas que implementaram solução analítica da UniSoma e tiverem retornos incríveis.

 

  • Indústria de Proteína Animal

Com a utilização de uma solução focada em planejamento integrado e tático, uma indústria de proteína animal alcançou um aumento de 25% na margem de contribuição, além de melhores decisões nos frigoríficos e possibilidade de visualizar o impacto financeiro de cada planta.

 

  • Indústria de bens de consumo

Com solução de previsão de demanda colaborativa, uma indústria de bens de consumo conseguiu reduzir em 30% o erro de previsão de demanda, em 10% o estoque médio e em 20% a ruptura de atendimento de pedidos. Além disso, ganhou excelência em seu planejamento, contribuindo para o equilíbrio da produção, a diminuição do desperdício, compras de insumos mais precisas e o atendimento correto da demanda.

 

  • Indústria siderúrgica

Ao implementar uma solução de logística inbound, a indústria siderúrgica obteve economia de R$ 4 milhões ao ano em custos logísticos. Em nível estratégico, a ferramenta facilita a tomada de decisões financeiras e, dependendo da expectativa de demanda, permite desenhar cenários de planejamento de médio prazo.

 

  • Transporte ferroviário

A ferramenta possibilitou a otimização da escala de profissionais, de forma com que houve aumento de 20% a mais de trens — com o mesmo número de maquinistas. Isso sem falar em outros benefícios como a aderência a diversas regras de negócio regionais, maior visibilidade da jornada para o maquinista e resposta mais rápida a mudanças de cenários.

 

As ferramentas analíticas têm capacidade de lidar com cenários cada vez mais voláteis, com interfaces ágeis e modelos visualmente didáticos para trazer soluções inteligentes, com benefícios tangíveis e intangíveis para o suporte de decisões. São elas que vão trazer a competitividade e gestão eficiente para a sua empresa. Se você busca uma solução analítica focada em gestão de custos, melhora da rentabilidade e que traga um retorno ao seu negócio, fale conosco!

 

Michel Duran é Gerente de Marketing e Vendas da UniSoma

É Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp e possui MBA em Gestão de Empresas pela ESPM.