logo
Top

Evolução do Planejamento Analítico

Você já teve que lidar com um cenário de alta complexidade na tomada de decisões? Teve dúvida se estava realmente optando pela melhor alternativa? Se viu diante de uma decisão que envolvia uma quantidade significativa de recursos financeiros, em que qualquer alteração poderia gerar grandes impactos? Ou, ainda, sentiu falta de um ferramental adequado de apoio à decisão para trazer mais agilidade e facilitar sua análise?

 

No ambiente de tomada de decisões atual, em que dados estão sendo gerados a uma velocidade vertiginosa, é cada vez mais comum que profissionais se encontrem diante de impasses ou dilemas na tomada de decisões. Ainda que em grande parte das empresas decisores contem com a experiência para definir os rumos de suas corporações, baseando-se em seu conhecimento do mercado e do negócio, contar com um planejamento analítico passou a ser decisivo. Por quê?

 

Com ele é possível predizer acontecimentos, simular resultados futuros e prescrever políticas de ação para alcançar objetivos importantes para a empresa.

 

Planejamento Analítico

O planejamento analítico demonstra eficácia superior de resultados para empresas, uma vez que se apoia em processos e ferramentas capazes de extrair informações relevantes da abundante base de dados do histórico da empresa e de usá-las de forma eficiente no suporte à tomada de decisões.

 

Esse paradigma de planejamento se apoia em diferentes técnicas com abordagens descritivas, preditivas e prescritivas, que buscam facilitar a visualização das informações e das possíveis ações pelo decisor. Geram insights a partir da disponibilidade de informações históricas, simulam cenários, antecipam a consequência de se colocar políticas em ação, tratam a complexidade das decisões, prescrevem planos de ação e promovem otimizações segundo diferentes critérios.

 

Com o suporte de ferramentas baseadas em inteligência computacional (como modelos estatísticos, otimização matemática, machine learning, entre outras), a aplicação dessas técnicas libera um tempo precioso aos gestores. E dá subsídios para que utilizem seu conhecimento do negócio e do mercado para explorar, de forma ágil, diferentes cenários de ação para a empresa.

 

Benefícios

Planejamento analítico é um grande aliado no processo decisório de profissionais envolvidos nos ciclos de planejamento, sejam eles aqueles que fornecem informações, os que atuam na geração e análise dos planos, ou até mesmo aqueles que consomem as políticas de ações e diretrizes geradas no planejamento, como os envolvidos nas reuniões de Sales and Operation Planning (S&OP). Possibilita combinar uma vastidão de variáveis e apontar alternativas aos planos de ação que tragam resultados significativos às empresas.

 

As vantagens são inúmeras:

  • Dinâmica de decisão: a partir de decisões suportadas por ferramentas analíticas e baseadas em modelos de otimização, viabiliza a avaliação simultânea de todas as variáveis do negócio. Também busca o melhor planejamento de acordo com os objetivos corporativos e evidencia oportunidades de ganhos;
  • Qualidade da decisão: com maior aderência do plano com a realidade, quantificação das premissas, e evidências financeiras das escolhas feitas, a otimização proporciona a melhor alternativa de plano a ser seguido pela empresa;
  • Tempo: maior facilidade em simular vários cenários e analisar trade-offs, com agilidade para planejar e replanejar, possibilitando reação em tempo às mudanças do mercado. Desta forma, o tomador de decisões se dedica a analisar estrategicamente as alternativas mais interessantes;
  • Governança: processos e premissas são sistemicamente documentados e formalizados, mantendo um compromisso com a qualidade e origem dos dados, o que permite que as decisões sejam tomadas com base nos mesmos números e informações;
  • Integração das áreas: com foco em harmonia e melhores resultados corporativos, metas comuns entre as áreas são estabelecidas, fornecendo visibilidade e clareza dos impactos das decisões.

Solução

A UniSoma contribui com a evolução do ambiente de planejamento dos clientes. Com consultoria e desenvolvimento de ferramentas analíticas sob medida, dá suporte ao processo de tomada de decisões e promove a transformação do paradigma de planejamento de empírico para o analítico.

 

A empresa conta com profissionais experientes que combinam conhecimento em três vertentes para melhor entender e atender às necessidades dos clientes. São consultores de negócios, especialistas em matemática e estatística e agentes de transformação com experiência comprovada em projetos de sucesso. Isso significa que eles conhecem a cadeia de suprimentos das maiores empresas brasileiras, são experts em técnicas de modelagem avançada e de otimização de alta complexidade e possuem habilidade para liderar e fomentar a transformação organizacional.

 

E os resultados são mensuráveis. Algumas das principais empresas brasileiras, em diferentes setores, reportam não só ganho de produtividade e melhoria de processos, mas números consideráveis.

 

Para citar alguns:

  • Aumento de 25% de margem com planejamento integrado tático e operacional em uma indústria de proteína animal
  • Redução de custos de US$ 4 milhões ao ano com a otimização da logística de abastecimento de carvões em uma siderúrgica
  • Diminuição de 5% em custos logísticos e pay-back em 2 meses com o planejamento de abastecimento de madeira em uma empresa do ramo de papel e celulose.

 

Portanto, mesmo em cenários de alta complexidade, fazer análises de variáveis e tomar decisões estratégicas não precisa ser um bicho de sete cabeças se você contar com ferramentas de planejamento analítico como suporte. Saiba como a UniSoma pode te auxiliar nesse processo.

 

* Por Luciano Moura, Diretor de Negócios da UniSoma