Skip to main content

Com a chegada de um novo ano, vêm tendências de tecnologia a serem observadas no mercado. Recentemente, consultorias de renome como Gartner e BearingPoint divulgaram alguns dos destaques de 2023, considerando a demanda do mercado e a movimentação das empresas para atender a essas necessidades.

Por aqui, trazemos uma visão das tendências que estão mais diretamente relacionadas ao trabalho da UniSoma e, para finalizar, uma breve explicação a respeito de como vamos nos posicionar diante do cenário de novas tecnologias e inovação que deve ganhar o mundo nos próximos meses. Confira!

 

O que podemos esperar para 2023 em tendências de tecnologia

 

1. Análise incorporada de dados

A BearingPoint entrevistou mais de 1.200 profissionais da tecnologia para identificar as principais tendências do setor para 2023. E um dos destaques do ano, de acordo com a consultoria, é a análise incorporada de dados. Embora não chegue a ser uma novidade, ela deve ter mais relevância a partir de agora.

A análise incorporada de dados une ferramentas de análise aos tradicionais Bis (Business Intelligence). De acordo com a Microsoft, a análise incorporada é “a funcionalidade que incorpora diretamente conteúdo de análise direcionado para o cliente a partir de plataformas autônomas em aplicações, portais ou sites”. Na prática, ela ajuda as empresas no fornecimento de uma experiência de dados mais completa, já que integra relatórios, dashboards e outros formatos de dados em uma só interface.

Assim, os gestores têm uma visão mais clara a respeito dos dados de sua organização e podem tomar decisões embasadas de forma mais ágil.

Para a BearingPoint, empresas que incorporam dados de forma contínua e conseguem ter uma visão do todo são as que mais sucesso alcançam no mercado. Ao mesmo tempo em que ficam de olho nas novas tendências, elas têm suas próprias iniciativas, que as direcionam rumo aos seus objetivos.

 

2. Observabilidade aplicada

Na prática, a observabilidade aplicada significa a redução de trabalho operacional e de tempo entre a coleta de um dado e a tomada de decisão baseada nele. O dado observado é catalogado, trabalhado e disponibilizado com um significado claro dentro do contexto de negócios. Algoritmos processam esses dados e rapidamente o transformam em recomendações e decisões.

Assim, não chega a ser uma surpresa que a consultoria Gartner tenha incluído a observabilidade aplicada como uma das tendências de tecnologia para 2023. Para a Gartner, a observabilidade aplicada trabalha a partir dos dados emitidos por uma organização, usando inteligência artificial (IA) para analisar e fazer recomendações.

Isso permite aos gestores tomarem decisões com maior rapidez e precisão. Aplicada sistematicamente, a observação das aplicações de TI pode reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.

 

3. Tecnologia sustentável

Como já falamos aqui no blog da UniSoma, os critérios de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) serão cada vez mais considerados para atrair investidores. Assim, a Governança Socioambiental Corporativa se torna essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio — e a tecnologia tem tudo a ver com isso.

Para a Gartner, apenas o fornecimento de tecnologia não será suficiente em 2023. É preciso fazer isso de forma sustentável, ou seja, oferecendo uma estrutura de soluções que aumente a energia e a eficiência dos serviços de TI. Além disso, a tecnologia deve permitir a sustentabilidade empresarial por meio da rastreabilidade, de analytics, de softwares de gerenciamento de emissões e, é claro, da inteligência artificial (IA).

Não menos importante é possibilitar que a tecnologia ajude as empresas a alcançarem seus próprios objetivos de sustentabilidade. O investimento em tecnologia sustentável tem o potencial de criar maior resiliência operacional e desempenho financeiro, ao mesmo tempo em que oferece novos caminhos para o crescimento.

 

4. Metaverso

O metaverso já foi definido como “a próxima evolução nas conexões sociais”. A criação de espaços virtuais que possibilitem a socialização dos usuários — o que inclui experiências voltadas à educação, aprendizado, colaboração e, é claro, diversão — já é muito esperada desde que foi anunciada em 2021 por Mark Zuckerberg.

Mais uma vez, não chega a ser surpresa a inclusão do metaverso como uma tendência de tecnologia para 2023 tanto pela Gartner quanto pela BearingPoint, ainda que seja necessário aguardar mais alguns anos para a tecnologia se popularizar em grande escala.

A Gartner destaca que o metaverso “permite que as pessoas repliquem ou aprimorem suas atividades físicas” ao transportá-las ou estendê-las para um mundo virtual — ou transformando o físico.

Já a BearingPoint vai um pouco além. A consultoria defende que “o metaverso confunde as linhas entre os mundos físico e digital”, citando alguns benefícios mais específicos sobre o tema. Entre eles, a redução nas emissões de carbono, “seja por meio da substituição de bens físicos e reuniões presenciais por digitais” ou pela criação de “digital twins que ajudarão a otimizar o mundo físico”. A internet das coisas também é um ponto a ser considerado aqui.

 

5. Cibersegurança e Digital Immune System

Dois temas que conversam entre si, a cibersegurança e os digital immune systems (em tradução livre, “sistemas imunológicos digitais”) também fazem parte das tendências apontadas tanto pela BearingPoint quanto pela Gartner.

A BearingPoint destaca que as empresas operam cada vez mais em ecossistemas de negócios complexos, que exigem conexões com diversos usuários de várias organizações. Esses, por sua vez, se conectam de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Assim, é natural que haja uma preocupação constante com as questões relacionadas à segurança.

“Os CISOs (Chief Information Security Officers) precisam implementar, em escala, um conjunto abrangente, dinâmico e granular de soluções de identidade e controle de acesso”, defende a consultoria.

Já a Gartner não cita especificamente o termo “cibersegurança”, preferindo focar na imunização dos sistemas para evitar problemas relacionados a invasões, vazamento de dados e outras questões.

Para a consultoria, os digital immune systems proporcionam uma experiência aprimorada ao combinar estratégias de engenharia de software variadas para proteção contra riscos. Aqui entra, também, a questão da observabilidade já destacada no artigo, assim como iniciativas voltadas à automação, design e testes. Ainda de acordo com a Gartner, trata-se de “sistemas resilientes que atenuam os riscos operacionais e de segurança”.

 

UniSoma oferece soluções conectadas às tendências de tecnologia

A UniSoma está sempre atenta às tendências na área da tecnologia e, por isso, atua com sucesso no mercado há mais de 35 anos.

Com soluções de IA e analytics que incluem aplicações voltadas à orquestração de decisões, inteligência de mercado, planejamento integrado e previsão de demanda, e experiência em mercados diversos como logística e transporte, papel e celulose, metalurgia e siderurgia, varejo, atacado e distribuição, entre muitos outros, a empresa está preparada para os desafios que vêm pela frente.

Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos conectar a sua empresa com as principais tecnologias do mercado!

Deixe seu comentário