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Quando pensamos na forma como o uso da inteligência artificial pode impactar a Copa do Mundo, logo vem à mente as suas aplicações nas partidas da principal competição de futebol do planeta. Em 2022, a Copa do Mundo ocorrerá no Catar, um dos países mais ricos do mundo. Por isso, podemos esperar por grandes mudanças e novidades.

 

No que diz respeito ao que acontece dentro de campo, já se fala no uso do árbitro de vídeo (VAR) com apoio da IA — ou seja, ela pode ajudar a decidir quem será o campeão! — e na coleta de informações para as transmissões de TV. Mas a verdade é que a inteligência artificial estará em todos os lugares e impactará a experiência dos torcedores que estiverem no Catar em diversos outros aspectos: seja na ocupação da rede hoteleira, nos restaurantes, supermercados ou no transporte de um ponto a outro do emirado. É sobre tudo isso que vamos falar neste conteúdo!

 

A aplicação da inteligência artificial no VAR e outros recursos nas partidas

 

Apesar da adoção do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) pela FIFA nos últimos anos, as polêmicas envolvendo as decisões em campo continuam. Seja pela demora dos árbitros em traçar linhas de impedimento, pelas interpretações de lances vistos em câmera lenta (que podem aumentar a dramaticidade de uma disputa de bola e de uma queda, por exemplo) ou por outros fatores, tanto jornalistas esportivos quanto torcedores e atletas têm reclamado a respeito da interferência da tecnologia nas decisões tomadas em campo.

 

A inteligência artificial vem sendo usada para minimizar essas situações, e uma novidade deve ganhar força na Copa do Mundo: o uso da IA para traçar automaticamente as linhas na hora de verificar possíveis impedimentos. Já usada no Mundial de Clubes da FIFA e na Copa das Nações Árabes, a tecnologia usa um rastreador de partes do corpo dos jogadores para determinar o posicionamento dos atletas em campo.

 

A FIFA pretende usar entre 10 e 12 câmeras instaladas na cobertura dos estádios, além de sensores que vão captar os movimentos dos atletas. Serão 29 pontos monitorados no corpo de cada jogador, com coleta de 50 imagens por segundo, informa o R7. Assim, as linhas usadas para verificar possíveis impedimentos serão automáticas, o que agiliza a tomada de decisão.

 

Mesmo assim, eventuais erros ou situações polêmicas ainda podem ocorrer. Isso porque a arbitragem continuará responsável por decidir se o atleta em posição de impedimento participa ativamente da jogada ou não — fator que impacta na ocorrência ou não da infração.

 

Inteligência artificial nas transmissões esportivas

Ainda que não interfiram nas decisões tomadas pelos árbitros, as transmissões esportivas também podem se beneficiar do uso da inteligência artificial para enriquecer as informações oferecidas aos telespectadores que assistem aos jogos em casa. Dados antes coletados manualmente em breve poderão ser captados de forma automática, diretamente das imagens das câmeras que fazem a transmissão das partidas.

 

De acordo com reportagem da Forbes, logo a IA poderá gerar estatísticas em tempo real, incluindo a expectativa de gols e a posição estimada de jogadores que não estão na tela. Isso será feito a partir do rastreamento dos dados de jogadores dos últimos 20 anos combinados com algoritmos de machine learning, que conseguirão estimar em quais pontos os jogadores (que não aparecem na tela) estão.

 

Já na temporada 2022/2023, a La Liga (campeonato espanhol) utilizará a IA para gerar informações a serem compartilhadas de forma imediata com os torcedores. Resumos de partidas, clipes dos principais lances e dados relevantes abastecerão não apenas as redes sociais da marca durante os jogos, como também as emissoras de TV, os clubes e as assessorias pessoais dos jogadores.

 

Como a inteligência artificial ajudará o Catar na organização da Copa?

 

Não é apenas dentro das quatro linhas que a inteligência artificial pode fazer a diferença na Copa do Mundo. O Catar, como país-sede, deve usar a IA para otimizar a organização do evento como um todo — seja em seus hotéis, rede de transporte, restaurantes ou supermercados.

 

Rede hoteleira

O ramo hoteleiro é mais um dos que podem se beneficiar da inteligência artificial para otimizar a prestação de serviços, aproveitando o potencial de uso da IA para previsão de demanda de períodos sazonais. Entre uma das principais formas de aplicar a tecnologia no dia a dia dos hotéis está a precificação dinâmica que, baseada na taxa de ocupação de quartos e pela procura por novos quartos, define dinamicamente as tarifas.

 

Transportes

O setor de transportes é mais um que pode obter ganhos significativos com o uso da inteligência artificial. Como a Copa do Mundo ocorrerá em um país de território tão pequeno e com distâncias curtas a serem percorridas, em uma primeira análise pode-se pensar que é mais fácil transportar as delegações das 32 seleções, profissionais de imprensa e torcedores.

 

Por outro lado, é preciso garantir que todos cheguem aos seus destinos nos horários determinados, com o uso das melhores rotas e sem congestionamentos. Afinal, é preciso considerar que mais pessoas estarão transitando em uma área menor, o que pode ocasionar problemas no trânsito.

 

Além disso, o transporte de alimentos e materiais necessários para a realização de treinamentos e jogos é fundamental para o bom andamento da Copa do Mundo. Assim, é preciso pensar em formas de otimizar a atividade. A IA ajuda a fazer isso de diversas maneiras:

 

  • controle de informações para evitar gaps logísticos;
  • gestão de estoque, com suporte de tecnologias baseadas em inteligência artificial e machine learning;
  • previsão de demanda, por meio de algoritmos preditivos;
  • rastreamento de pedidos em tempo real;
  • monitoramento dos motoristas e cargas;
  • roteirização dos transportes, com indicação dos melhores caminhos, entre outras.

 

Alimentação

O uso da IA no setor alimentício também está conectado aos transportes. Afinal, para os restaurantes, é fundamental ter à disposição os ingredientes necessários para preparar os pratos a seus clientes. Além disso, os entregadores também devem ter a possibilidade de levar os pedidos com a máxima agilidade e otimizar os serviços de delivery.

 

Outro ponto relevante: o atendimento autônomo, sem a necessidade de funcionários, que vem se tornando algo mais comum a cada dia. Até mesmo o preparo de refeições já é realizado por robôs em determinados segmentos, especialmente o de fast-food. Os pagamentos já acontecem em terminais de autoatendimento há algum tempo e não chegam a ser uma novidade.

 

No caso de supermercados, também há essa forte relação entre IA e transporte. Garantir o abastecimento das lojas para que os clientes encontrem suas marcas favoritas e produtos frescos é essencial para o sucesso do negócio. Os sistemas de delivery também têm sido mais demandados no setor e o autoatendimento é outro recurso que vem ganhando força e espaço.

Muitas dessas novidades já vêm sendo observadas nas grandes cidades, enquanto outras ainda precisam se consolidar ao redor do globo. O certo é que a Copa do Mundo é uma vitrine e tanto, além de ser responsável por determinar tendências para os próximos anos.

 

E você, tem mais algum exemplo de uso da IA que pode fazer a diferença na Copa do Mundo e na sociedade de forma geral? Deixe seu comentário para continuarmos a conversa e fale com a UniSoma para entender como a IA pode agregar para o seu negócio!

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