3 soluções de IA para contribuir com o planejamento estratégico da sua empresa
Para uma empresa ter resultados que satisfaçam seus sócios, diretores, acionistas e demais stakeholders, duas coisas são necessárias: vender muito e gastar pouco. Mas a gente sabe que nada é tão simples assim.
A quantidade de vendas não deve ser maior do que a capacidade de entrega de produtos e serviços com a qualidade exigida, sob pena de os resultados não serem sustentáveis em longo prazo. Além disso, a redução de custos também deve ser elaborada de forma que não comprometa a imagem da empresa.
Então, é preciso pensar: em qual patamar sua organização quer chegar? Desenvolver um planejamento estratégico e orçamentário é uma excelente forma de definir os passos necessários para se atingir, de forma inteligente e embasada em dados, os objetivos almejados.
Há algumas ferramentas de inteligência artificial (IA) que hoje contribuem, inclusive, para uma gestão empresarial adequada e para a construção de um planejamento estratégico com alto potencial de sucesso. Elencamos as três principais – e que fazem parte do escopo e expertise da UniSoma. Vem com a gente conhecer mais sobre elas!
1. Planejamento Integrado
O planejamento integrado olha a cadeia de suprimentos como um todo, ainda que a complexidade seja grande. Afinal, é observando cada detalhe que se consegue obter os melhores resultados na gestão orçamentária e em todos os demais aspectos da empresa.
A ferramenta da UniSoma permite que os gestores tenham uma visão macro do negócio, visualizando oportunidades de melhorias e de evitar desperdícios em cada área. Desde a origem da matéria-prima, passando pelos canais de distribuição até a chegada ao comprador, o planejamento integrado dá a chance de agir com uma visão de curto, médio e longo prazo.
Aliás, é importante salientar que a cadeia de suprimentos de cada empresa é única, mas as soluções desenvolvidas pela UniSoma conseguem se adaptar a cada negócio. Com base em inteligência artificial, modelagens matemáticas e advanced analytics, é possível observar as inúmeras variáveis, restrições, regras de negócio e objetivos das organizações.
Assim, as equipes de uma empresa se tornam verdadeiros supertimes, pois veem sua capacidade de tomar decisões ser ampliada com o impulso da tecnologia. A consequência disso tudo são melhores resultados e um planejamento analítico verdadeiramente integrado, com um olhar para o todo e respeito aos princípios orçamentários.
Entre os principais benefícios do planejamento integrado estão a redução de custos e de estoques (evitando desperdício de dinheiro e outros recursos), a tomada de decisões mais rápidas, os melhores níveis de serviços e a antecipação de gargalos, graças às tecnologias prescritivas que compõem a solução.
2. Network Design
Apesar de a ferramenta planejamento integrado permitir uma visão macro do negócio, contar com outras soluções dedicadas a problemas específicos dentro de cada área ajuda a potencializar os benefícios de um plano estratégico.
Network Design ou, em português, desenho de malha, é uma classe de ferramentas ou estudos estratégicos destinados não apenas para se decidir as melhores rotas para a entrega de um produto, mas também as quantidades (tanto no envio quanto na estocagem), definições acerca da localização das plantas e dos centros de distribuição necessários para a organização operar, entre outros fatores.
Especialmente em um país como o Brasil, de dimensões continentais, alta complexidade tributária e com vocação tanto para a importação quanto para a exportação de bens e produtos, ter clareza a respeito das melhores configurações de malha é fundamental para evitar perdas e obter os melhores ganhos financeiros.
Com o suporte de algoritmos de advanced analytics e da inteligência artificial, os projetos de Network Design facilitam, qualificam e agilizam a tomada de decisão. Além disso, também permitem reduzir custos logísticos e tributários.
3. Previsão de demanda
Com o desenvolvimento do machine learning, cada vez mais as empresas têm investido em ferramentas de previsão de demanda. A UniSoma conta com soluções capazes de realizar essas previsões com base em diferentes variáveis — que vão desde dados de mercado e sazonalidade, mas vão além e incluem até mesmo o fator humano. Assim, previsões mais aderentes à realidade se tornam viáveis.
Planejar a demanda é fundamental por uma série de motivos: desde a compra de insumos nas quantidades corretas até o uso consciente da matéria-prima e um melhor atendimento dos pedidos dos clientes.
Outros benefícios incluem uma boa governança das informações, qualificação dos níveis de serviços, reduções de erros e de rupturas no atendimento.
Gostou das nossas soluções para o seu negócio? Se você precisa tomar melhores decisões estratégicas, baseadas em dados, a UniSoma está à disposição para oferecer as ferramentas ideais a quem deseja se destacar. Fale com nossos consultores e veja como podemos começar 2023 de forma diferente – e mais planejada!