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Desafio UniSoma

Quinta Checkpoint 2018

Por agosto 10, 2018março 25th, 2022No Comments

No dia 09/08 ocorreu o quinto Check-Point do Desafio UniSoma! Segue o vídeo da live. Neste vídeo respondemos as perguntas realizadas na semana, trouxemos a sócia Daniela Miranda para descrever um pouco mais sobre os documentos  (Documento de Requisitos e o Modelo de Dados) entregues na última sexta-feira (03/08). Foi passado por todos os itens de feedback enviados por e-mail no início da semana. 

Segue abaixo o compilado das perguntas da semana:

1. Os grupos vão ter acesso a um feedback posterior? Seria interessante, pois não consegui sentir que intuitivamente entendi o propósito dos documentos ou como deveriam ser, uma referência.

R. Nós enviamos um feedback geral aos alunos, o qual pode ou não fazer sentido para o seu grupo.

2. Gostaríamos de saber se haverá alguma sinalização no quis respeito à continuação no desafio após a entrega nesta última sexta. Além disto, seria possível incluir alterações na função objetivo e optar por maneira diversa de deploy daquela que consta no relatório supracitado?

R. Em relação a alterar a função objetivo, é possível sim. O Documento entregue na sexta-feira é uma versão parcial dos desenvolvimentos e do que vocês pensaram para o término do Desafio, não significa que não possa ser alterado.

3. Podemos então excluir os owners das alocações em geral?

R. Não, mas eles já estão fixos nas turmas respectivas.

4. Em relação ao 6º ponto, temos mais um prazo para reescrevermos os documentos solicitados?

R. Sim, na entrega final vocês deverão entregar a versão final dos dois documentos.

5. É obrigatório alocar o voluntário no período que o voluntário prefere, ou seja, se o voluntário prefere o período da tarde, mas isso não for possível podemos alocar ele no período da manhã? 

R. Sim, a preferência de período é somente uma preferência.

6. Se dois voluntários com parentesco tiverem preferências distintas de períodos, um pela manhã e o outro pela tarde, como devemos proceder, ou se apenas um deles tiverem uma preferência?

R. Neste caso a preferência por período deve se manter e os voluntários serem alocados em períodos diferentes.

7. Segundo checkpoints anteriores, não iremos alocar os EA, – por outro lado- devemos considerar a restrição de famílias para um mesmo período, neste caso, como fica a restrição de períodos para voluntários com parentesco?

R. Os EAs não são alocados em turmas, então não precisam ser considerados nas restrições com os parentescos.

8. Entregaremos novas versões desses documentos? Se sim, quando?

R. Na entrega final os grupos deverão entregar uma versão atualizada do mapa conceitual e do documento de requisitos, além do programa completo.

9. Pretendemos utilizar Libre Office no output do nosso software. Este podemos utilizar? Pode ser considerado como output editável?

R. Sim, pode ser utilizado.

10. O template de dados é fixo em CSV – refere-se ao template do input?

R. Sim, nos referimos aos arquivos de input.

11. Ainda sobre as restrições relacionadas ao grau de parentesco: entre 1) atender preferência individual de período, 2) alocar parentes no mesmo período e 3) evitar que parentes sejam alocados na mesma turma. Qual a ordem de prioridades?

R. Como essas questões surgiram na parte final do Desafio, vamos considerar que a preferência por período é mais importante e as outras possuem o mesmo peso.

12. No último e-mail foi dito que preferência por período é mais importante que alocar parentes na mesma turma. Porém em algum check point foi dito que parentes não deveriam permanecer na mesma turma. Isso confere? O feedback refere-se então à preferência por período dos parentes ser mais forte que alocar ambos no mesmo período? Exemplo: caso 1 seja parente de 4 e 1 prefira manhã e 4 tarde, então 1 será alocado de manhã e 4 à tarde independentemente de serem parentes.

R. Neste exemplo citado, os parentes devem ser alocados em períodos diferentes de acordo com a sua preferência. A preferência por período é mais forte que alocar os parentes na mesma turma.

13. No arquivo de cadastro de turmas a variável tipo apresenta o nível “Adolescentes” enquanto que no arquivo de cadastro de voluntários a variável de preferência de faixa etária apresenta o nível “Adolescente”. Foi informado em um check-point que esta informação seria padronizada e poderíamos fazer isso nos arquivos, no entanto, não foi informado qual seria a padronização. Nos arquivos futuros da ONG e nos que serão utilizados pela Unisoma para validação estará “Adolescentes” ou “Adolescente”?

R. Os dados populados da ONG serão todos no singular, então manter “Adolescente”.

Durante este check-point foi detalhada a requisição da ONG que necessita de uma exportação do output em csv no formato: Turma;Voluntário. Também foi descrito os 3 itens necessários (Modelo Conceitual, Documento de Requisitos, Análise de Cenário) no relatório final, que será detalhado num novo post no começo da próxima semana. 

Agradecemos a participação de todos os grupos e das perguntas enviadas ao longo da semana. 

Estamos à disposição para responder as próximas dúvidas.

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