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Como o Advanced Analytics pode resolver o problema de escala de profissionais

Quem nunca precisou ir para o hospital no meio da madrugada por conta de uma febre alta ou acompanhou alguém que estivesse doente? Quando a urgência acontece, o pronto atendimento é destino certo, mas dificilmente alguém pensa na estrutura física e humana necessária para que possamos receber o devido atendimento.

 

Hospitais são ambientes altamente complexos, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. E, para isso, o número de colaboradores para atender a demanda é elevado. São inúmeros profissionais, de diferentes especialidades, que precisam ser alocados nas diferentes áreas de atendimento, da maneira mais produtiva possível e respeitando as determinações de órgãos reguladores. Estamos falando de uma quantidade de enfermeiros por pacientes, médicos por ala, profissionais operando equipamentos, nutricionistas e cozinheiras se revezando na cozinha, equipe da limpeza, entre outras atribuições de equipes multidisciplinares que atuam por ali.

 

O bom gerenciamento de todos estes aspectos é crucial para o desempenho da instituição. Ao mesmo tempo, estruturar a escala de trabalho pode ser um desafio árduo neste tipo de ecossistema e raramente um processo manual será capaz de trazer o melhor resultado, correndo grandes riscos de falhas ou retrabalho. Aqui, confiar menos no bom senso e mais em direcionamentos suportados por ferramentas analíticas é a opção mais segura para garantir resultados e menos gastos para a empresa.

 

Escala de trabalho

Os hospitais não são os únicos a enfrentar este tipo de situação. Qualquer grande empresa, que conte com um quadro significativo de colaboradores, com diferentes perfis, horários e turnos, pode encontrar entraves na definição das escalas de trabalho. Imagine, por exemplo, uma companhia aérea, que precisa gerenciar toda a malha de voos e suas respectivas equipes para atender aos viajantes. Uma empresa de ônibus, que estabelece a escala de motoristas em uma viagem do Norte ao Sul do Brasil e precisa atentar às horas de trabalho, descanso e, ainda, ao retorno de suas equipes para o ponto de origem. Ou, até, supermercados e hotéis, que contam com inúmeros profissionais em diferentes áreas?

 

Paralelamente, para os colaboradores deste tipo de empresa, a escala de trabalho está entre as principais preocupações, pois variam bastante ao longo de semanas e meses, dificultando a conciliação entre trabalho e vida pessoal.

 

Mas, não precisa ser assim. Com as ferramentas adequadas, empresas podem criar planejamentos otimizados sob medida, de acordo com as necessidades e variáveis do seu negócio. Baseados em modelo matemático prescritivo, capazes de parametrizar e montar a programação diária e semanal da escala de equipes levando em consideração, entre outros aspectos, perfil, habilidades e preferências das pessoas.

 

Com suporte de algoritmos inteligentes que suportam a tomada de decisões, a composição das escalas torna-se mais equilibrada e bem distribuída, trazendo benefícios às equipes, como melhor qualidade de vida e mais satisfação em suas rotinas de trabalho. Por outro lado, para a empresa, significa produtividade, otimizando as rotinas e reduzindo horas extras e outros custos implícitos nesse processo.

 

E, ainda, dá ao gestor maior visibilidade das escalas e controle das equipes, pois as seleções de equipes nas escalas são menos equivocadas e a possibilidade de benefícios específicos para colaboradores são maiores, indo de bônus e promoções até treinamentos específicos ou alterações de funções.

 

Um caso real: Rumo Logística

Buscando reduzir os custos com pagamento de horas extras e balancear recursos e pessoas, a Rumo Logística, maior operadora ferroviária do Brasil, adotou uma solução em advanced analytics da UniSoma para estruturar a escala de trabalho de seus profissionais. Antes da implementação, a Rumo fazia a programação diária de escalas de forma manual, com o suporte de planilhas. Depois, como resultado, conseguiu passar a operar com mais trens e reduzir seus custos com alocação de profissionais, tornando a gestão mais eficiente, confiável e pontual, com redução significativa de horas totais de parada dos trens à espera dos maquinistas.

 

A tecnologia está em todo lugar e, cada vez mais, proporcionando avanços nas mais diferentes áreas de negócios. Que tal usá-la para promover mudanças em favor dos colaboradores? E aqui não significa substituir pessoas por robôs, mas fazer valer a inteligência do Advanced Analytics para estruturar escalas de trabalho melhores e mais produtivas.

 

A UniSoma possui vasta experiência no desenvolvimento de soluções analíticas para suportar negócios e tomada de decisões, e pode ser sua parceira na implementação de um processo mais estratégico de administração do capital humano focada em melhores resultados para o seu negócio. Entre em contato para saber mais.