Skip to main content

Poucos termos têm sido tão falados — e escritos, comentados, analisados, polemizados… — quanto a “IA generativa”. E é verdade que desde a popularização de chatbots mais sofisticados, como o ChatGPT, ou inteligências artificiais que criam imagens a partir de comandos de texto, como o Midjourney, entre diversas outras tecnologias, o mundo parece estar passando por mudanças significativas.

 

Essas transformações vêm impactando diversos setores: da música à medicina, do cinema às vendas, das artes plásticas à educação. Seja para ganhar escala, otimizar o tempo, gerar ideias ou qualificar trabalhos, de uma forma ou de outra, muita gente vem investindo na IA generativa. Com isso, essa tecnologia dá sinais de que chegou para ficar.

 

Mas, afinal, o que é IA generativa e como, de fato, esse modelo de linguagem pode impactar tantas áreas do conhecimento humano e de mercado?

 

O que é IA generativa?

 

A Inteligência Artificial Generativa — ou simplesmente IA generativa — é uma categoria de técnicas cujo objetivo é criar ou gerar novos dados que se assemelham a outros existentes. Essa é sua principal diferença em relação à inteligência artificial convencional, que tem um papel de classificação ou de análise de dados.

 

Os algoritmos da IA generativa são projetados para aprender padrões e características de conjuntos de dados existentes para, na sequência, criar novas informações com base nesse “conhecimento” adquirido. São capazes de gerar imagens, texto, áudio e até mesmo vídeos de maneiras criativas, que anteriormente eram exclusivas de habilidades humanas.

 

Quais são as principais aplicações até o momento?

 

A IA generativa vai muito além do ChatGPT — a IA mais popular do mundo até o momento. Mais do que formular respostas para perguntas dos usuários, essa tecnologia já vem criando música, arte e vídeos, entre outras funcionalidades. Veja alguns exemplos:

 

Vendas

Recentemente, a consultoria Gartner destacou cinco tecnologias emergentes na área de vendas e, entre elas, está a IA generativa. De acordo com reportagem do site Infor Channel, “até 2025, o Gartner prevê que 50% de todas as implementações de tecnologia de vendas B2B corporativas incluirão salas de vendas digitais, por isso é imperativo que os líderes de vendas se preparem agora”.

 

A IA generativa tem o potencial de tornar o setor de vendas mais eficiente, personalizado e orientado por dados. Podemos listar vários casos de uso:

 

  • Gestão de conteúdo de marketing e vendas;
  • Geração de leads;
  • Desenvolvimento de sistemas de recomendação personalizadas;
  • Assistência virtual para vendas;
  • Precificação dinâmica;
  • Análise de feedback;
  • Personalização de produtos e conteúdos, etc.

 

A IA generativa pode melhorar a tomada de decisões, aumentar a produtividade das equipes de vendas e proporcionar uma experiência melhor para os clientes, tudo isso contribuindo para o crescimento das receitas e a conquista de clientes mais satisfeitos.

 

Música

A IA generativa já vem sendo usada para a produção de músicas originais. Melodias, harmonias e até mesmo composições completas podem ser desenvolvidas com a tecnologia, a partir de modelos treinados em composições musicais existentes. Há um debate em relação à propriedade intelectual, já que essas peças musicais nas quais a IA se baseia foram compostas por pessoas reais. Ainda assim, o poder da tecnologia é real.

 

Arte

Também é possível criar imagens digitais, vídeos, esculturas e outros tipos de obras artísticas com apoio da inteligência artificial. Ainda que baseadas em obras já existentes (e passíveis de debates éticos), essas criações podem ser bastante originais.

 

Simulações e realidade virtual

A IA generativa ainda pode ser usada na criação de jogos e simuladores virtuais, inclusive com a definição de ambientes, personagens e demais elementos que compõem o cenário. Mais do que isso, a tecnologia já auxilia na geração de dinâmicas que respondem ao comportamento do usuário enquanto joga.

 

Geração de vídeo e animação

Animações, vídeos, efeitos especiais? A IA generativa também faz. Com o prompt (comando) correto, já é possível gerar sequências realistas de movimento.

 

Inteligência artificial generativa no setor educacional

 

A IA generativa vem proporcionando avanços significativos para os mais diversos ramos de negócio. No marketing, auxilia na geração de textos e desenvolvimento de campanhas; na engenharia, facilita a criação de simulações e protótipos virtuais; nas finanças, consegue prever tendências e otimizar carteiras de investimento; no varejo, melhora a precisão da recomendação de produtos.

 

E assim por diante — há uma diversidade de contribuições em praticamente todos os segmentos. Na área da educação, por exemplo, possibilita novas maneiras de personalizar o aprendizado, criar conteúdo envolvente e apoiar professores e alunos em suas jornadas educacionais.  Vamos detalhar 7 maneiras de como a IA generativa contribui com o setor educacional.

 

7 contribuições da IA generativa na educação

 

1)      Personalização do aprendizado

A partir de ferramentas digitais, como aplicativos de ensino, os estudantes podem dar sequência aos estudos mesmo quando estão longe da sala de aula e não têm acesso aos professores. A inteligência artificial também já possibilita medir as necessidades do aluno e disponibilizar tarefas que os ajudem em suas principais dificuldades e particularidades.

 

2)      Criação de conteúdo

Assim como “entende” as particularidades dos estudantes, a IA generativa pode desenvolver conteúdos que auxiliem os alunos na busca por mais conhecimento. Seja uma nova abordagem da mesma matéria vista em sala de aula, sejam materiais extras como resumos, guias de estudo, sugestões de leitura, entre outros, a criação de conteúdo é um dos principais destaques da IA generativa no setor da educação.

 

3)      Geração de diálogos e conversas

A IA generativa pode criar diálogos e conversas em diversos idiomas, o que ajuda estudantes que estejam aprendendo uma língua estrangeira, por exemplo.

 

4)      Análise de dados educacionais

Analisar grandes conjuntos de dados educacionais, com potencial para identificar tendências, padrões e insights capazes de melhorar os sistemas de ensino é outra poderosa demonstração de como a IA generativa pode apoiar o setor educacional.

 

5)      Geração de grades curriculares

A definição de planos de estudo, avaliações, materiais e programas a serem colocados em prática em um curso é sempre complexa. Especialmente no cenário já mencionado de personalização do aprendizado, é fundamental oferecer flexibilidade para os diferentes perfis de estudantes.

 

A IA generativa pode também cumprir o papel de criar grades curriculares a partir da análise de todo o cenário de uma instituição e das particularidades de seus alunos.

 

6)      Restauração digital de materiais

Há conteúdos de altíssima qualidade produzidos no passado e que ainda são relevantes no mundo atual. No entanto, muitas vezes o material já está degradado ou disponível em uma tecnologia defasada. A IA generativa pode ajudar a restaurar imagens digitalmente, atualizar livros e artigos pertinentes para um contexto mais atual, entre outros benefícios.

 

7)      Correção de provas

A IA também ajuda os professores com a correção de avaliações, que geralmente costuma tomar muito tempo desses profissionais. Assim, ficam com mais disponibilidade para preparar aulas ou desenvolver outras atividades mais criativas e estimulantes com seus alunos.

 

UniSoma acompanha a revolução da IA generativa

 

A UniSoma é uma das empresas pioneiras quando o assunto é inteligência artificial no Brasil. E, cada vez mais, temos percebido que a IA vem aumentando exponencialmente a capacidade humana na tomada de decisões.

 

Mais do que nunca, as empresas estão colocando em prática soluções de IA generativa, que permitem às organizações lidar com milhares de variáveis e possibilidades de cenários em seus processos.

 

Com experiência em setores que vão da logística à educação, a UniSoma está preparada para oferecer soluções personalizadas para as necessidades de seus clientes. Que tal conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato e agende uma conversa!

Deixe seu comentário