Skip to main content

Desde que foi lançado, no final de 2022, o ChatGPT vem ganhando grande repercussão. Há quem diga que a inteligência artificial (IA) generativa é a maior revolução em tecnologia dos últimos anos, ainda que haja críticas quanto ao uso dessa nova ferramenta.

 

Fato é que essa tecnologia tem ganhado espaço em diversos segmentos da sociedade — inclusive no mundo corporativo. Empresas e profissionais buscam entender como a ferramenta pode contribuir (ou não) com suas atividades e negócios. Para a cadeia de suprimentos, conseguimos elencar alguns benefícios, que você verá logo abaixo.

 

Mas, antes, vamos trazer um breve resumo do que é ChatGPT.

 

O que é ChatGPT: a ferramenta responde!

 

Para definir o que é ChatGPT, questionamos a própria ferramenta — cuja versão é gratuita e acessível a todos. Veja o que a inteligência artificial respondeu para a pergunta “ChatGPT, quem é você?”:

 

“Olá! Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Fui treinado em uma grande variedade de dados textuais para ajudar a fornecer respostas e informações sobre diversos tópicos. Posso ajudar com perguntas, fornecer explicações, gerar texto criativo e muito mais”.

 

Em resumo, ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial capaz de conversar com o usuário em linguagem natural.  Funciona a partir de uma rede neural de aprendizado profundo chamada Transformer que, ao “ler e interpretar” uma pergunta, consegue escrever uma resposta completa e relevante que pode ser aprimorada caso o usuário dê sequência ao “diálogo”.

 

Em pouco tempo, já foram observadas algumas vantagens do uso do GPT chat no mercado, que vão desde o aumento da capacidade de comunicação em tempo real e com maior facilidade entre os membros de uma equipe até o aprimoramento da eficiência, antecipação de necessidades, entre outras. Mas, como o ChatGPT pode impactar a gestão da cadeia de suprimentos?

 

IA generativa na cadeia de suprimentos: curto ou longo prazo?

 

Especialistas preveem que a IA generativa deve ser uma tecnologia dominante no mercado em um período de dois a cinco anos. Mas, quando se trata de cadeia de suprimentos, as estimativas são um pouco mais conservadoras. Ainda que haja benefícios, como contribuir com o treinamento de equipes, fazer análises e trazer respostas para algumas perguntas, a ferramenta tem muito a amadurecer.

 

Reportagem da Forbes destaca que é improvável que o ChatGPT e similares tenham grande impacto no setor em um período de até uma década. Para Marko Pukkila, vice-presidente de supply chain do Gartner, “como os modelos da cadeia de suprimentos são tão complexos e específicos para cada empresa, a chegada esperada (da IA ​​generativa) a esse mercado é prevista para daqui a 10 anos”, avalia.

 

Ainda assim, acredita-se que os gestores que atuam na área de cadeia de suprimentos não devem ficar esperando a tecnologia evoluir. É preciso arregaçar as mangas e trabalhar desde já. Um dos principais desafios a disponibilidade e a qualidade dos dados que podem representar com precisão os processos de ponta a ponta da cadeia de suprimentos.

 

Implementar uma cultura data driven e tirar proveito de todo o potencial gerado pelo analytics é um processo organizacional que demanda preparo, inteligência e acompanhamento. No entanto, empresas que buscam excelência nos serviços e alto nível de confiança nas decisões precisam ter isso cada vez mais enraizado. São os dados que permitem identificar tendências e padrões por meio de análises preditivas que resultam em abordagens proativas dos negócios.

 

Qual a visão da UniSoma sobre o uso do Chat GPT na cadeia de suprimentos?

 

O ChatGPT vem dividindo opiniões, principalmente porque todas as suas implicações ainda não foram mapeadas. Por ser uma ferramenta treinada com conteúdos online e de alto nível de articulação, tem grande potencial para contribuir com a produtividade no dia a dia do trabalho. Pode ajudar na priorização de e-mails, em resumos de artigos, na tradução de linguagem de programação, entre outras aplicações.

 

Um dos desafios, no entanto, está no alinhamento da inteligência artificial com a capacidade humana de filtrar as informações.  Há preocupações éticas relacionadas ao uso da IA generativa (criação de fake news, deturpação de identidades, entre outras ações que tenham má intenção) e à confiabilidade da ferramenta. A veracidade das informações ainda não foi totalmente dimensionada.

 

A mentalidade de conscientização da ferramenta ainda está abaixo do que a tecnologia já permite, mas entendemos que conviver com esse “novo mundo” é inevitável. Há um cenário de oportunidades dentro da cadeia de suprimentos, considerando atendimento ao cliente, rastreamento e logística, requisições de compras, gerenciamento de estoque e previsão de demanda — e também em atividades rotineiras para otimização de tempo.

 

Para melhorar sua eficiência operacional, é importante se perguntar: “como ferramentas em tecnologia podem me ajudar a gerar valor?”. Vale ressaltar que a implementação de IA requer planejamento e desenvolvimento adequados para atender às necessidades específicas de cada empresa. Se você pretende usar IA na cadeia de suprimentos, fale com a UniSoma! Temos mais de três décadas desenvolvendo aplicações inovadoras que podem transformar sua empresa!

Deixe seu comentário