logo
Top

Nexa melhora processo de decisões de compra com solução analítica

O processo de compra de minério de zinco ao redor do mundo é permeado por decisões complexas, restrições e inúmeras variáveis. Envolve questões logísticas, minas próprias e terceiras, diferentes propriedades físico-químicas dos concentrados que serão misturados nas plantas produtivas, processamento em produtos e subprodutos, além variações de custos e receitas ao longo do tempo.

Até 2016, este cenário volátil e complexo contextualizava a Nexa em suas decisões relacionadas à cadeia de suprimentos. Particularmente, definir quantitativamente as compras de minério de zinco e o direcionamento adequado dos diferentes tipos para cada uma das três refinarias era um grande desafio. Até então, toda a operação comercial era controlada utilizando o Excel como ferramenta de gestão, cruzando informações para orientar as decisões, visando a obtenção de determinado resultado financeiro.

 

Mineradora global e produtora de zinco, cobre, chumbo, prata e ouro, com mais de 60 anos de experiência, a Nexa tem como principal acionista a Votorantim S.A., além de ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque, nos EUA, e de Toronto, no Canadá. A empresa trabalha com matérias-primas essenciais para o funcionamento do mundo: do zinco das plantações ao zinco dos aviões, do cobre dos carros ao cobre dos celulares.

Até meados de 2016 enfrentava desafios para tomar as melhores decisões comerciais em sua cadeia de suprimentos. Encontrou na UniSoma a parceira ideal para o desenvolvimento de uma solução analítica que suportasse o processo decisório de compra de minério de zinco.

 

As planilhas continham dados de 30 qualidades diferentes de matéria-prima, balanço de massa e refinarias, com centenas de variáveis e interações, o que, com o passar do tempo, começou a trazer lentidão ao Excel, além de impactar na qualidade do processo de otimização.

 

Solução Analítica

Em meados de 2016, a UniSoma apresentou uma nova possibilidade de ferramenta analítica de controle e gestão baseada em modelagem matemática e inteligência artificial. Um otimizador construído sob medida às demandas da Nexa, capaz de resolver o problema de funcionalidade do Excel, com entrada de dados muito mais intuitiva e que, ao mesmo tempo, tornava o processo de planejamento mais acessível aos operadores da empresa.

A solução, implementada no primeiro trimestre de 2017, trouxe automatização aos processos, potencializou a capacidade de coleta de informações, possibilitou a análise de diferentes cenários, a simulação e a distribuição de resultados para a análise dos vários interessados na empresa.

A partir da inserção de diferentes informações de entrada, como preço, situação das unidades e rendimento das plantas, a ferramenta passou a ser utilizada, principalmente, em duas situações bem específicas. A primeira é focada em Planejamento Estratégico de longo prazo (que pode ser de até 20 anos), a partir de simulações de vida útil das minerações, para o qual são desenhados três cenários – o otimista, o pessimista e o realista. A segunda situação é direcionada ao processo de orçamentação, na qual cria-se um cenário referente ao orçamento do ano seguinte.

 

Benefícios

O principal ganho com a implementação da ferramenta de otimização e inteligência artificial está relacionado ao processo decisório de compra de matéria-prima e à distribuição mais assertiva de cada qualidade adquirida às plantas produtivas, o que se traduz em incrementos financeiros. Ou seja, com a adoção da solução, a margem de contribuição passou a ficar muito mais evidente, revelando aos gestores o custo de cada matéria-prima em relação aos benefícios obtidos após seu beneficiamento.

Outros indicadores revelados pela solução e que passaram a balizar as tomadas de decisões estão associados ao: custo da matéria-prima em relação às cotações dos metais na LME (London Metal Exchange); e a análises de ranking das matérias-primas mais rentáveis dentro da cesta, de modo a priorizar as mais vantajosas.

Paralelamente, a Nexa registrou um aumento da expertise dos times sobre o assunto, com maior exposição do trabalho realizado e ganho de tempo na execução das rotinas de planejamento.

 

 

“Um dos diferenciais da UniSoma como provedor de serviços é a flexibilidade da empresa em buscar resolver problemas e desafios apresentados, sempre aberta e disposta a pensar em soluções e novos desenvolvimentos”, Adriano Castanheira, Commercial Concentrates & CoProducts da Nexa.

 

De agora em diante

Em busca constante por executar uma mineração com mais inteligência analítica, a solução da UniSoma não só atende aos requisitos da Nexa para tomada de decisões, como vem sendo importante no apoio ao processo de reavaliação de orçamento e planejamento estratégico, dado o cenário incerto e volátil como o atual. Diante da crise, em que a previsibilidade é baixa e há muita incerteza no futuro, a ferramenta torna-se bastante útil no fornecimento de respostas rápidas e efetivas para decisões de curto prazo.

Para o futuro, existe também o plano de desenvolver uma nova arquitetura que permita o uso da ferramenta de otimização de forma distribuída e dinâmica entre diferentes áreas, integrando logística, operação e processos à área comercial, o que deve ampliar ainda mais a confiança e a atividade analítica da Nexa.