logo
Top

Solução analítica de inteligência artificial no setor siderúrgico: por que adotá-la?

Agora é o momento ideal para a transformação digital da indústria siderúrgica, em especial porque a Covid-19 assumiu o papel de acelerador de processos digitais dentro das organizações. Automatizar processos, reduzir o tempo de atividades inerentes à cadeia de suprimentos, evoluir e inovar o modelo de negócios tornou-se decisivo para as empresas do setor que buscam melhorar seu planejamento e tomar decisões de forma mais assertiva.

 

Se antes da pandemia o Fórum Econômico Mundial já previa que até 2025 a transformação digital criaria mais de US$ 425 bilhões em valor para a indústria de mineração e metais, agora é ainda mais provável que isso aconteça antecipadamente. E quem começar a se preparar desde já com certeza poderá alcançar um diferencial competitivo no mercado.

 

IA no Setor Siderúrgico

Portanto, é preciso que a indústria de metais se prepare para tal mudança. Isso significa muito mais do que automatizar processos e máquinas. Trata-se de inovar e criar novos modelos de negócios. E fazer isso com o suporte da Inteligência Artificial (IA), impulsionada por modelagem matemática e algoritmos de Advanced Analytics, permite tomar decisões mais estratégicas, conquistar melhores resultados e colocar em prática um planejamento analítico integrado.

 

A digitalização de processos decisórios possibilita que problemas tradicionais do setor siderúrgico de origem estratégica, técnica ou operacional sejam resolvidos de maneira mais eficaz, resultando em redução de custos e aumento da competitividade no mercado.

 

Em outras palavras, a soluções de Inteligência Artificial para o setor siderúrgico permitem prever melhor a demanda final da indústria e ajudam a construir o caminho mais lucrativo que precisa ser percorrido para se chegar até lá. Entre as informações que podem ser levantadas, estão: quais as necessidades de produção; como deve ser o mix ótimo de produtos; quais são as diferentes necessidades nos pontos de estoque ao longo da cadeia – e onde e quando avançar com o estoque -, entre outras. Dados que vão auxiliar na obtenção do melhor resultado operacional e financeiro para a corporação.

 

Transformação digital na siderurgia

Mapear processos internos e identificar aquilo que representa maior potencial de retorno financeiro é o primeiro passo para trazer inteligência e digitalização para dentro da empresa. Assim, pode ser definida uma ordem de prioridade para aquilo que será transformado digitalmente.

 

Entre os resultados diretos dessa transformação estão aqueles relacionados aos KPIs do processo de tomada de decisão. Já no que diz respeito aos indiretos, ganha-se agilidade no processo decisório, mais capacidade analítica e a empresa passa a conhecer melhor seus times e suas habilidades. É assim que a transformação digital agrega valor e traz resultados mais rápidos e de menor custo.

 

Benefícios da inteligência artificial no setor siderúrgico

Já deu para perceber que as vantagens de adotar a IA na área siderúrgica são muitas, mas a seguir listamos alguns dos principais impactos positivos que os métodos avançados de Analytics podem trazer ao seu negócio.

  • Análise global do processo, que permite agilidade para tomada de decisão – e capacidade de reação às mudanças do mercado;
  • Planejamento prévio e simulação de cenários considerando conjuntos de variáveis;
  • Revisão de ações e estratégias em tempo real, quando necessário;
  • Antecipação, agilidade e melhor negociação de contrato com fornecedores da cadeia;
  • Controle de estoques de commodities;
  • Redução da ruptura de abastecimento;
  • Gestão integrada: produção, distribuição, estoque e atendimento da demanda;
  • Redução de custos e melhores margens;
  • Planejamento anual de acordo com as principais variáveis do setor.

 

 

Parceria com a UniSoma

Chegou o momento do setor de siderurgia se beneficiar da transformação digital. E a UniSoma é a parceira ideal para oferecer uma ferramenta analítica suportada por Inteligência Artificial. Ela permitirá automatizar processos, controlar melhor estoques, gerenciar seus mixs e blends, planejar com mais assertividade e evoluir no modelo do seu negócio. Prepare-se para o futuro que já chegou, conte com a UniSoma.