Skip to main content

Por décadas as empresas vem tomando decisões importantes baseadas no feeling. Com o passar do tempo e o acesso crescente a dados de diferentes tipos e fontes, o compartilhamento de informações e pesquisas, o cenário vem se transformando radicalmente.

 

A velocidade e o volume de geração de dados são tamanhos que não há mente humana capaz de processar e analisar tudo de maneira satisfatória. E nem precisa. A tecnologia analítica está aí para impulsionar a mudança de paradigma e executar esse papel com agilidade e assertividade, reunindo, processando, dando sentido aos dados e entregando indicadores relevantes e insights que podem levar a uma melhor tomada de decisão.

 

Para a indústria farmacêutica em especial, o momento é de uma oportunidade única. Seja pelo melhor entendimento das tendências de consumo, do comportamento dos pacientes e dos mercados-alvo ou pela aceleração do processo de descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos, o Advanced Analytics é uma promessa real para transformar as estratégias de crescimento das empresas.

 

Desafios

O cenário da indústria farmacêutica apresenta grandes oportunidades, assim como alguns pontos de atenção. Várias das principais “dores” são comuns em diversos outros segmentos. Listamos aqui alguns dos principais tópicos que devem guiar este segmento pelos próximos anos.

  • Gerenciamento do enorme volume de dados provenientes das diferentes fontes – pacientes, varejistas, P&D, influenciadores de compra, médicos – e a necessidade de tratamento, análise e transformação destes dados em indicadores e estratégias acionáveis;
  • Identificação da segmentação ideal para impactar os mercados mais atraentes e os profissionais mais aptos a divulgarem os seus produtos;
  • Maior concorrência entre empresas e laboratórios farmacêuticos, além do consumo de medicamentos genéricos e de produtos bio similares;
  • Mudanças na regulamentação e maior cautela das entidades reguladoras;
  • Clientes mais conscientes e informados, em busca de saúde e bem-estar;

 

Por mais que muitas indústrias farmacêuticas estejam se movimentando para se adaptar ao novo panorama que o advanced analytics vem estabelecendo, o ritmo acelerado das transformações exige visão inovadora e capacidade de execução.

 

Principais Vantagens do Advanced Analytics para a Indústria Farmacêutica

As vantagens que soluções de Advanced Analytics proporcionam à indústria farmacêutica são inúmeras, por exemplo:

  • Operações: planejamento integrado das operações de sourcing, produção e logística com a identificação de oportunidades de otimização e melhor performance do atendimento dos clientes;
  • Vendas e Marketing: análises em tempo real de campanhas de vendas e marketing para melhores práticas de comercialização e entendimento do perfil de comportamento do consumidor, possibilitando uma oferta personalizada, no momento exato da demanda, e a execução de estratégia comercial mais assertiva.
  • Pesquisa e Desenvolvimento: integração de múltiplas fontes de dados, experimentação e pressupostos calculados de riscos e benefícios estão sendo aplicados no desenvolvimento de novos medicamentos e no descobrimento de compostos promissores. Além disso, pacientes em testes clínicos precisam atender alguns pré-requisitos e as análises contribuem para encontrar o perfil ideal, monitorá-los em tempo real e até prever efeitos colaterais de medicamentos, com base em informações genéticas, de estilo de vida ou sobre doenças pré-existentes;
  • Financeiro: melhores projeções de receitas ou de mudanças nas linhas de negócios em busca de oportunidades e melhor performance. Benefícios também sentidos por instituições de saúde, que declaram crescimento na receita e melhorias em resultados de atendimento de pacientes.

 

Soluções em Advanced Analytics podem integrar e processar milhares de registros de dados estruturados e não-estruturados, incluindo estudos clínicos, prescrições, anotações médicas, notícias, registros de prontuários e comentários em redes sociais. Tudo isso de forma rápida e eficaz.

 

Afinal, não é novidade para ninguém que o ritmo do mercado está cada vez mais dinâmico, desafiando os modelos e técnicas comerciais tradicionais. Paralelamente, a indústria farmacêutica é um dos segmentos que mais possui dados sobre consumidores, canais de vendas e influenciadores. Se sua empresa almeja não apenas acompanhar o mercado, como também desenvolver estratégias mais precisas, prever mudanças e tendências, conduzir um melhor gerenciamento de riscos e entregar mais valor aos seus clientes, este é o momento de contar com o suporte de análises avançadas para sustentar seus negócios.

 

A UniSoma possui décadas de experiência no desenvolvimento de soluções em advanced analytics e tem ajudado inúmeras empresas, dos mais diversos segmentos, a serem mais competitivas. Entre em contato para saber como podemos entregar soluções revolucionárias em Advanced Analytics.

 

Assista ao Video: Pandemia acelera a Transformação Digital no Supply Chain

Conheça nossas soluções para a Farmacêutica!

Deixe seu comentário