Skip to main content

A Alpargatas é uma das principais indústrias de calçados do Brasil, com produtos vendidos em 130 países. Seu carro-chefe, as sandálias Havaianas, é uma marca reconhecida globalmente. Com uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, os calçados e demais produtos da empresa demandam um planejamento bastante eficiente para atender o mercado e garantir bons resultados para a organização.

 

São aproximadamente 250 milhões de pares vendidos ao ano em todo o mundo. Desses, 220 milhões comercializados apenas no Brasil — é como se cada brasileiro comprasse um par de Havaianas por ano.

 

Imagine, então, a complexidade de elaborar um plano de produção desta dimensão, considerando o grande número de variáveis relacionadas a suprimentos, logística, estoque, etc. Até meados de 2022, isso era feito pela equipe de planejamento de operações em ferramentas desenvolvidas em planilhas de Excel, que impossibilitavam mapear todos os cenários, restrições e ganhos (ou evitar perdas).

 

Assim, a Alpargatas encomendou à UniSoma uma solução robusta (que a empresa chama de “otimizador”), direcionada ao planejamento integrado, que tem como primeiro input a previsão de demanda. O modelo toma a decisão de qual mix produzir em cada uma das quatro fábricas da empresa, respeitando as suas capacidades produtivas (roteiro de produção, eficácia dos equipamentos, etc.) e logísticas (expedição e armazenagem).

 

O objetivo final? Qualificar a tomada de decisão e gerar a maior margem possível para a empresa.

 

Neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre a complexidade da produção da Alpargatas, a ferramenta customizada que a UniSoma desenvolveu para contribuir nesse cenário e os resultados já obtidos!

 

A complexidade da produção da Alpargatas, a dona da Havaianas

Estrutura

Fundada e sediada no Brasil há mais de 115 anos, a Alpargatas, além da Havaianas (líder mundial em calçados abertos e conhecida por seus icônicos chinelos), também detém a Rothy’s (marca norte-americana de calçados sustentáveis) e a ioasys (empresa de inovação e tecnologia).

 

São quatro unidades fabris no Brasil para atender a toda demanda global da companhia: Santa Rita (PB), Campina Grande (PB), Carpina (PE) e Montes Claros (MG). Além disso, a empresa conta com um Centro de Distribuição em Extrema (MG) e um recém-inaugurado Centro de Distribuição em Campina Grande, que centraliza boa parte do estoque e possui uma capacidade de estocagem de 39 milhões de pares.

 

Produção

Atualmente, a Alpargatas produz cerca de 400 modelos, cada um deles disponibilizado, na média, em seis cores. Considerando toda a grade de numeração, estamos falando em aproximadamente 10 mil SKUs (sigla para Stock Keeping Unit, que significa unidade de manutenção de estoque).

 

Cada modelo, de cada cor e em cada tamanho é uma produção única, que deve ser planejada individualmente — o que torna a complexidade da atuação da Alpargatas muito grande.  Até meados de 2022, o plano de produção era desenvolvido em planilhas de Excel.  “Mas a ferramenta não tinha condições de considerar todos os parâmetros que precisávamos. Por isso, não conseguíamos construir um plano com toda a confiabilidade e profundidade necessárias”, explica Mariana Bazelatto, Gerente de Planejamento Integrado da Alpargatas.

 

Parâmetros

Entre os parâmetros mais relevantes que não constavam nas planilhas, por exemplo, estavam capacidade e roteiro de produção (sequência de produção considerando a entrada da matéria-prima na linha até o produto final), além do tempo de ciclo do produto. Em um cenário macro, os parâmetros logísticos eram considerados, mas sem os detalhamentos desejados.

 

Realizar alterações de cenário (como aumento de dias trabalhados ou indicador OEE – Overall Equipment Effectiveness – de maquinário, por exemplo) não era viável. Além disso, o processo tomava muito tempo: eram três semanas de ferramenta rodando, além de todo o trabalho de análise posterior.  “Passamos a ver que precisávamos buscar no mercado uma ferramenta que fizesse esse trabalho de forma automatizada, e a UniSoma nos ajudou”, revela Mariana.

 

A Alpargatas buscou uma solução capaz de atender às suas necessidades, que trouxesse um planejamento preciso, de qualidade e eficiente — além de aumentar ainda mais os ganhos da empresa.

 

A construção da ferramenta customizada para produção da Alpargatas

Antes de iniciar o desenvolvimento da ferramenta para o planejamento de produção, era necessário entender o cenário da Alpargatas. Assim, em junho de 2022, todas as áreas da empresa que seriam impactadas se reuniram com a UniSoma.

 

“Fizemos visitas em 3 das nossas quatro fábricas, sendo que a UniSoma esteve conosco em todas elas. Foram duas semanas de imersão para entender como era a produção em cada uma delas, o que fazia sentido incluir na ferramenta e quais as particularidades da produção da Alpa — que não são poucas”, explica Mariana.

 

Em três meses, a Alpargatas recebeu a primeira versão do otimizador para testes. A partir de então, o S&OP (sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações) se tornou ainda mais estratégico e eficiente no sentido de equilibrar oferta e demanda da cadeia de suprimentos.

 

Principais ganhos com o planejamento integrado de produção

Se nos tempos do Excel a Alpargatas precisava de três semanas para rodar o plano de produção (além das análises que acontecem depois), o tempo de rodada do otimizador é de aproximadamente duas horas. Esse período de 20 dias é usado agora com muito mais eficiência, já que é possível fazer a leitura e interpretação dos dados proporcionados pela ferramenta e chegar a um resultado mais qualificado na análise do cenário.

 

O nível de detalhamento em S&OP que a Alpargatas passou a ter com a nova ferramenta é um dos principais benefícios do otimizador. “Tínhamos o plano de produção e sabíamos quanto iríamos faturar, mas sem tanto detalhamento da informação. Agora, conseguimos gerar um número muito mais confiável”, destaca Mariana.

 

Além disso, a ferramenta permitiu incluir muitos parâmetros nessa análise, o que municia as equipes com mais informações e um conhecimento mais aprofundado do mercado em que atuam. “Antes, analisávamos 8 mil combinações no Excel, considerando mês, modelo e fábrica. Hoje, com o otimizador, conseguimos analisar 200 mil combinações. Com isso, temos um plano de operações (produção, armazenagem, expedição, entre outros) com muito mais qualidade, confiabilidade e assertividade”, enfatiza Mariana.

 

Outro ganho é a maior precisão na projeção de estoque, ou seja, no capital empregado, possibilitando tomar decisões de forma antecipada e preventiva. Além disso, a partir de uma simulação, estima-se potencial de aumento de margem em 1%, o que é muito significativo.

 

Sob a ótica operacional, as fábricas conseguem se organizar com mais eficiência por entender as características de cada mercado e os diferentes tipos de envio, entre outras vantagens.

Por que a Alpargatas escolheu a UniSoma para fazer seu planejamento integrado

A Alpargatas não queria ter uma ferramenta “de prateleira”, que não pudesse se adequar às necessidades e particularidades da Alpargatas e que tivesse um alto tempo de implementação. Assim, a empresa optou pela UniSoma, que ofereceu diferenciais importantes no desenvolvimento do otimizador. Confira os 3 principais!

 

1)      Ferramenta customizada

Um dos diferenciais da UniSoma foi sua capacidade de desenvolver uma solução sob medida para as necessidades da Alpargatas. “É uma ferramenta totalmente customizada, parametrizada e construída de acordo com as nossas necessidades. Esse foi o grande diferencial para escolhermos a UniSoma. Não queríamos ter que nos adaptar a uma ferramenta já pronta”, diz Mariana.

 

2)      Rapidez na implantação

A agilidade da UniSoma na implantação foi outro grande diferencial para a escolha da Alpargatas. “Enquanto outras empresas levavam de um a dois anos para entregar a ferramenta, fizemos a primeira reunião com a UniSoma em junho de 2022 e, em setembro, já recebemos uma primeira versão para testes. Em novembro, deixamos de usar o Excel e colocamos o otimizador à disposição de todas as áreas”, lembra a gerente.

 

3)      Suporte

O acompanhamento das necessidades da Alpargatas, a realização de ajustes e o suporte constante também são diferenciais da UniSoma. “É uma grande parceria. Não foi uma empresa que veio, implementou a ferramenta e nos deixou sozinhos. Temos uma relação muito próxima”, finaliza Mariana.

 

Se você também busca uma ferramenta personalizada para que sua empresa consiga fazer um planejamento integrado e com muito mais eficiência, precisão e qualidade, fale com a UniSoma. Entre em contato com nossos consultores!

Deixe seu comentário