logo
Top

5 tendências de usos da tecnologia no ambiente corporativo em 2019

Você consegue imaginar um ambiente corporativo sem computador ou internet? Parece impossível, certo? No entanto, até pouco tempo atrás, as pessoas precisavam contar com ferramentas analógicas para executar seu trabalho e cumprir suas metas. Foi apenas em meados da década de 1990 que testemunhamos o surgimento da internet comercial e, de lá pra cá, temos observado uma evolução vertiginosa das tecnologias e suas aplicações.

 

Atualmente, a tecnologia constitui um dos principais agentes transformadores das empresas. Seu uso e aplicação nas mais diversas áreas vem revolucionando as relações de trabalho, as profissões, a obtenção de informações e a tomada de decisões. Estar atento e se preparar para as mudanças é fundamental às empresas que desejam se manter ativas e competitivas no mercado.

 

Recente pesquisa da Thomsom Reuters, provedora líder mundial de informação e tecnologia, em parceria com universidade especializada em cursos voltados a negócios, a Live University, mapeou as principais expectativas de mais de 300 executivos brasileiros em relação ao uso e adoção de tecnologias.

 

Entre os temas citados estão:

  • Internet das coisas (IoT): 31,3%
  • Blockchain: 30,9%
  • Data Science: 29,8%
  • Inteligência artificial/machine learning: 29,2%

Aumento da eficiência do trabalho, melhora da governança e compliance, padronização de processos, redução do risco de fraudes e aumento da competitividade foram os principais motivos apontados pelos executivos para a adoção das inovações. E a sua empresa, está se preparando para as mudanças?

 

Separamos os 5 principais usos da tecnologia que serão tendência em 2019 para você se organizar e tirar o máximo proveito de cada um deles!

 

Tendência 1: Analytics

Você sabia que empresas se tornam mais inovadoras com o uso de Analytics? É o que revela um estudo global da Statistical Analysis System (SAS). Entre as empresas consultadas, 72% afirmam obter insights mais relevantes a partir dos dados; 66% afirmam que o analytics é usado para melhorar as operações-chave de negócios e 60% disseram ter se tornado mais inovadoras com a adoção de ferramentas analíticas em suas estratégias de negócios.

 

Tendência 2: IoT

Você sabia que a Internet das Coisas (IoT) será um tema fundamental para 81% das grandes empresas nos próximos 3 a 5 anos? Estes dados são de um estudo da Logicalis, empresa de serviços e soluções de TIC. O levantamento revela o aumento do interesse das corporações pelo tema em relação a edições anteriores, puxado principalmente pela maturidade da tecnologia. Ainda, 40% dos executivos de grandes empresas apontaram IoT como uma tecnologia de alta ou muito alta importância.

 

Tendência 3: Blockchain

Originalmente projetado para transações financeiras digitais, a tecnologia passou a somar uma ampla variedade de aplicações para melhorar a eficiência de processos, do supply chain, passando pela logística, até o setor público e educação. Essa tecnologia de banco de dados em blocos, descentralizados, protegidos criptograficamente e que não podem ser alterados pelos blocos subsequentes, entrega um resultado de maior autenticidade e transparência. Isso significa processos otimizados, maior agilidade às transações e mais segurança e controle das informações, sem a necessidade de intermediação de terceiros ou de um sistema centralizado.

 

Tendência 4: Inteligência Artificial/ Machine Learning

O mercado de inteligência artificial (IA) e Machine Learning deve atingir USD 8,81 bilhões até 2022. Ainda que possa haver sensacionalismo um pouco negativo em torno tema, o potencial da tecnologia é gigantesco. O uso de computadores programados para aprender e desempenhar papéis restrito a humanos, por meio de sofisticadas técnicas de estatística e computação, é uma tendência que está sendo aplicada em diferentes setores e negócios.

 

Entre as aplicações de Machine Learning nos negócios, estão:

  • Precificação Dinâmica;
  • Previsão de Demanda;
  • Detecção de Fraudes;
  • Manutenção Preditiva;
  • Segmentação de Clientes;
  • Motores de Recomendação;
  • Risco de Crédito;
  • Classificação de Imagens;
  • Processamento de Texto.

Em todas elas, o método de análise de dados apresenta resultados superiores quando comparado a técnicas tradicionais para solução dos problemas.

 

Tendência 5: Data Science

Você sabia que existe uma ciência capaz de conectar o mundo acadêmico e o mundo de negócios a partir de estatística, matemática, programação, ciência da computação e resolução de problemas? O Data Science, ou Ciência de Dados, é um termo abrangente para as técnicas utilizadas na mineração de dados e obtenção de insights através de informações. Entre as vantagens para os negócios, está a mitigação do risco e fraude, ao identificar dados incomuns que se destaquem de alguma forma. A entrega de produtos relevantes, com a identificação de quando e onde produtos vendem melhor. E a viabilização de experiências personalizadas ao cliente, por meio da compreensão do público-alvo em um nível muito granular.

Embora os benefícios de adotar a tecnologia nos negócios sejam amplamente conhecidos, ainda há uma grande proporção de empresas atrasadas neste sentido. No levantamento da Thomsom Reuters, 80% dos entrevistados acreditam que será impossível se manter competitivo nos próximos três anos sem a adoção das tendências tecnológicas. Contudo, apenas 42% pretendem aumentar os investimentos em tecnologia e 34% planejam apenas manter o montante atual. Já 22% não planejam aumentar seus investimentos no curto prazo.

 

De que forma você está abordando os desafios de usos da tecnologia na sua empresa? A UniSoma possui o know-how para te ajudar neste e em outros desafios. Entre em contato hoje mesmo com nossos especialistas e conheça como podemos agregar resultados a seus negócios!