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Já abordamos aqui alguns pontos decisivos para a logística para e-commerce nos dias atuais, em que a alta expectativa de nível de serviço e maiores volumes de venda pela internet estão ditando as tendências de consumo. Mas mais do que estar preparado para os desafios impostos pelo novo cenário vivido pelo e-commerce pós-pandemia, é fundamental entender quais são as vantagens de investir em soluções analíticas para elaborar as estratégias logísticas baseado em dados, e não em “achismos”. Leia mais a seguir.

 

Logística para e-commerce

 

Mitigar riscos

Uma boa solução preditiva é capaz de prever a demanda e elaborar cenários e possibilidades do que deve ocorrer logo ali na frente. Assim, os riscos envolvidos em todo o processo de venda e logística para e-commerce podem ser reduzidos, já que as informações estarão na mão das empresas, antes mesmo que os problemas aconteçam de fato.

 

É claro que situações muito disruptivas podem ser difíceis de prever. Ainda assim, dá para se preparar melhor para mitigar riscos, a partir de uma análise detalhada de cenários, e responder mais rapidamente às variáveis que podem surgir em cada situação. Ou seja, mais do que prever o que vai acontecer, as soluções analíticas são um pilar essencial para viabilizar a transformação dos processos de negócio. Isso facilita na hora de definir quais são os dados mais relevantes, para extrair informações valiosas deles e, assim, ter insights que façam a diferença.

 

Preparação para cenários complexos

Especialmente após a pandemia, as soluções analíticas estão cada vez mais preparadas para lidar com cenários complexos — e que antes eram até difíceis de imaginar. A inteligência artificial e o machine learning desempenham um papel essencial, de “ensinar” a máquina, para que ela possa prever essas ocorrências com maior precisão. É bom estar preparado para minimizar perdas, mesmo que nada disso aconteça de fato.

 

Avançar na sua jornada analítica

As empresas que investem em e-commerce estão em diferentes pontos de sua jornada analítica. Enquanto algumas já avançaram bastante, pois entenderam a necessidade e começaram a fazer esse trabalho lá atrás, outras ainda precisam colocar a lição de casa em dia.

 

O importante, em qualquer estágio, é entender que a jornada analítica é um caminho longo e constante, que na prática não tem fim, já que sempre será necessário incluir novos elementos capazes de alterar as necessidades impostas pelo mercado. Veja o exemplo da pandemia: as empresas que já haviam começado a trabalhar com soluções analíticas tiveram que acelerar o passo, enquanto aquelas que ainda não tinha começado, precisaram correr atrás.

 

O fundamental, mesmo, é dar o primeiro passo, já que se trata de um caminho sem volta.

 

Alinhamento do timing entre expectativa do consumidor e entrega

As soluções analíticas ajudam a ver um problema sob diversos aspectos, ângulos diferentes e perspectivas que podem escapar a uma análise meramente empírica. Entre elas, questões como os gaps entre a expectativa que o consumidor tem e a forma, prazo e qualidade da entrega que será realizada.

 

Gestão de estoque

Outro aspecto em que uma solução baseada em inteligência artificial pode ser decisiva é a gestão de estoque. Ao olhar o problema sob diversos ângulos e imaginar variadas possibilidades e cenários, torna-se mais factível a quantidade necessária de cada item para suprir a demanda de um determinado produto, por exemplo.

 

Assim, prever a necessidade de itens em cada centro de distribuição, quanto é necessário adquirir de matéria-prima, quantos veículos serão necessários para fazer as entregas, a quantidade de combustível a ser consumida, entre outros fatores, podem ser planejados com antecedência.

 

Otimização de rotas

Consequência natural da gestão de estoque, o gerenciamento e otimização das rotas a serem tomadas também é outro ponto que ganha muito com o investimento em soluções analíticas. Afinal de contas, entender que tipo de transportadora contratar, as condições das estradas, qual o melhor caminho e quais os custos envolvidos é algo por demais complexo para definir com base em uma análise “manual”.

 

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas, naturalmente, também é outro ponto a ser beneficiado. Ora, ao se ter mais previsibilidade dos cenários, da demanda e do estoque, é possível planejar melhor quantas pessoas serão necessárias para colocar tudo o que foi pensado na estratégia em prática. Assim, pode-se ter times verdadeiramente otimizados, atuando com maior eficiência e menos ociosidade.

 

Previsibilidade de demanda

As soluções analíticas permitem, ainda, ter uma maior previsibilidade de demanda (que será mais eficiente se for um processo colaborativo) levando em conta fatores como sazonalidade, geografia, clima, comportamento do consumidor em cada região, entre diversos outros fatores que podem ser avaliados com base em inteligência artificial e machine learning.

 

Isso ajuda a calcular custos, prever uma entrega mais qualificada e reduzir erros. Afinal, as soluções analíticas são personalizadas e levam em conta, justamente, os dados da própria organização somados às informações de mercado. É por isso que costumamos dizer que não se deve apostar em supostas soluções prontas que aparecem por aí. Mas sim em maneiras de prever o que vem pela frente com base na realidade de cada negócio.

 

As oportunidades são gigantes para o varejo via internet, especialmente depois que as pessoas passaram meses em isolamento social em função da pandemia e gostaram da experiência de compra online.

 

O trabalho mais difícil, de atrair novos consumidores para o e-commerce, foi feito. Mas ainda restam desafios como fidelizar esses clientes e mantê-los satisfeitos e realizados com o consumo a distância. Embora a tendência seja a de manutenção do varejo online em alta, é fundamental que as empresas saibam ofertar aos consumidores uma experiência verdadeiramente valiosa. E a logística para o e-commerce é um elemento fundamental para alcançar o sucesso.

 

Espero que você tenha gostado do artigo. Entre em contato com a gente caso tenha dúvidas ou queria saber mais detalhes sobre o tema.

 

Michel Duran é Gerente de Marketing e Vendas da UniSoma

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp e possui MBA em Gestão de Empresas pela ESPM. 

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