logo
Top

Soluções para a indústria de Alimentos – Aurora

Introdução

A tecnologia aliada ao planejamento pode trazer um diferencial operacional para o competitivo mercado da indústria de alimentos? A resposta é sim. Por meio do uso combinado de soluções de Advanced Analytics conseguimos oferecer um conjunto de módulos avançado, trazendo um novo panorama de controle para as operações.

 

Foi desenvolvido uma solução para a cadeia de aves da Aurora Alimentos, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, além de referência mundial na tecnologia de processamento de carnes. Confira como este projeto foi criado e descubra como poderemos trazer os mesmos resultados para o seu negócio, de acordo com nossa experiência de mais de 200 cases de sucesso.

 

O case

A cadeia de aves é a mais extensa no meio animal e planejar o seu sincronismo consiste em conciliar ciclos com durações discrepantes, atendendo às exigências no processo de incubação- eclosão e no tempo médio de alojamento-abate. Também há a exigência de que os lotes programados para abate atendam a uma distribuição compatível com as faixas de peso necessárias para os produtos.

 

Um outro fator importante na análise da cadeia de frangos está relacionado aos custos de rações, que respondem por uma parcela considerável dos custos totais de produção. Portanto, a geração das formulações ideais para as rações, observando os níveis de estoque dos ingredientes e as necessidades nutricionais, tem um papel importante na maximização global da margem operacional.

 

Considerando este cenário, a UniSoma se aprofundou na dinâmica de trabalho da Aurora Alimentos e fez algumas constatações importantes:

 

  • Visão 360 é um fator crítico: Um dos desafios estava em articular decisões para mercado-plantas-campo e trabalhar com as variações de demanda e comportamento de campo no curto prazo para não comprometer as condições de operação futuras.

 

  • Integração é complexa: Havia a necessidade de prover uma solução capaz de integrar as diversas instâncias de planejamento, por meio de um ambiente comum de diálogo entre os planejadores, com o objetivo principal de organizar decisões de longo e curto prazo e maximizar o resultado global.

 

  • Indicadores de sucesso: Era preciso garantir o acompanhamento das metas de atendimento numa visão tático-estratégica e o controle de todos os processos para ganho em produtividade, economia e estabilidade do negócio, suprindo os ciclos independentemente da sazonalidade.

 

Diante destes elementos, foram desenvolvidas ações práticas para garantir o acompanhamento das metas de atendimento numa visão tático-estratégica.

 

A solução UniSoma

Para conseguir melhorar todos os indicadores, nossos especialistas em planejamento analítico, em conjunto com o time de desenvolvedores, ofereceram uma solução robusta, dadas as condições da Aurora à época.

 

  • Monitoramento: Com base em dados de campo, as estatísticas geram previsões na otimização dos planos. Para a cadeia de aves, foi ajustado um conjunto de modelos para previsão das taxas de postura e eclosão de ovos incubáveis dos lotes de matrizes. O mesmo foi feito para peso, consumo de ração e mortalidade dos lotes de aves, variando em função de fatores como linhagem, sexo e sazonalidade.

 

  • Tecnologia: O planejamento da cadeia de frangos é dirigido pelo módulo STALA/F, que sincroniza as atividades de incubação de ovos. Para amarrar a estratégia, criamos vários módulos que atendem a cada uma das instâncias envolvidas de modo a propiciar a operacionalização do plano tático. A integração de todos os módulos da solução foi feita pelo GIBI (Gerenciador Integrado de Base de Informação), o banco de dados corporativo da solução, implementado em Oracle e integrado à base de informação centralizada da empresa.

 

  • Implantação: Foram desenvolvidos diversos módulos de arquitetura, muitos deles componentes de uma solução que fora inicialmente implementada na década de 90, porém redesenhados de forma customizada e totalmente recodificados nas plataformas atuais.

 

O projeto foi concebido já considerando toda a integração para que não gerassem interrupções nem impedimentos operacionais. Diante disso, os resultados são expressivos:

 

  • Aumento no atendimento da demanda dos frigoríficos em 36%;
  • Velocidade média do serviço reduzida, com aumento de pontualidade -e redução de perda por demoras, atrasos ou descontrole das etapas principais.

 

Este case de sucesso mostra como a solução provida pela UniSoma, aliada à experiência de nossas equipes multidisciplinares, foi decisiva para o sucesso deste projeto, trazendo resultados significativos para o negócio da Aurora Alimentos.

 

Quer o mesmo para sua empresa? Então fale com nossos especialistas e, certamente, ajudaremos a construir seu sucesso com nossa experiência de mais de 30 anos no mercado.