logo
Top

Solução da UniSoma impacta em melhoramento genético de gado

Pioneira na utilização da programação matemática para otimização de acasalamentos de matrizes de gado para o melhoramento genético, a Progenie é reconhecida no mercado brasileiro por seus mais de 18 anos de experiência em soluções que aumentam a qualidade e a rentabilidade do rebanho. A tecnologia sempre fez parte da história da empresa que, desde a fundação, desenvolveu um software para entregar a seus clientes soluções inovadoras para a formação das novas gerações de bezerros.

 

Afinal, a quantidade de variáveis no acasalamento é grande. Se a tomada de decisão não contemplar dados objetivos e confiáveis, um erro pode ressoar por muito tempo em uma propriedade. A análise contempla mais de 20 características para cada animal, entre as informações de avaliação genética, pedigree, avaliações visuais e a genotipagem dos animais.

 

Preocupada em se antecipar e oferecer ao mercado o que há de mais moderno e reconhecendo o potencial dos avanços em tecnologia, principalmente do advanced analytics para sua área de atuação, a Progenie se deparou com um desafio: disponibilizar aos clientes seu modelo de otimização de seleção e acasalamentos num ambiente web permitindo a utilização por vários usuários.

 

Ao buscar uma empresa que pudesse atuar neste desenvolvimento, entendeu que a UniSoma seria a parceira ideal, justamente pelo know how no segmento de modelagem e otimização.

 

Solução

Diante do desafio identificado pela Progenie, especialistas da UniSoma trabalharam no desenvolvimento de uma ferramenta moderna e inovadora, capaz de atender as necessidades levantadas e que, ao mesmo tempo, fosse intuitiva e agradável aos usuários.

 

Com foco em proporcionar uma boa experiência do usuário (user experience – UX), a solução consistiu em uma plataforma que contemplasse o modelo matemático de melhoramento genético da Progenie em nuvem. Elementos visuais de interface do usuário foram escolhidos criteriosamente, a fim de oferecer autonomia e flexibilidade na análise de dados de forma personalizada.

 

Ainda, todo o desenvolvimento foi sob uma arquitetura tecnológica que permite escalar rapidamente a capacidade dos servidores nos momentos em que a demanda de usuários aumente. Uma funcionalidade que atende a uma crescente necessidade do mercado em redimensionar a infraestrutura das aplicações de forma dinâmica, rápida e fácil, de acordo com o uso da aplicação.

 

Resultados

Em aproximadamente 15 semanas, com o envolvimento de colaboradores UniSoma e o suporte da área de negócio da Progenie, a solução foi entregue. Atualmente, a ferramenta está sendo revisada e testada para então ser disponibilizada para todos os clientes Progenie.

 

A utilização dessa tecnologia tem proporcionado um aumento de 25% de produtos superiores e uma redução significativa dos defeitos da nova geração de bezerros, aumentando o percentual de certificação dos animais avaliados.

 

Cliente da Progenie, Guilherme Pontieri, da Agro Pontieri, reconhece a qualidade da solução: “A evolução é muito evidente. Chegar a um índice previsto médio dos produtos tão alto é fato que nunca imaginei. A diminuição significativa dos defeitos é impressionante, acabaram-se os desvios de chanfro, as despigmentações, os problemas de linha de dorso e aprumos, realmente o trabalho de vocês foi preponderante para o desenvolvimento do nosso programa de melhoramento”.

 

Ainda, o desenvolvimento traz uma inovação relacionada à arquitetura da solução: trata-se da primeira solução da UniSoma em nuvem, aplicada em um modelo SaaS (Software As A Service), arquitetura cada vez mais em voga no mercado e com grande potencial de gerar valor tanto para a empresa, quanto para seus clientes. Todo o projeto foi trabalhado como um “projeto de inovação”, sob a responsabilidade de uma área nova na UniSoma, que busca exatamente atender novas demandas do mercado com excelência.