logo
Top

Inovação no planejamento integrado do Supply Chain – Revista Mundo Logística

A concorrência, cada vez mais acirrada, efeito principalmente ocasionado pela globalização, tem forçado as empresas a buscarem melhores práticas de atuação no mercado, para garantirem a sobrevivência, em longo prazo. Atualmente, as empresas lidam com uma grande quantidade de informações mutáveis em segundos e a adaptabilidade a essas mudanças é a chave do sucesso.

A sociedade moderna vive revoluções comportamentais, que geram mudanças radicais na maneira de atuar das organizações. Talvez, uma das mudanças mais recentes se refere à introdução, cada vez mais forte, da tecnologia da informação como fator prioritário para a expansão das fronteiras econômicas.

À medida que diferentes culturas, tecnologias e produtos são inseridos no ambiente, maior é a exigência dos clientes por produtos e serviços diferenciados e customizados. A acelerada mudança e a instabilidade ambiental, tendo em vista o universo de complexos fatores interagentes, como os fatores políticos, econômicos, legais sociais, culturais e tecnológicos, a crescente limitação e escassez de recursos indispensáveis para assegurar os insumos necessários às atividades industriais e a concorrência nos mercados, passam a exigir estratégias e respostas empresariais capazes de assegurar a sobrevivência e a eficácia do negócio, em situações de difícil diagnóstico e de acentuada incerteza (Chiavenato, 1982).

Planejar a estratégia e tomar decisões mais próximas do correto são as partes mais importantes do processo de gestão. A missão desse esforço gerencial é estabelecer o nível de atividades logísticas necessário para disponibilizar produtos e serviços no tempo e local certos, nas condições e formas desejadas.

Para lidar com as incertezas, uma ênfase especial deve ser dada ao planejamento integrado da cadeia de suprimentos e à tomada de decisões dentro das organizações. A tomada de decisão, baseada em dados, experiência e colaboração, tem como principal virtude a redução do efeito risco, diante das incertezas e da consequente melhoria dos resultados do negócio.

Leia a reportagem completa no link: https://bit.ly/2E4xDMt