logo
Top

Conheça o Prognos: UniSoma lança solução de inteligência artificial para previsão de demanda

Contar com soluções analíticas baseadas em Inteligência Artificial (IA) já deixou de ser algo que chegará num futuro distante. Atualmente, grandes e médios players — e até mesmo algumas organizações de menor porte — já utilizam esse tipo de tecnologia para qualificar a gestão de demandas, a logística, o estoque e diversos outros pontos nevrálgicos do negócio.

 

A UniSoma, partindo de sua experiência de mais de 35 anos desenvolvendo e implantando soluções analíticas em seus clientes, agora busca facilitar ainda mais o dia a dia dos usuários. Democratizando o acesso das empresas a soluções de previsão de demanda robustas, baseadas em inteligência artificial, a UniSoma lançou o Prognos, um novo produto que condensa uma série de funcionalidades focadas em previsão de demanda colaborativa, em uma solução única, flexível, inteligente e intuitiva.

 

“Nós temos muita experiência no desenvolvimento de ferramentas sob medida para previsão de demanda colaborativa para grandes empresas e percebemos que boa parte dos requisitos dos clientes estavam concentrados em algumas funcionalidades”, afirma Michel Duran, gerente de Marketing e Vendas da UniSoma.

 

“Decidimos aplicar todo nosso conhecimento e o que aprendemos em cada uma das soluções que já desenvolvemos para previsão de demanda, em uma solução única, que atendesse a grande maioria das empresas por um custo acessível. Ou seja, estamos ampliando o leque de organizações que podem se beneficiar desta solução, à medida que se trata de um produto que pode se moldar a praticamente todo tipo de empresa”, complementa.

 

Características do Prognos que facilitam a vida dos usuários

Prognos é uma solução cujo trabalho é norteado por três características principais: inteligência, flexibilidade e capacidade intuitiva. Saiba mais sobre cada uma delas!

 

Inteligência

A solução conta com algoritmos de inteligência artificial que buscam tendências, sazonalidades e padrões históricos com a intenção de prever demandas futuras. Há a possibilidade de se utilizar variáveis mais complexas, que vão além do histórico de vendas.

 

Na ferramenta, diferentes departamentos da organização podem contribuir com informações que podem ser decisivas para a qualidade da previsão, por meio de fluxos de colaboração. Além disso, a solução permite selecionar qual o período crítico do processo, ou seja, em quais situações os algoritmos deverão ter maior precisão.

 

A inteligência preditiva do Prognos foi modelada com base em técnicas estatísticas e de machine learning. Assim, os algoritmos podem analisar os dados históricos e definir o melhor modelo estatístico de previsão para cada unidade de estudo de forma automática, sem necessidade de intervenção humana.

 

Naturalmente, o usuário ainda é fundamental, já que é ele que define os parâmetros que indicam para o algoritmo o período crítico de acerto — ou seja, onde a previsão deve ser mais certeira. O fluxo de colaboração pode ocorrer em diferentes níveis da hierarquia do produto, fazendo a agregação ou explosão automática, conforme a estrutura definida.

 

Flexibilidade

Outra característica marcante do Prognos é a sua flexibilidade. A solução permite definir diferentes ciclos, como planejamento de vendas e operações (S&OP) mensal ou anual. Além disso, cada ciclo pode ter diferentes etapas, com ações, responsáveis e prazos configuráveis.

 

A estrutura comercial também pode ser configurada para atender a hierarquia interna de cada empresa, seguindo organogramas personalizados. Responsáveis e prazos para conclusão de cada atividade podem ser elaborados previamente e de forma customizada, por exemplo.

 

A possibilidade de integração é uma funcionalidade importante também oferecida pela solução. Embora opcional, é altamente recomendável que seja utilizada, já que permite integrar dados de diversas fontes por meio de uma interface desenvolvida em conjunto. Esse mecanismo é feito sob medida, considerando os sistemas e a tecnologia existente em cada cliente.

 

 

Solução intuitiva

A intuição é outra marca do Prognos. A solução facilita a experiência do usuário com base em um design feito para tornar o seu uso mais simples e responsivo, a partir das seguintes características:

  • visual leve e agradável — mostra somente o que é necessário em cada etapa, facilitando a navegação;
  • gráficos e dashboards — facilitam a visualização e entendimento das informações;
  • linguagem simples — simplifica o entendimento e uso das funcionalidades da ferramenta.

 

Mais do que isso, o Prognos facilita o acesso às informações. Por ser hospedada em “nuvem” mantida pela UniSoma, a ferramenta pode ser acessada remotamente com total segurança, a partir de perfis de usuário e senhas individuais para cada pessoa.

 

Volnei dos Santos, nosso diretor de Operações e Inovação, conta mais sobre o Prognos

Transformação Analítica

A UniSoma acredita que o Prognos é apenas uma parte do processo de transformação. Outra parte é a criação do “mindset” adequado para sua utilização no planejamento de demanda.

 

Para isso — e para que haja aproveitamento total das funcionalidades da ferramenta —, trabalhamos ativamente na construção desse conhecimento junto ao cliente.

 

Primeiramente, um treinamento presencial ou remoto (de acordo com as regras de isolamento diante da pandemia do novo coronavírus) é feito junto do cliente para treinar os usuários replicadores. Na sequência, acontece a operação assistida para acompanhar a criação do primeiro ciclo e de usuários dentro da ferramenta.

 

“Entendemos que os dois primeiros meses são fundamentais para o sucesso da implementação. Por isso, oferecemos ainda, para esse período, um suporte intensivo cujo intuito é sanar dúvidas e questionamentos”, reforça Michel.

 

Como dito ao longo do artigo, o Prognos é uma solução baseada em características específicas e que está disponível ao mercado como forma de resolver problemas de previsão de demanda e outras questões na esfera da Inteligência Artificial e de análises preditivas, por meio de uma ferramenta única. Com o treinamento adequado e o potencial da solução em promover um fluxo de contribuições vindas de diversas áreas da empresa, todos podem contribuir para que mais dados sejam considerados na hora de alimentar os algoritmos do Prognos.

 

Entre em contato com a UniSoma para saber mais!