logo
Top

Planejamento de demanda: o que você precisa saber para melhorar sua cadeia

Por que eu devo me preocupar com o planejamento de demanda?

Planejar a demanda é uma tarefa estratégica para qualquer empresa, pois impacta em seus resultados e nas decisões do restante da sua cadeia. Toda a operação é guiada por essa informação. Dessa forma, a falta de precisão ao fazer o planejamento de demanda gera problemas como:

• compra incorreta de insumos;
• desperdício de matéria-prima;
• consumo inadequado dos recursos;
• geração de estoques de produtos sem giro;
• incapacidade de atender corretamente às solicitações dos clientes (ruptura).

Todos esses fatores interferem diretamente nos ganhos e na competitividade da empresa. Por isso, é preciso que o planejamento de demanda trabalhe com números consistentes e próximos da realidade do mercado, de maneira a equilibrar a produção da empresa, minimizar seus custos e, consequentemente, potencializar seus resultados globais.

Quais os principais desafios que uma empresa enfrenta ao planejar a demanda de seus produtos?

Garantir excelência no planejamento de demanda não é tarefa fácil, pois é preciso considerar um grande número de fatores de naturezas diversas – desde o histórico de vendas da empresa até acontecimentos recentes no mercado.
O desafio aqui é enorme. Entre empresas dos mais diferentes setores, é comum que a tarefa seja realizada por meio de planilhas construídas de forma manual, que dificilmente dão conta de tratar toda essa complexidade de fatores.
Também é frequente que os dados necessários para a análise estejam dispersos entre as áreas da empresa, ou mesmo que os departamentos trabalhem com informações distintas. Nesse cenário, cabe à equipe de planejamento dedicar horas para localizar os dados, consolidá-los em categorias específicas e gerar planos e metas de vendas.
Como resultado, o planejamento de demanda se torna moroso e perde em acurácia – o que, como vimos, tem reflexos na cadeia da empresa e, claro, em sua margem de lucro.

Como uma ferramenta analítica pode ajudar a empresa no planejamento de demanda?

A ferramenta analítica de planejamento de demanda da UniSoma gera uma base segura para a tomada de decisões estratégicas e operacionais. São dois pilares para garantir a qualidade do planejamento: excelência de predição e facilidade de colaboração. Partindo de uma abordagem investigativa, são gerados os modelos preditivos mais adequados a cada cenário de planejamento, considerando um conjunto extenso de diferentes variáveis simultaneamente.
Já o segundo pilar estabelece um ambiente colaborativo entre os diferentes agentes da empresa cuja análise crítica é fundamental para refinar as previsões estatísticas. A ferramenta garante o acesso dos gestores a dados mais confiáveis, já que todos os departamentos envolvidos passam a lidar com a mesma base comum de informações. Além disso, por meio da ferramenta todo o fluxo de planejamento é sistematizado, o que traz robustez e agilidade ao processo.
Para garantir a aderência aos valores e processos da empresa, a ferramenta analítica da UniSoma é construída de maneira personalizada à sua cultura, estrutura comercial e demandas estratégicas. É isso que garante a maximização dos resultados.

Deseja mais informações sobre nossas soluções analíticas? Entre em contato!

Post a Comment