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Você já parou para analisar se a grama do vizinho está realmente mais verde do que a sua? Pegamos carona nesta metáfora para te convidar a algumas reflexões sobre sua empresa: como você vem identificando seus concorrentes e as estratégias que eles estabelecem para seus negócios? O que você tem feito para entender os contextos e competir em um mercado em constante mudança? De que forma você está trabalhando a sua estratégia competitiva? De onde obtém insights sofisticados para superar a concorrência? Para qual direção o mercado está se movimentando?

 

Diante de um mercado em rápida evolução, empresas que desejarem prosperar precisam não só estar atentas às suas próprias estratégias corporativas, como também ter olhos vigilantes para seus “vizinhos”, ou melhor, seus concorrentes comerciais. Ao comparar, monitorar e examinar diferentes aspectos de negócios de sua empresa em relação a seus competidores, você se torna muito mais capaz de explorar oportunidades e refinar suas estratégias, evitando ou reduzindo o impacto de futuras ameaças. Tudo isso diz respeito à Inteligência Competitiva, uma abordagem essencial para obter informações estratégicas sobre o ambiente externo, prever tendências e identificar como os concorrentes estão atuando, buscando promover entregas de alto impacto e melhores resultados.

 

Inteligência de negócios x Inteligência competitiva

Antes de seguir, uma rápida diferenciação de conceitos. Inteligência de negócios busca estudar as condições e a dinâmica presentes no ambiente mercadológico em que a empresa está inserida, de forma mais ampla e com foco no cliente, a fim de identificar as melhores oportunidades de investimentos em marketing e vendas, ou em novos ativos. Sempre com foco em crescimento e lucratividade, busca otimizar e maximizar os resultados da empresa.

 

Já a inteligência competitiva tem um viés mais específico e faz uso da análise de negócios para entender melhor as características do mercado e de sua concorrência, as estratégias, market share, e outros aspectos que podem ser indicativos de algum tipo de impacto ao negócio. Identificando, em tempo hábil, riscos e ameaças e elaborando estratégias eficazes e decisões eficientes.

 

Inteligência competitiva orientada ao crescimento

Ter uma boa ideia de negócios ou lançar um produto inovador há tempos deixou de ser garantia de longevidade a uma empresa. O que vemos na atual era de transformação digital é uma dinâmica de mercado muito mais competitiva e desafiadora, obrigando quebra de paradigmas e mindset. Obter resultados de negócios satisfatórios demanda que a estratégia corporativa, as equipes e todas as áreas trabalhem de forma integrada e orientada ao crescimento. A inteligência competitiva é parte importante deste contexto, na medida em que precisa ser ágil e eficiente na identificação de oportunidades, riscos e tendências, antecipando-se, sempre que possível, aos concorrentes. O grande desafio é: como sair na frente?

 

A chave reside justamente naquilo que as empresas mais estão produzindo e que, ao mesmo tempo, aparece como um dos grandes gargalos corporativos – os dados. Esse volume imenso de dados gerados diariamente, seja de fontes internas ou externas da empresa, requer tratamento especial e sistematização para ser usado em favor do negócio, trazendo informações mais assertivas nas análises do mercado, clientes e concorrentes. Só assim é possível entregar resultados concretos em termos de lucratividade.

 

E o advanced analytics?

Para serem acionáveis, dados precisam ter um significado relevante. É aí que as soluções baseadas em advanced analytics entram em cena. Se concebida de forma adequada, um ferramenta baseada em advanced analytics permite a interpretação de informações e o cruzamento de dados oriundos de diversas fontes, de forma ágil, fornecendo insights assertivos sobre o movimento do mercado e de seus atores para melhores tomadas de decisão e performance.

 

Este é o caso de uma indústria do segmento de materiais para construção que utiliza uma solução em advanced analytics desenvolvida sob medida pela UniSoma. Esta empresa vem reportando ganhos financeiros significativos tomando decisões baseadas em inteligência analítica. A solução cruza uma série de dados sobre oferta e consumo em diversas regiões e indica para a empresa as melhores localidades para investimentos em novas fábricas, em regiões do país com “gaps” na oferta de produtos. A solução permite a tomada de decisão de investimentos em locais que proporcionaram retornos maiores, mais rápidos e de menor risco, além de uma indicação dos volumes e margens praticáveis.

 

O que você está esperando?

Empresas capazes de transformar dados de mercado em diferencial competitivo certamente contarão com motores de crescimento mais fortes para encarar os desafios de um mercado altamente competitivo. Para isso, contar com uma estratégia de advanced analytics estruturada é crucial para prever, descobrir padrões e automatizar respostas aos negócios.

 

A UniSoma é a parceira ideal para te ajudar a se beneficiar com soluções sob medida. São 35 anos de história e mais de 150 projetos entregues, entre as quais, ferramentas preditivas e prescritivas, capazes de sistematizar o processo de coleta e análise de dados, viabilizando a tomada de decisão com base em informações de qualidade superior.

 

Como encontrar oportunidades de mercado via analytics.

 

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