logo
Top

Inteligência Analítica como resposta dinâmica aos desafios de negócio

Imagine um investimento capaz de render até 100 vezes o valor inicial em um prazo de alguns anos? E não se trata aqui do próximo aplicativo que vai revolucionar a forma de fazer negócios para ser vendido por milhões a um gigante do Vale do Silício. A proposta é para a empresa em que você atua hoje em dia, seja ela uma grande multinacional ou uma companhia de menor porte com atuação regionalizada. Por mais ousada que a ideia possa parecer, o resultado é bem factível. Claro que, para ser bem-sucedida, a estratégia requer colaboração, ferramentas, fomento a um novo mindset corporativo, além de parcerias. Quer saber como é possível? Continue a leitura que vamos explicar.

Há duas semanas, abordamos a urgência de as empresas evoluírem seus processos rumo à digitalização de seus negócios, no post Transforme-se hoje ou arrependa-se amanhã. Infelizmente, o cenário mostra-se bastante pessimista para instituições que insistirem nos mesmos processos do passado. Por outro lado, a boa notícia é que o contexto da transformação digital abre muitas possibilidades e apresenta novas dinâmicas perfeitamente viáveis às mais diferentes empresas. Desde novas formas de organização de recursos e de equipes, como as Squads, até o desenvolvimento ágil de ferramentas inovadoras de gestão e tomada de decisões.

 

Squads

As Squads surgiram como resposta à necessidade organizacional das empresas, proporcionando a entrega de resultados mais ágeis em processos de desenvolvimento de soluções ou serviços. O termo faz alusão à palavra em inglês, que significa esquadrão, e a seu sentido militar, que se refere a diferentes especialidades reunidas para executar uma missão de maneira independente.

No ambiente corporativo, a Squad diz respeito a um time multidisciplinar, orgânico e cross-funcional, descentralizado, com senso de auto-organização e auto-gestão, autônomo na definição de prioridades e tomadas de decisão, sem a necessidade de uma figura formal de liderança ou papéis tradicionais.

Com foco em agilidade e escalabilidade, as squads têm seus objetivos alinhados aos da empresa e as pessoas do grupo trabalham cocriando soluções. Tais características habilitam as squads a desenvolverem projetos do início ao fim, MVPs (Mínimo Produto Viável), testes constantes em ciclos curtos, respondendo à demanda do mercado por uma cultura de entregas mais ágil.

 

O modelo UniSoma

Extrair valor de forma consistente de oportunidades identificadas no cliente, por meio da colaboração de um time multidisciplinar, entregando valor de maneira constante e contribuindo para o processo de inovação e transformação analítica dos negócios. Foi com essas prerrogativas que a UniSoma estabeleceu uma nova oferta – que estabelece um paralelo ao conceito de Squads – denominada Célula de Inteligência Analítica (CIA).

A partir de uma imersão nas dinâmicas e estratégias de negócios do cliente e atuando de maneira totalmente customizada e consultiva, a célula é composta por uma equipe multidisciplinar e multinível dedicada. Ela tem o potencial de entregar desenvolvimentos contínuos, mais produtividade e redução de riscos. Envolve pessoas, novos paradigmas e, claro, o desenvolvimento de ferramentas e técnicas analíticas voltadas à experimentação e validação de hipóteses para resolução de problemas reais, por meio de POCs (Provas de Conceito), MVPs ou prototipagem que materializam a geração de valor.

Por meio do alinhamento dos desafios de Analytics identificados no cliente, propõe uma plataforma integrada capaz de unificar ferramentas de otimização, simulação, estatística e machine learning nas diferentes áreas corporativas, viabilizando mais sinergia no processo decisório.

 

Diferenciais

Enquanto um projeto possui escopo fechado, com clareza das etapas, prazos claros em cada fase, interface funcional e entregáveis bem estabelecidos, a Célula é, por natureza, flexível, aberta a “pensar fora da caixa”, promover experimentações, identificar evoluções possíveis e propor caminhos para resolução de desafios. Isso significa que o desenvolvimento de ferramentas baseadas em Advanced Analytics é executado de acordo com oportunidades identificadas em conjunto com o time interno, sempre alinhado aos objetivos estratégicos da empresa e guiado por um roadmap significativo de possibilidades de evoluções futuras.

Ainda, seguindo a tendência de experimentação e do novo perfil de empresas e do consumidor moderno, funciona em formato de assinatura e sob uma dinâmica de trabalho adaptável às diferentes necessidades. Isso significa a alocação de um time técnico fixo permanente e recursos complementares de acordo com as demandas identificadas. A partir de um olhar constante para o negócio e conhecimento aprofundado nos processos, cria os alicerces necessários para avançar o negócio de forma escalável.

 

Benefícios

Como resultado, as empresas alcançam processos de tomada de decisão suportados por maturidade de inteligência analítica.

As vantagens de contar com este tipo de solução incluem:

  • Simplificação de processos e geração rápida e continua de valor, por meio de protótipos ou MVPs;
  • Processo interativo constante com o cliente para alinhamento da jornada e próximos desafios;
  • Ganho incremental de produtividade, pois há interação constante com o cliente e sensibilidade de identificar novas oportunidades para serem acrescidas no roadmap;
  • Alocações planejadas de recursos humanos, sem atrasos, excessos ou interrupções;
  • Flexibilização de escopo e milestones;
  • Custos menores, com riscos minimizados e aprendizados rápidos;
  • Automatização da transformação digital.

 

A UniSoma tem ampla experiência na criação de soluções analíticas com característica multidisciplinar nas mais diversas áreas de negócio, como otimização, estatística, data science, simulação de eventos e desenvolvimento de plataformas web colaborativas focadas em aplicações de Analytics e automatização de modelos.

Com a Célula de Inteligência Analítica, sua empresa estabelecerá uma plataforma dinâmica de referência para planejamento e tomada de decisão. Ela será adaptável e capaz de gerar valor constantemente, com o potencial de retorno significativos como o mencionado na abertura deste post. Conte com o auxílio de quem é especialista, afinal, a sua jornada de transformação digital não vai acontecer como resultado de um projeto fechado com começo, meio e fim, mas depende de um movimento constante que contemple um processo de transformações ao longo do tempo.