Como aconteceu

O Desafio UniSoma 2020 ocorreu entre os dias 31/08 e 25/10/2020, neste período os participantes trabalharam em um sistema que maximizava a alocação de alunos por turma, priorizando alunos já matriculados, seguidos dos candidatos por ordem de inscrição, e, quando possível, sugerir novas turmas.

A principal premissa para implementação era o uso de um software e linguagem opensource. Foram 19 duplas inscritas contando no total com 28 alunos de graduação e 8 de pós graduação, onde 3 destes grupos foram classificados para a Final, que ocorreu no dia 31/10/2020 de forma 100% online.
 
A banca examinadora do Desafio 2020 foi composta pelos seguintes membros:
binary comment

Alyne Toscano
Professora Eng. Produção na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

binary comment

Andressa Godoy
Diretora de Recursos Humanos na ONG Matemática em Movimento

CamilleKamimura

Camille Kamimura
Analista de Modelagem Matemática

EDUARDO MILANEZ

Eduardo Milanez
Sócio

LUCIANO MOURA

Luciano Moura
Sócio

O Cliente

| SOBRE O CLIENTE |
A Matemática em Movimento – MM é uma organização que ministra aulas de matemática aos sábados para alunos do Ensino Médio Público de São Paulo.  Porém, vão além da matemática e também envolvem seus alunos em trabalhos relativos à raciocínio, passeios, investimento em talentos e sonhos. Com seis anos de existência, Matemática em Movimento já ajudou mais de 200 alunos e conta com cerca de 100 voluntários.

| HISTÓRIA |
Em meados de 2011, alguns amigos, estudantes da Escola Politécnica da USP, refletiam sobre a dificuldade de entrar na faculdade nos dias de hoje. Após serem aprovados no vestibular e terem seu esforço reconhecido, se motivaram a realizar um sonho comum a todos: gerar oportunidades a outros jovens menos favorecidos. Conscientes das deficiências do Ensino Público brasileiro, eles idealizaram uma maneira de compartilhar sua experiência e seu conhecimento e mostrar a esses jovens que todos são capazes de mudar o mundo.

| FAÇA PARTE |
Já pensou em fazer a diferença na vida de um aluno de escola pública? Entre aqui e descubra como se inscrever!

Descrição do Problema

A ONG Matemática em Movimento oferece aulas de matemática para alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio em escolas de São Paulo. Para isso, ela realiza o planejamento das turmas de acordo com a demanda de alunos e verba.

O Desafio foi criar uma ferramenta que maximizasse  a alocação de alunos por turma, priorizando alunos já matriculados, seguidos dos candidatos por ordem de inscrição. O sistema deverá também estar habilitado a sugerir novas turmas, quando possível, de acordo com a demanda e verba.

Como a ONG dá prioridade para os alunos que já estão matriculados, eles devem ser obrigatoriamente alocados em alguma turma. Além disso, devem se manter na mesma turma que seus colegas da turma anterior, exceto quando são reprovados. Nesse caso, os alunos se mantém na mesma série. Caso o aluno esteja matriculado, mas não continue na ONG, ele deve ser desconsiderado do planejamento.

Ganhadores

Convex-Lab

Camila-234x234

Camila Pereira dos Santos Tautenhain

Camila é aluna do doutorado em Ciência da Computação

Dalton-234x324

Dalton Garcia Borges de Souza

Dalton é estudante de pós doutorado em Pesquisa Operacional

Comentário sobre a experiência

Esse desafio foi uma experiência muito enriquecedora para nós, tanto do ponto de vista do aprendizado teórico quanto da experiência com um problema real. Foi muito gratificante conhecer o inspirador trabalho da ONG Matemática em Movimento e esperamos que a nossa solução para o desafio impacte positivamente em suas rotinas. Agradecemos e parabenizamos à UniSoma pela organização desse Desafio e por toda disponibilidade e suporte. Agradecemos também à ONG, que colaborou de perto com a UniSoma, e à banca examinadora que participou conosco da Final. A experiência certamente contribuiu com nossa formação técnica e pessoal. Recomendamos a todos essa experiência!  Camila Santos e Dalton Borges

Galeria de fotos