Como aconteceu

O Desafio UniSoma 2019 ocorreu entre 15/07 e 31/08/2019, período os participantes trabalharam em um sistema para otimizar as agendas de atendimento feito para mais de 300 crianças na Casa da Criança Paralítica.

Tal como ano passado, a principal premissa para implementação era o uso de um software e linguagem opensource. Foram 26 grupos inscritos contando no total com 67 integrantes, onde 3 destes grupos foram classificados para a Final, que ocorreu no dia 14/09/2019 na sede da UniSoma em Campinas.

A banca examinadora do Desafio 2019 foi composta pelos seguintes membros:

Juliana Simões
Sócia

Jéssica Moia
Modelagem Matemática

Eli Toso
Professora Eng. Produção UFSCar

Ana Chissonde
Assistente Social da Casa da Criança Paralítica

Volnei Santos
Sócio

O Cliente

| SOBRE O CLIENTE |
A Casa da Criança Paralítica de Campinas – CCP é uma instituição de utilidade pública e sem fins lucrativos. Ela oferece tratamento de reabilitação gratuito para crianças e adolescentes com deficiência física e comprometimento neurológico.

| HISTÓRIA |
Em 17 de janeiro de 1954 nascia oficialmente a Casa da Criança Paralítica de Campinas – CCP, fundada a partir da atitude visionária de seus idealizadores, em particular do primeiro presidente, Dr. Ernani Fonseca, que realizou o sonho em construir com um olhar inovador um edifício dedicado a atender pessoas com deficiência, especialmente as vítimas da Poliomielite, na época, conhecida como Paralisia Infantil. Após a construção do primeiro prédio, realizada por meio de doações de materiais e voluntários, a CCP iniciou essa missão humanitária.

| FAÇA PARTE |
A CCP está de portas abertas para recebê-lo! Entre em contato e conheça seus projetos e equipe. Clique aqui.

Descrição do Problema

A ONG Casa da Criança Paralítica realiza cerca de 47.000 atendimentos médicos por ano. O Desafio UniSoma 2019 terá como foco a resolução do problema de alocação de crianças em horários de atendimento pela equipe técnica da ONG, buscando maximizar o número de crianças atendidas e suprir a demanda por atendimento médico.

Esse planejamento de atendimento deve respeitar a disponibilidade de comparecimento na instituição por parte das crianças (dia e horário), assim como a disponibilidade de atendimento por parte do profissional de saúde.

Ganhadores

Grupo Optimus

Gabriel Davilla

Gabriel é aluno de Engenharia de Produção da UNICAMP-Limeira, e está no seu 4º ano de graduação.

Guilherme Correa

Guilherme é aluno de Engenharia de Produção da UNICAMP-Limeira, e está no seu 4º ano de graduação.

Vinnicio Resende

Viniccio é aluno de Engenharia de Produção da UNICAMP-Limeira, e está no seu 4º ano de graduação.

Comentário sobre a experiência

Participar do Desafio Unisoma 2019 foi uma das melhores decisões de minha graduação. Ao longo dos dois meses de projeto, fomos intensamente desafiados a aprender no mais amplo sentido. Tivemos de aprender não só conteúdo e técnica, mas também a realidade de um projeto aplicado de pesquisa operacional: idealizar, testar, falhar, aprender com os erros para, enfim, ter sucesso. Sem dúvidas foi uma experiência que reafirmou nosso potencial de impacto como estudantes, ao ajudar uma instituição real, que enfrenta problemas reais. Gostaria de deixar meus últimos agradecimentos à Comissão Organizadora do Desafio e à Casa da Criança Paralítica de Campinas pelo belíssimo trabalho que realizam. Nos divertimos muito. Gabriel Davilla

Eu achei a experiência bem desafiadora, grande parte das linguagens e ferramentas que usamos não sabíamos nada quando o desafio começou, tivemos que aprender muito rápido. Foi tudo muito corrido, mas no final valeu muito a pena, chegamos numa solução  bem interessante e aprendemos muito no processo. Vinnicio Resende

Galeria de fotos