Como aconteceu

O Desafio UniSoma 2018 ocorreu entre 05/07 e 17/08/2018, período em que os estudantes buscaram soluções criativas para alocar mais de 170 voluntários em aproximadamente 22 turmas da ONG Cidadão Pró-Mundo.

Nesta edição, a principal premissa para implementação era o uso de um software e linguagem opensource. Foram 21 grupos inscritos, onde 4 destes foram classificados para a Final, que ocorreu no dia 15/09/2018 na sede da UniSoma em Campinas.

A banca examinadora do Desafio 2018 foi composta pelos seguintes membros:

Paola Tame
Project Management Office (PMO)

Pedro Munari
Professor Eng. Produção UFSCar

Mateus Nascimento
Modelagem Matemática

Jonas Rodrigues
Sócio

Luciene Nascimento
Diretora da ONG Cidadão Pró-Mundo Campinas

O Cliente

| SOBRE O CLIENTE |
A Cidadão Pró-Mundo (CPM) tem como objetivo oferecer oportunidades de educação para jovens e adultos de comunidades carentes, promovendo a igualdade de oportunidades no Brasil por meio do ensino voluntário de inglês.

| HISTÓRIA |
Após 20 anos de atuação e contando com uma metodologia inovadora de voluntariado e ensino, atualmente a CPM conta com cerca de 1.200 voluntários, entre professores e equipe administrativa, mobilizados para atender mais
de 2.400 estudantes.

| FAÇA PARTE |
A ONG acredita que a educação pode mudar o futuro de nosso país e busca promover a igualdade de oportunidades no Brasil através do ensino de inglês e da integração social. Se você se identifica com estes valores e quer ajudar a mudar a realidade de outras pessoas, seja um voluntário na Cidadão Pró-Mundo! Saiba mais por aqui.

Descrição do Problema

Os participantes do Desafio trabalharam em grupos para desenvolver uma solução baseada em otimização, que realizou a alocação dos voluntários nas turmas, mediante algumas restrições, tais como:

• Quantidade de voluntários alocados por turma;
• Disponibilidade de cada voluntário (manhã ou tarde, por exemplo);
• Nível de inglês no qual o voluntário se sente confortável ministrando a aula;
• Faixa etária da turma no qual o voluntário gostaria de ensinar;
• Experiência adquirida pelo voluntário;
• Dentre outras.

Ganhadores

Grupo Spotlight Analytica

Rafaela Veloso de Oliveira

Rafaela é Engenheira de Produção e atual doutoranda no programa de Pesquisa Operacional ITA-Unifesp. Sua pesquisa consiste no desenvolvimento de modelos matemáticos para gestão e operações em logística humanitária.

Carla C. Doescher Fernandes

Carla é graduada em Matemática Computacional pela Unifesp e mestre em Pesquisa Operacional pelo programa ITA-Unifesp e atual doutoranda no programa de Ciência da Computação da Unifesp. Sua pesquisa consiste na combinação de métodos heurísticos e de aprendizado de máquina para tomada de decisão.

Guilherme R. Silva

Guilherme é atual mestrando no programa de Pesquisa Operacional ITA-Unifesp. Sua pesquisa consiste na combinação de técnicas de aprendizado de máquinas e algoritmos evolucionários.

Comentário sobre a experiência

Consideramos que a experiência de participar do Desafio foi muito enriquecedora. Isso vale não só pelo aprendizado, mas também pela possibilidade de colaborar com um projeto tão nobre como o da ONG Cidadão Pró-Mundo. Escolhemos programar na linguagem R, pois julgamos conveniente para o problema proposto pela UniSoma. No entanto, possuíamos um conhecimento muito básico nessa linguagem. Isso não nos impediu de aprender a usar o pacote de otimização e o shiny dentro do R. Sendo assim estamos satisfeitos com o conhecimento adquirido e agradecemos muito a iniciativa e o suporte da UniSoma.

Galeria de fotos