Primeiro Checkpoint 2021

Na quinta-feira, 23/09, tivemos o primeiro Checkpoint do Desafio UniSoma 2021! Neste primeiro encontro tivemos a participação da Monica Quast, Coordenadora Data Science, e do Lucas Perini, Analista Comercial, onde foram abordados os seguintes tópicos:

– Regras gerais;

– Cronograma;

– Apresentação da ONG;

– Explicação detalhada do problema;

Você pode conferir o documento apresentado aqui

 


Seguem as perguntas respondidas durante a Live:

1) Suponha a situação na qual temos 100 alunos inscritos para uma escola X. Ordenamos eles conforme a data de inscrição, ou seja, os primeiros da lista se inscreveram antes do que os últimos da lista. Os 24 primeiros da lista são do Nono ano, os 25 seguintes são do Terceiro ano, a seguir 25 do Segundo ano e, no final da lista, 26 alunos do Primeiro ano. Suponha que a verba nos permite criar apenas uma turma, criaria uma turma de 20 pessoas para o Nono ano (que tem maior preferência pela antecedência de inscrição) ou criaria uma turma de 20 pessoas para o Primeiro (que tem maior demanda, já que tem 26 alunos inscritos).

Entendemos que essa questão é resolvida com a mudança na regra de prioridade para abertura de turmas: havendo dinheiro para abrir uma turma nova, devem ser avaliadas as duas maiores demandas por série. Se a diferença entre essas demandas for maior que 25% do número de alunos atendidos em uma turma (considerar o número padrão por turma), deve ser priorizada a série de maior demanda. Se a diferença for menor ou igual a 25% da capacidade, deve ser considerado empate e, então, deve ser priorizada a série mais nova, ou seja 9o ano tem maior prioridade, seguido do 1o ano, 2o ano e, por fim, 3o ano com a menor prioridade.

 

Fique atento aos prazos!

Estamos a disposição para responder as próximas dúvidas.