Vencedores 2020

Chegamos ao fim do Desafio UniSoma 2020. Depois de meses de trabalho e dedicação conhecemos os vencedores. Mas não se enganem, o Desafio continua até a entrega do sistema para a ONG.

A final ocorreu no sábado, 31/10, de maneira totalmente online e transmitida via Live no Youtube. Foi uma experiência totalmente nova para nós, equipe UniSoma – caso você tenha perdido, ainda pode assistir acessando aqui. Cada grupo apresentou o que foi desenvolvido e, após as apresentações, a banca se reuniu para avaliar as entregas das soluções. Sendo assim, chegou-se ao seguinte resultado:

1º lugar: Grupo Convex-Lab – UNIFESP & ITA-UNIFESP/UEAP – São José dos Campos/SP

  • Camila Pereira dos Santos Tautenhain – Ciência da Computação (Doutorado)
  • Dalton Garcia Borges de Souza – Ciência de Dados (Pós-Doutorado)

2º lugar: Grupo EducaMat – UNICAMP – Limeira/SP

  • Flávia Carolina Gachet – Engenharia de Manufatura (Graduação)
  • Gabriel Passos – Matemática Aplicada e Computacional (Graduação)

3º lugar: Grupo YouHua – UNICAMP – Limeira/SP

  • Wilian Du – Administração (Graduação)
  • Wilson Yang – Engenharia de Produção (Graduação)

Queremos complementar esse post com um agradecimento especial a todos os envolvidos, ou seja,  professores, alunos, equipe UniSoma, banca, parceiros e a todos que contribuíram para que esse Desafio acontecesse. Não é trivial organizar um evento desses, mas com todo o apoio dessa rede nós conseguimos alcançar os objetivos. Vamos finalizar esse post com uma frase que representa nosso propósito e com os depoimentos e fotos da Final.

Faça do Desafio UniSoma o primeiro passo de uma cultura transformadora de vidas através da tecnologia.

Foi uma grande honra poder ter participado do Desafio UniSoma 2020, pela primeira vez que eu tenho contato com um problema real. Neste desafio, além de ter aprendido e aprimorado meus conhecimentos de modelagem e programação, consegui sentir como funciona um projeto de matemática aplicada na prática. Recomendo a todos os alunos que gostariam de se desafiar e se aventurar em um projeto de matemática aplicada a participar do Desafio UniSoma.

Wilson Yang – Finalista

Esse desafio foi uma experiência muito enriquecedora para nós, tanto do ponto de vista do aprendizado teórico quanto da experiência com um problema real. Foi muito gratificante conhecer o inspirador trabalho da ONG Matemática em Movimento e esperamos que a nossa solução para o desafio impacte positivamente em suas rotinas. Agradecemos e parabenizamos à UniSoma pela organização desse Desafio e por toda disponibilidade e suporte. Agradecemos também à ONG, que colaborou de perto com a UniSoma, e à banca examinadora que participou conosco da Final. A experiência certamente contribuiu com nossa formação técnica e pessoal. Recomendamos a todos essa experiência!

Camila Santos e Dalton Borges – Finalistas

Participar do Desafio UniSoma foi uma oportunidade maravilhosa. Primeiramente, por poder conhecer uma ONG com um propósito tão incrível quanto o da Matemática em Movimento. Em segundo lugar, trabalhar com o time da UniSoma foi uma experiência enriquecedora, já que guiaram todas as etapas com muita transparência e comprometimento. Através desse desafio, juntamente com minha dupla, fomos instigados a resolver da melhor forma possível o problema proposto. Houve sempre um grande incentivo, de  entender a perspectiva do nosso cliente e suas necessidades, com o intuito de atendê-lo da melhor forma que nós conseguíssemos dentro de nossos esforços.  Mesmo que eu e minha dupla não tenhamos alcançado a primeira colocação, tenho certeza que já recebemos os maiores prêmios, que são: Aprendizado, resiliência para lidar com as mudanças de um problema e oportunidade de criar soluções criativas e inovadoras. Sou muito grata a todos os envolvidos por essa experiência.

Flávia Gachet – Finalista

Poder participar do desafio UniSoma foi uma experiência inédita onde tive a oportunidade de colocar em prática parte do que aprendi na universidade em um problema real, e acima de tudo, colaborar de alguma forma com a ONG Matemática em Movimento, que presta um trabalho de valor inestimável para nossa sociedade. Toda a jornada do desafio foi repleta de etapas complexas onde tivemos que pensar e repensar as diversas formas de trabalhar o problema proposto, o que deixa o desafio ainda mais divertido. Também agradecemos muito a equipe organizadora do desafio por nos dar essa oportunidade incrível e por nos ajudar durante toda a jornada.

Gabriel Passos – Finalista

Foi muito gratificante poder fazer parte desta experiência. Há três anos participei do Desafio UniSoma e desta vez tive a oportunidade de estar do lado da banca avaliadora. Confesso que em ambas as situações fiquei muito ansiosa rsrs. Quero parabenizar a todos os finalistas – Camila, Dalton, Flávia, Gabriel, Wilian e Wilson -, por trazerem soluções robustas tanto tecnicamente, quanto funcionalmente. Todo este esforço é muito positivo e de grande valor para ajudar a ONG Matemática em Movimento e a todas as pessoas que a ela alcançam. Por fim, gostaria de agradecer e parabenizar a comissão organizadora, por todo o zelo para que este evento se concretizasse, mesmo com o cenário que estamos vivendo hoje.

Camille Kamimura – Banca

Este tipo de evento promove uma troca de conhecimentos entre indústria, academia e terceiro setor que é de vital importância para todos. Além disso, fiquei impressionado com a organização do evento e com a qualidade técnica dos trabalhos que foram apresentados. Estão todos de parabéns.

Eduardo Milanez – Banca