Vencedores 2019

O desafio UniSoma 2019 chegou ao fim! No último sábado, 14/09, aconteceu na sede da UniSoma em Campinas o encontro dos grupos finalistas e da banca de avaliação. Foi um dia com muitas emoções e troca de conhecimento. Todos ganharam um curso da Udemy no valor de máximo R$50 e para o 1º lugar R$1.500.

Confira a classificação dos finalistas:

1º lugar: Optimus UNICAMP – Limeira/SP composto pelos alunos de graduação:

  • Gabriel Barros Dávila – Eng. de Produção
  • Guilherme Lima Correa – Eng. de Produção
  • Vinnicio Resende Bastos – Eng. de Produção

2º lugar: Grupo uai-opt UNICAMP – Campinas/SP

  • Marcelo Pinheiro Leite Benedito – Ciência da Computação (Doutorado)
  • Natanael Ramos – Ciência da Computação (Doutorado)
  • Décio Gonçalves de Aguiar Neto – Ciência da Computação (Mestrado)

3º lugar: Grupo AA-UFRGS – Porto Alegre/RS

  • Augusto Timm do Espírito Santo – Ciência da Computação (Graduação)
  • Alberto Francisco Kummer Neto – Ciência da Computação (Pós-graduação)

Parabéns aos finalistas!

Confira abaixo alguns depoimentos e fotos deste dia marcante:

A Casa da Criança Paralítica já completou 65 anos de história! Apesar de ter iniciado sua missão em uma época de poucos recursos tecnológicos, sempre foi inovadora na sua área de atuação. A gestão atual tem como compromisso buscar soluções ágeis e simplificada para a equipe técnica que atua diretamente com as crianças, contar com mentes brilhantes, talentosas e solidárias é a solução da atualidade e do futuro para nossa instituição e para todas as outras que geram impacto social.

Casa da Criança Paralítica  – ONG

Participar da banca examinadora do desafio foi uma experiência incrível, fiquei muito feliz em receber o convite. É inspirador ver como cada grupo abordou o problema de uma maneira diferente. Parabéns às equipes e também à comissão pelo ótimo trabalho!

Jéssica Moia (desenvolvedora de Soluções da UniSoma) – Banca

Para mim, foi muito bom poder representar a Casa da Criança Paralitica, neste evento (Desafio). Conhecer a empresa e os participantes, com olhar todo voltado para auxiliar no Crescimento e Funcionalidade da Instituição foi muito gratificante. Agradeço a oportunidade e com ótimas expectativas para as próximas ações.

Ana Paula Chissonde (assistente social há 10 anos) – Banca

Nós, da equipe uai-opt, gostaríamos de dizer que foi um prazer participar (pela primeira vez) do Desafio UniSoma. Foi muito interessante ver como os problemas do mundo real se diferem dos da academia, sendo, muitas vezes, mais desafiantes. Além do mais, ver como nosso conhecimento e trabalhar naquilo que gostamos pode fazer a diferença na vida de várias pessoas foi muito motivante! Esperamos poder participar mais vezes, obrigado!

Natanael Ramos (Doutorado em Ciência da Computação) – Participante finalista

 

A equipe organizadora do Desafio se mostrou muito simpática e efetiva da resolução das dúvidas. Os checkpoints por livestream se mostraram uma ideia bem acertada de como estabelecer a comunicação com os participantes do Desafio. No dia da final, fui recebido de braços abertos por toda a equipe organizadora do Desafio. O arranjo do café da manhã junto ao bate papo descontraído foi uma ótima oportunidade de conhecer os rostos que fizeram o Desafio acontecer. Agradecemos profundamente pela oportunidade, pela experiência e pelo carinho recebido. E já estamos ansiosos para a próxima edição do Desafio!

Alberto Francisco Kummer Neto (Pós-graduado em Ciência da Computação) – Participante finalista

Foi muito estimulante ter participado do Desafio UniSoma 2019. A alta qualidade e diversidade dos grupos, aliadas ao problema inspirador a ser resolvido, fizeram desta empreitada algo muito especial! Que cada vez mais problemas reais possam se utilizar de métodos analíticos para que tenhamos um mundo com melhores decisões!

Volnei dos Santos (Sócio da UniSoma) – Banca

Participar do Desafio Unisoma 2019 foi uma das melhores decisões de minha graduação. Ao longo dos dois meses de projeto, fomos intensamente desafiados a aprender no mais amplo sentido. Tivemos de aprender não só conteúdo e técnica, mas também a realidade de um projeto aplicado de pesquisa operacional: idealizar, testar, falhar, aprender com os erros para, enfim, ter sucesso. Sem dúvidas foi uma experiência que reafirmou nosso potencial de impacto como estudantes, ao ajudar uma instituição real, que enfrenta problemas reais. Gostaria de deixar meus últimos agradecimentos à Comissão Organizadora do Desafio e à Casa da Criança Paralítica de Campinas pelo belíssimo trabalho que realizam. Nos divertimos muito.

Gabriel Davilla (Graduando em Eng. Produção) – Vencedor

Eu achei a experiência bem desafiadora, grande parte das linguagens e ferramentas que usamos não sabíamos nada quando o desafio começou, tivemos que aprender muito rápido. Foi tudo muito corrido, mas no final valeu muito a pena, chegamos numa solução  bem interessante e aprendemos muito no processo.

Vinnicio Resende (Graduando em Eng. Produção) – Vencedor

 

E em nome de toda a equipe do Desafio UniSoma agradeço imensamente a participação de todos! Parabéns aos vencedores e a todos os participantes que continuaram a desenvolver suas ideias até o fim. Muito trabalho computacional, intelectual e físico foi necessário para que a competição chegasse ao nível altíssimo que foi a final.

A ONG Casa da Criança Paralítica de Campinas foi beneficiada este ano com o desenvolvimento de uma ferramenta de agendamento automatizado de atendimentos médicos para as crianças acolhidas. Essa nova facilidade vai acelerar um processo de 2 horas para apenas alguns segundos.

Um dos pontos principais do Desafio UniSoma é fomentar o impacto de novas tecnologias na comunidade de Campinas e possibilitar que estudantes desenvolvam seu engajamento social. Dessa forma, cada pessoa que participou como desafiante este ano está convidado a realizar trabalhos sociais em sua região de origem. Faça do Desafio UniSoma o primeiro passo de uma cultura transformadora de vidas através da tecnologia.