Sexto Checkpoint 2019

Na quinta-feira dia 23/08 ocorreu o sexto Checkpoint do Desafio UniSoma 2019! Nele a Livia Ohana, analista da UniSoma, tratou sobre UI e UX, e como isso afeta a experiência do usuário ao usar a ferramenta. Assim, segue abaixo o vídeo da Live do Youtube:

A Livia comenta durante a Live sobre uma referência no Youtube, que é do Antony Conboy.

Referência:

 

Segue abaixo as perguntas desta semana:

1) Gostaria de sanar uma dúvida: no novo modelo de dados, a ordem das abas é diferente da ordem do primeiro modelo de dados, essa alteração se manterá ou devemos trabalhar com a possibilidade de a ordem das abas ser diferente para cada vez que a ONG inserir o arquivo com os dados? Para deixar mais claro, no primeiro modelo a ordem era “Auxiliar”, “Cadastro”, “Disponibilidade”, “Atendimento Regular”, “Atendimento Esporádico” e as abas de funcionários depois. No novo modelo, a ordem é “Auxiliar”, “Cadastro”,  “Atendimento Regular”, “Atendimento Esporádico”, “Disponibilidade” e as abas de funcionários depois. Assim, houve mudança da posição do local da aba “Disponibilidade”.
R: Não há restrição quanto a ordem das abas no modelo de Dados. A princípio, elas podem mudar de lugar. Caso o grupo de vocês tenha feito alguma modelagem que necessite das abas fixas, então esta premissa deve ser colocada na documentação do sistema ou em algum local para que o usuário tenha conhecimento. Lembrando que, mesmo que vocês façam a modelagem pensando em abas fixas, o sistema deve permitir que sejam adicionadas ou removidas abas dos funcionários.

2) Estou com dúvida sobre a entrega do protótipo. Os grupos enviarão os arquivos contendo a solução e a aplicação ou é necessário compartilhar via web? Meu grupo acabou encontrando dificuldades no compartilhamento pela web, visto que, nosso código contém scripts em python. E pelo que entendemos, até o momento, o servidor lê apenas scripts em R.
R: Não é necessário compartilhar a aplicação via Web. Devem ser enviados os arquivos do protótipo e um manual para auxiliar a execução do sistema localmente.

3) Vocês tem alguma estimativa de quando iram fornecer o feedback do protótipo?
R: No máximo até quinta-feira (29/08).

Agradecemos a todos que enviaram os Protótipos.