Quinto Checkpoint 2019

Na quinta-feira dia 15/08 ocorreu o quinto Checkpoint do Desafio UniSoma 2019! O principal tema desta Live foi o detalhamento dos feedbacks enviados por e-mail sobre o Documento Descritivo. Assim, segue abaixo o vídeo da Live do Youtube:


Segue abaixo as perguntas desta semana:

1) Foi dito que não existe restrição quanto ao solver em um dos checkpoints, mas como funciona a questão de licença de solvers comerciais? A própria Unisoma pode adquiri-las?
R: Como a ferramenta desenvolvida é para uma ONG e a plataforma deve ser “Open source”, então o solver também deve ser gratuito. 

2) Sobre a saída da aplicação, a mesma deve ser também no formato de entrada do Excel? A planilha fornecida contém formatação em algumas colunas que é perdida ao escrever o arquivo xlsx. Por exemplo, o combobox da coluna “Pode ser reagendado?” é perdido ao escrever o arquivo.
R: O ideal é que a formatação do Excel de entrada seja mantida, pois seria um facilitador para a ONG. Entretanto, não é algo obrigatório e sim desejável. Lembrando que a estrutura deve ser mantida. 

3) Devemos desenvolver a aplicação tendo em mente alguma plataforma específica (Windows, Linux, etc)?. Apesar do ecossistema do R ser multiplataforma, os solvers externos, por exemplo, precisam ser compilados para alguma plataforma específica.
R: O sistema operacional utilizado nos computadores da ONG é Windows.

Como combinado na Live, estamos disponibilizando o novo arquivo de template com algumas atualizações, para fazer o download, clique aqui.

Último dia para o envio do Atestado de Matrícula!