Conheça a Casa da Criança Paralítica

O Desafio UniSoma é uma competição organizada pela UniSoma na qual alunos de graduação e pós-graduação de todo o país podem colocar em prática seus aprendizados acadêmicos baseados em Otimização/Pesquisa Operacional. O objetivo do Desafio é contribuir com a sociedade e, desde o último ano, ajudar alguma instituição de utilidade pública.

Em 2019, a parceria é com a ONG Casa da Criança Paralítica de Campinas que é uma instituição sem fins lucrativos, especializada em tratamento de reabilitação para crianças com deficiência física e comprometimento neurológico, funcionando há 65 anos. A ONG oferece atendimento multiprofissional gratuito nas áreas de:  fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social e pedagogia, sendo as equipes médica e odontológica voluntárias.

Atualmente a Casa atende 368 crianças que chegam através de encaminhamento médico da rede pública, passando posteriormente por uma avaliação que irá determinar o tipo de deficiência, criando então um cronograma de terapia semanal. Os tratamentos são extensos e duram em média 2 a 3 anos, ou enquanto a criança apresentar potencial de desenvolvimento. A admissão no tratamento é realizada para crianças de até 12 anos.

São 47 mil atendimentos médicos por ano, alta demanda para o número de profissionais que a ONG possui. Pensando nisso, o Desafio UniSoma de 2019 terá como foco a resolução do problema de alocação de crianças em horários de atendimento disponíveis, buscando maximizar o número de pacientes atendidos.

No momento, 18% da receita da instituição vêm de recursos das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistencial Social da cidade de Campinas, sendo o restante arrecadado por meio de eventos, telemarketing, bazar, locação do espaço e doações.  Nos últimos dois anos a instituição vem sofrendo com queda na arrecadação de todas as fontes, especialmente da Nota Fiscal Paulista. A mudança na forma de doar a nota gerou uma queda na arrecadação de aproximadamente 30% para a Instituição. Embora a ONG esteja se esforçando para manter os atendimentos, a perda de recursos acarretou na diminuição de 20% do quadro de funcionários, na retenção de compra de insumos e equipamentos e, principalmente, na paralização de projetos de ampliação e qualificação do tratamento.

Para ajudar a Casa da Criança diretamente via Nota Fiscal Paulista, é necessário baixar o aplicativo e cadastrar a Casa da Criança para receber a doação automaticamente todas vez que você colocar seu CPF na nota. Caso queira contribuir de outra forma, acesse o site http://ccp.org.br/casadacriancaparalitica/doe-sua-nota-fiscal-paulista-nfp/ e veja como fazer!