logo
Top

Case Coamo – Planejamento Integrado

A Coamo buscava uma solução de otimização do planejamento da cadeia de suprimentos industrial que permitisse internalizar um processo mais eficaz, que fosse integrado entre as diferentes áreas, confiável e que garantisse à empresa as melhores decisões de planejamento.

A UniSoma desenvolveu uma ferramenta sob medida completamente aderente à realidade da Cooperativa, tornando-se essencial para o negócio e alavancando resultados expressivos tanto em produtividade quanto em nível de atendimento.

 

O contexto da COAMO

A Coamo é a maior cooperativa agrícola da América Latina e a 42ª maior empresa do Brasil. Com receita global de R$ 11,07 bilhões, recebe por ano cerca de 6 milhões de toneladas de alimentos de seus mais de 28 mil cooperados. Hoje, além do recebimento e estocagem de grãos, a Coamo conta com um parque de indústrias de esmagamento de soja, fábrica de margarinas e gorduras vegetais, indústria de óleo de soja refinado, fiações de algodão, moinho de trigo e torrefação/moagem de café. Com linhas de produtos para consumo residencial e industrial, está consolidada como um dos mais importantes players na indústria de alimentos.

Em seus 47 anos de existência – fundada em 28 de novembro de 1970-, a cooperativa busca a inovação constante e persegue a eficiência operacional para oferecer sempre um melhor resultado aos seus cooperados. Dessa forma, é uma empresa que se orgulha de nunca ter passado por uma situação crítica de crise e que conseguiu se adaptar e crescer inclusive nos momentos mais difíceis da economia brasileira.

Com o aumento de sua capacidade produtiva e a necessidade de aumentar sua competitividade, a Coamo precisava implantar uma gestão efetiva do planejamento da cadeia de suprimentos.

O desafio

Para suportar o crescimento exponencial dos negócios industriais, a equipe de Planejamento e Controle da Produção (PCP) precisava evoluir a abordagem de planejamento de forma a reduzir desabastecimentos de matérias-primas, minimizar perdas na produção e elevar o nível de atendimento aos clientes.

O cenário era desafiador, uma vez que o planejamento não era integrado e cada área era responsável por realizar o seu próprio plano. Além disso, como os planos eram realizados em planilhas de excel, havia um enorme risco de erro humano e grande parte do tempo era consumido na atividade operacional de levantamento de dados. Por fim, a capacidade de simulação de cenários era limitada e havia a dificuldade de replanejamento diante dos imprevistos do dia a dia.

A equipe que arduamente desenvolvia os planos de produção sentia que não estava perseguindo a “decisão ótima” de planejamento e que, portanto, não estavam garantindo o melhor resultado para a Organização.

Com este diagnóstico definido, a Coamo sabia que era necessário automatizar e otimizar o planejamento da cadeia de suprimentos.

 

A solução

Após buscar soluções no mercado e avaliar diferentes fornecedores, a Coamo encontrou na UniSoma a capacidade que precisava para desenvolver uma ferramenta de planejamento completamente aderente às suas necessidades. Sua decisão pela UniSoma baseou-se no know-how apresentado, na confiança transmitida em visitas a outros clientes e no potencial de escala da Ferramenta para uso em outras áreas da Cooperativa.

A UniSoma desenvolveu uma aplicação analítica de planejamento otimizado, com modelos matemáticos específicos para os cenários da Coamo, baseada na plataforma IBM ILOG DOC. A solução abrange as decisões de atendimento e demanda, produção e suprimentos para todas as plantas industriais, consolidando uma visão única e confiável do planejamento da cadeia de suprimentos.

Destaca-se nesse projeto uma total sinergia de comunicação entre o ERP Coamo e a aplicação DOC que alcançou uma qualidade de integração de excelência, fortalecendo assim a confiabilidade dos planos extraídos do ferramental, trabalho este realizado com maestria pelas equipes de TI Coamo e profissionais de desenvolvimento da Unisoma.

Com uma abordagem investigativa, a equipe de especialistas da UniSoma se juntou aos decisores da Coamo para entender todo o processo industrial, sendo assim possível incluir na modelagem matemática todos os objetivos estratégicos, os condicionantes e as variáveis do negócio. Olhando para esses fatores de forma simultânea, a Ferramenta desenvolvida recomenda os planos ótimos da cadeia de suprimentos, ou seja, os planos que entregam os melhores resultados possíveis para a Coamo.

Entre as principais características da Ferramenta estão:

  • Geração automática do planejamento industrial otimizado
  • Facilmente parametrizável
  • Interface para comparação de cenários
  • Quantificação dos impactos gerados por mudanças nas premissas e parâmetros dos planos
  • Identificação e precificação de gargalos
  • Identificação das causas para o não atendimento da demanda (gargalo produtivo, falta de matérias-prima/insumos, etc)
  • Geração de planejamento tático-operacional, com suporte potencial ao S&OP e ao sequenciamento detalhado das atividades de curto prazo

Os resultados

Com uma aderência completa às necessidades da Coamo e com uma interface criada na linguagem dos seus planejadores, a Ferramenta desenvolvida pela UniSoma está sendo amplamente utilizada pela área de PCP desde sua entrega e tornou-se essencial para a tomada de decisões na organização.

Hoje, os planejadores da Coamo dedicam seu tempo para atividades estratégicas, analisando as recomendações geradas pela Ferramenta e os possíveis cenários para maximizar o retorno para a cooperativa. Se antes gastavam dias para gerar planos não integrados, agora em poucos minutos é possível ter uma visão completa e otimizada do planejamento da cadeia de suprimentos. A Ferramenta não só proporcionou a mudança do papel do planejador, como também garantiu maior confiabilidade dos dados e maior capacidade de antecipação e reação às perturbações no processo.

Além disso, com o desenvolvimento deste projeto, a Coamo foi capaz de formalizar o seu processo de planejamento industrial, garantindo maior governança com um sistema robusto e perene, evitando depender do conhecimento específico de seus analistas.

Conferindo enormes ganhos qualitativos para a cooperativa, o emprego da nova Solução de Otimização do Planejamento da Cadeia de Suprimentos trouxe ganhos quantitativos expressivos. Entre eles, a eliminação da jornada industrial aos domingos para complemento de produção atrasada, sem reduzir o volume de produção global, entregando um ganho de 17% na produtividade ótima. A Coamo também alcançou uma redução de 25% na ruptura de atendimento do mix, podendo cumprir o seu objetivo estratégico de reduzir perdas e aumentar o nível de atendimento aos clientes.

 

“A UniSoma é uma empresa verdadeiramente parceira e que nos apoiou sempre. Seus funcionários tem um perfil muito específico, de querer nos ajudar, de perseguir o resultado com o projeto. Essa ferramenta é essencial para a Cooperativa e está nos ajudando a alcançar um novo patamar de excelência em planejamento”

José Aroldo Galassini – Presidente da Coamo