Contato

Endereço:
Rua Benedita Amaral Pinto, 330
Jd. Sta. Genebra, Campinas-SP
Brasil - CEP 13080-080

Telefone:
+55 (19) 3709-2900
E-mail: contato@unisoma.com.br

Soluções

A UniSoma desenvolve e implanta soluções de suporte à tomada de decisão em complexas cadeias de fornecimento industriais, agroindustriais e logísticas, também conhecidas como Supply Chain Planning (SCP) ou Advanced Planning and Scheduling (APS).


Metodologia

Estas soluções tailor-made emergem de projetos em que a força de consultoria e desenvolvimento da UniSoma é articulada com a experiência de cada cliente. Tal metodologia é bastante distinta daquela praticada por fornecedores de aplicações restritas à parametrização de pacotes. Obtém-se assim maior flexibilidade na representação das peculiaridades dos processos decisórios do negócio, característica essencial para o desenvolvimento de soluções desta natureza.


O conhecimento tecnológico é fortemente baseado na Tecnologia de Decisões, conjunto de técnicas de Pesquisa Operacional e Gestão Científica para a otimização e simulação computacional dos processos produtivos e logísticos que compõem a cadeia de fornecimento. Ele também está apoiado no uso de técnicas estatísticas e de inteligência artificial para a elaboração de modelos de previsão que, via de regra, são demandados pelos modelos de tomada de decisão.


Os modelos de otimização provêem aos sistemas nele baseados uma inteligência computacional, que garante a geração "automática", otimizada e integrada dos planos e das programações de toda a cadeia de fornecimento ou, em algumas situações, de etapas da cadeia produtiva. Além disso, viabilizam agilidade nas reprogramações e no estudo de cenários comparativos em ambientes de incertezas, através de análises what-if.


A concepção dos modelos não é feita observando-se apenas as regras de negócio definidas pelos tomadores de decisão (planejadores e programadores). Ela considera também aspectos do ambiente de gestão do cliente, como as diretrizes e metas estabelecidas pelos sponsors do projeto, o nível de maturidade gerencial e a cultura da empresa. E, finalmente, mas não menos importante, a qualidade dos dados dos quais o modelo fará uso e que estão disponíveis nas bases de informação do cliente.


Os modelos de simulação descrevem a dinâmica operacional dos processos de produção e/ou logística do negócio. Através deles é possível analisar políticas alternativas de operação do sistema físico e minimizar os investimentos necessários ao incremento no nível de atendimento do mercado.


A implantação dos modelos matemáticos torna a empresa menos dependente do conhecimento ad-hoc dos planejadores e programadores. Além disso, fornecem insights (não-intuitivos em sua maioria) que propiciam um maior entendimento do processo e viabilizam formas inovadoras de operação do sistema físico. Com frequência, as soluções propõem quebras de paradigma nas políticas de operação consolidadas, que resultam em expressivos ganhos econômicos.


A UniSoma também realiza os serviços de tecnologia de informação para a integração dos modelos de previsão e de tomada de decisão com bases computacionais de seus clientes, como ERPs, planilhas eletrônicas e sistemas legados.